Danilo Grandini, zootecnista e gerente de negócios de gado de corte da Nutron, conversou com Miguel Cavalcanti, coordenador do BeefPoint sobre confinamentos. Nessa terceira parte da entrevista ele fala sobre temas estratégicos ligados a confinamento e mercado. Quais os fatores a analisar ao se decidir a melhor hora para se vender. Como avaliar as diferenças entre regiões. Essa entrevista está separada em quatro partes.
“Esperar o preço não é a melhor alternativa, é preciso trabalhar os custos e a melhora no sistema de produção”.
“Não devemos pensar apenas em vender o animal mais valorizado, mas vender no momento em que se consegue uma boa rentabilidade do sistema como um todo”.
“As estratégias devem ser traçadas de acordo com a necessidade da propriedade e do sistema de produção”.
“O confiamento é uma oportunidade de maximização da produção”.
“O pecuarista deve pensar em produtividade por área, deixando de produzir boi e passando a produzir carcaças ou arrobas por área.”
“O peso médio de ingresso tem reduzido nos últimos anos e o peso de abate aumentado na ordem de 10 a 15 quilos por ano”.
“As oportunidades da atividade são diferentes de acordo com as regiões do país. Por exemplo, Goiás tem grande disponibilidade de animais e alimento barato, então o confinador goiano busca aumentar a escala dando vários giro durante o ano. Em São Paulo, o mercado busca maior valor agregado vendendo animais a um preço maior”.
“Mato Grosso é um mercado em formação ainda, onde o confinamento trabalha com vários modelos”.
Aguarde a parte quatro dessa mesma entrevista.
Assista a primeira parte dessa entrevista: Danilo Grandini: um histórico do confinamento no Brasil e o mercado em 2008 e 2009.
Assista a segunda parte dessa entrevista: Danilo Grandini: confinamentos no Brasil, nos EUA e Europa.
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Gostaria de parabelizar o Danilo, pela entrevista. Muito pertinente para o momento, onde é importante que o produtor esteje mto bem informado sobre todas as informações que estejam disponíveis, principalmente por ser um momento decisivo para o produtor.
Acho tbém, que o sucesso está mto mas na gestão do empreendimento, do que no preço da @.
Felizmente algumas empresas, investem na tecnologia, na capacitação de profissionais e principalmente na atualização dos produtores. Isso justifica o sucesso!