Mercado Físico da Vaca – 21/10/10
21 de outubro de 2010
Mercados Futuros – 22/10/10
25 de outubro de 2010

De que maneira uma mistura mal feita pode comprometer o desempenho animal em termos de ganho de peso e tempo de confinamento?

José Henrique Karsburg

José Henrique Karsburg – Zootecnista, Msc. – CASALE Equipamentos Ltda.

A mistura dos ingredientes constitui-se em uma das etapas mais importantes no preparo das rações, uma vez que pode afetar o atendimento das exigências nutricionais dos animais. Em geral, pouca atenção é dada a esse processo, sendo uma das causas para a verificação de valores em nutrientes analisados que não correspondem àqueles previstos nas fórmulas.

Misturar e distribuir adequadamente os alimentos da dieta são alguns dos muitos processos que integram o sistema de alimentação de bovinos em produção. Muitos estudos comprovam que a má mistura do alimento se traduz em baixa performance do animal, no entanto, pouca informação existe que demonstre o impacto da boa mistura na produção animal. Wagner et al.,
(1988) demonstraram que novilhas cruzadas alimentadas a base de silagem ganharam 9% mais peso e foram 14% mais eficientes quando alimentadas com ração misturada do que animais que receberam um ração não misturada. As informações acima suportam a teoria que fornecendo rações mais uniformes, ou seja, bem misturadas irão melhorar a performance animal. Rações balanceadas mal misturadas requerem maiores margens de segurança de nutrientes críticos ou estes podem causar um rendimento dos animais abaixo do esperado.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress