Indústria pecuária da Austrália espera menor oferta nesse ano
30 de janeiro de 2015
Americanos continuam mostrando gosto por restaurantes que vendem hambúrguer
30 de janeiro de 2015

Curtumes esperam ano “bem difícil” em 2015

A indústria brasileira de couro deve enfrentar uma situação de mercado “bem difícil” em 2015, de acordo com o presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello. A expectativa de menor ritmo externo e falta de perspectiva de melhora no mercado doméstico justificam a avaliação que, segundo ele não é pessimista, mas realista.

Com relação às exportações, a expectativa do setor é pelo menos manter os níveis do ano passado, quando o faturamento do setor chegou a US$ 2,93 bilhões, um crescimento de 17,8% em relação ao ano anterior.

A dificuldade está nos preços internacionais mais baixos. As cotações mais elevadas no ano passado possibilitaram um faturamento maior mesmo com a queda de 3% no número de couros embarcados, explica o executivo.

Bello lembra também que há menor atividade econômica nos dois principais clientes dos curtumes brasileiros: China e a Itália. No ano passado, o mercado chinês respondeu por 28% das vendas externas de couro brasileiro e os italianos por outros 14,4%.

Sobre o mercado interno, não há expectativa de melhora. A indústria calçadista, por exemplo, deve manter a tendência de migração para materiais sintéticos, com forte impacto sobre a demanda pelo produto. Atualmente, apenas 15% dos calçados produzidos no Brasil são em couro.

Fonte: Globo Rural, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress