Pesquisa americana mostra que consumidores não entendem todos os rótulos de carnes
28 de junho de 2016
Brexit pode acelerar aprovação de ‘pacote anticrise’ na UE
28 de junho de 2016

Decisão do Reino Unido de deixar UE não trará impactos para agronegócio brasileiro, diz Jank

A decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE) não deve ter impactos nas exportações do agronegócio brasileiro. Para Marcos Sawaya Jank, vice-presidente de assuntos corporativos e desenvolvimento de negócios da BRF na Ásia-Pacífico, a relação comercial brasileira com a UE na área agrícola é pouco expressiva e não deve influenciar os embarques do setor.

“A UE é muito importante para o agronegócio brasileiro como um “driver” de regras. Muitos dos nossos importadores obedecem a regras comerciais e sanitárias formuladas pela Europa. O consumo do Reino Unido não vai se alterar por causa do Brexit. Até porque ele já compra dentro da Europa e vai continuar comprando”.

Já sob o aspecto de aliança político-econômica e modelo de integração comercial, a saída do Reino Unido da UE representa um grande abalo, aponta Jank.

Segundo o executivo, a decisão do Reino Unido dará à Europa uma conotação “um pouco mais protecionista”, já que o Reino Unido é uma voz mais liberal dentro do continente. “Mas a decisão não é apenas uma questão financeira e econômica, trata-se de uma questão de uma integração que já acontece desde 1957 e que agora retroagiu e isso não é bom”, afirma Jank.

Fonte: Avicultura e Suinocultura Industrial, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress