Lagoa da Serra: programa Insemina Fácil chega à Bolívia
20 de março de 2006
Seleção funcional
22 de março de 2006

Cultivares de Panicum podem ser boa alternativa para cultivo em sistemas silvipastoris

O interesse pelos sistemas silvopastoris vem aumentando ano a ano, o que gera uma grande demanda por informações sobre capins mais adequados para cultivo em condições de sombreamento.

Gontijo Neto et al. (2005) conduziram um experimento na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, para avaliar a resposta de alguns cultivares de Panicum maximum ao sombreamento. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação.

A produção de matéria seca total e de folhas do capim-tanzânia, do capim-mombaça, do capim-milênio e do capim-massai sob três níveis de sombreamento (30, 50 e 100% de luminosidade) foram avaliadas em quatro cortes, realizados com 35 dias de intervalo.

As plantas foram cultivadas em vasos e o sombreamento foi proporcionado por telas do tipo “sombrite”. A figura 1 mostra o efeito do nível de luminosidade sobre a massa seca total dos quatro capins avaliados. A partir dos resultados obtidos, os autores concluíram que os capins avaliados apresentam maiores produções com níveis moderados de sombreamento (Gontijo et al. (2005).

Figura 1. Efeito do nível de luminosidade sobre a massa de forragem (g/vaso) do capim-tanzânia, do capim-mombaça, do capim-milênio e do capim-massai.


Comentário:

A demanda por capins adaptados ao sombreamento vem aumentando devido à expansão dos sistemas silvopastoris. O trabalho de Gontijo et al. (2005) mostra que os cultivares de Panicum maximum avaliados apresentaram boa resposta ao sombreamento moderado. Para confirmar essas informações e definir a melhor forma de cultivo desses capins em sistemas silvopatoris são necessários estudos de campo.

0 Comments

  1. DANIEL HENRIQUE CORRREIA ANDRE disse:

    O artigo é um tanto interessante, pois apartir dele (e outros), podemos ter noção que é possível consorciar um sistema de produção animal, que envolva pastagens e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente, no que se diz respeito a conservação de árvores nativas ou não. também nos faz pensar que sobreamento natural, é possível em pastagens, contribuindo com o meio ambiente.

plugins premium WordPress