Dados mostram que japoneses estão consumindo mais carne do que peixe

Dados do Ministério da Pesca do Japão mostram que o consumo de carne passou o de peixe em 2008 no país. Já são 30 quilos de carne contra 26 de peixe por ano por pessoa.

O consumo de peixes no Japão está caindo desde 2001, quando cada pessoa comia 40 quilos por ano. Isso ainda é bem mais do que a média mundial, que é de 20 quilos.

Os motivos seriam vários: preocupação com a qualidade do peixe depois do acidente nuclear em Fukushima, diminuição do número de pescadores por causa do último grande terremoto e tsunami e até o envelhecimento da população, que acaba recorrendo a alimentos mais fáceis de preparar.

Mas o principal motivo, sem dúvida, é a ocidentalização: o japonês está consumindo mais carne de boi, de porco, de frango, e deixando o peixe e os frutos do mar para trás. É a moda do hambúrguer – não só em lanchonetes de fast food, mas em praticamente todo restaurante a gente acha um prato. O governo tem até lançado campanhas com desenhos e brindes para estimular a população a voltar a comer mais peixe.

Fonte: G1, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.


ou utilize o Facebook para comentar