Burger King faz teste cego: Seu Whopper é de carne vegetal ou animal?
19 de julho de 2019
Carne da cota Hilton do Uruguai está com um preço melhor que a da Argentina
19 de julho de 2019

Debate sobre transporte de gado ganha força na Europa

A União Europeia de Pecuária e Carnes (UECBV) apoiou a Comissão da UE na questão da aplicação mais rigorosa da legislação de transporte de animais.

Numa reunião do Conselho da Agricultura e Pescas da UE no início desta semana, a Comissão instou os Estados-Membros a renovarem os seus esforços a todos os níveis, com vista a garantir o cumprimento das regras vigentes em matéria de proteção dos animais durante o transporte, em longas distâncias e sob condições de tempo quente.

Isto foi apoiado pelos Estados Membros, com vários ministros enfatizando a necessidade de uma aplicação uniforme das regras de transporte de animais dentro da UE, e outros pedindo novas medidas mais rigorosas.

Em um comunicado, a UECBV disse: “O comércio de carne e gado fez um progresso significativo, pois os animais são o núcleo de nossa atividade, e isso significa constantemente nos desafiar para encontrar maneiras de impulsionar a mudança comum para melhor.

“Portanto, a UECBV e seus membros continuarão trabalhando para garantir que os animais sejam transportados, não apenas em conformidade com a regulamentação da UE, mas seguindo as melhores práticas. Os animais não devem suportar sobrecargas desnecessárias e, por isso, o Regulamento (CE) n.º 1/2005 do Conselho, relativo à proteção dos animais durante o transporte, deve ser respeitado em todos os Estados-Membros da UE e por todos os operadores. Quando não cumprida, deve haver penalidades apropriadas.”

A questão chegou às manchetes recentemente, quando a organização beneficente Eurogroup for Animals fez campanha contra um carregamento de 70 mil ovelhas da Romênia para o Golfo Pérsico. De acordo com o Eurogroup for Animals, combinações de calor e umidade nessas viagens “atingem níveis que causam insolação, resultando em carneiros literalmente cozinhando vivos nos porões dos navios”.

A UECBV acrescentou que o transporte de animais vivos, por razões estruturais, sociais e econômicas, não pode simplesmente ser parado e / ou substituído pelo transporte de carne. “Se as exportações de animais vivos da UE e os elevados padrões de bem-estar animal em vigor na UE não forem possíveis, então serão substituídos por outros fornecedores de animais vivos.

“Portanto, a UECBV concorda plenamente e enfatiza os lembretes da Comissão e do Conselho para fazer cumprir as regulamentações existentes e monitorar critérios importantes, como a densidade animal, ao organizar essa viagem, a fim de garantir o bem-estar dos animais. A UECBV continuará a focar na implementação e monitoramento das regras de bem-estar animal, e trabalhará em conjunto com as autoridades e as partes interessadas para evitar qualquer uso desnecessário de animais durante o transporte ”.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress