Análise semanal do atacado – 05/06/2006
5 de junho de 2006
BM&F: pregão fecha com 1.223 contratos negociados
7 de junho de 2006

Cuidados com o diagnóstico e com a fêmea gestante

Por Carlos Antônio de Carvalho Fernandes ¹

O diagnóstico de gestação é uma das práticas de manejo mais empregadas e difundidas dentro de um programa de controle reprodutivo. Para que seja uma ferramenta realmente eficiente contribuindo com a melhoria da performance reprodutiva dos planteis, alguns cuidados são necessários.

Alguns proprietários acreditam que o diagnóstico positivo de gestação equivale a um certificado de parição para suas vacas. É muito importante lembrar que este diagnóstico é o retrato da situação da fêmea no momento de sua avaliação. Ele não garante que esta gestação irá a termo nem mesmo previne futuros problemas que possam ocorrer.

Aspectos referentes à gestação nos bovinos devem ser considerados: existe uma ocorrência considerada “aceitável” de perdas de gestação nesta espécie. A maior proporção ocorre nas fases iniciais. Algumas destas perdas podem e devem ser consideradas, em algumas situações, como a eliminação de um genótipo indesejável a um baixo custo biológico.


Foto 1: Muitas vezes a perda embrionária precoce se revela simplesmente como um corrimento anormal

Um diagnóstico de gestação precoce e preciso é o que se espera em qualquer sistema de manejo. A precisão diz respeito à confiabilidade do método e a precocidade é importante para que se possa tomar providências, principalmente com as fêmeas não gestantes. Porém, quanto mais precoce é o diagnóstico positivo, maior a freqüência que ele não se traduza em uma parição. Isto ocorre principalmente por três motivos simples:

1º: O período até o parto é maior, portanto há mais tempo para que ocorra algum problema;

2º: Nas fases iniciais as perdas são mais freqüentes. Nem sempre é possível evitar a totalidade destas mortes embrionárias ou fetais. Devido à maior ocorrência de perdas nas fases iniciais da gestação em bovinos o diagnóstico definitivo nesta espécie não deve ser anterior aos 45 dias.

3º: Em fases muito precoces o embrião e anexos são muito pequenos, havendo maior possibilidade de erros de diagnóstico ou mesmo a possibilidade de alteração no desenvolvimento do mesmo pelo método, quando não aplicado por um técnico habilitado.


Foto 2: A ultra-sonografia é atualmente o método que permite o diagnóstico em fases mais precoces

Para que a diferença entre os resultados de diagnóstico de gestação e dos nascimentos propriamente ditos não sejam grandes, alguns cuidados devem ser tomados: Dentre eles podemos citar providências de ordem nutricional, sanitária e de manejo geral. Estes fatores que geralmente atuam provocando perdas da gestação em períodos anteriores ao diagnóstico, podem também atuar após a confirmação da prenhez.

Quando ocorre morte embrionária nas fases iniciais da gestação costuma-se referir ao processo que se segue como “reabsorção embrionária”. Este termo é sempre utilizado quando a fêmea retorna ao estro e não se detectou qualquer sinal de perda, como corrimentos irregulares ou se localizou a presença do concepto expelido. Este termo não é correto quando a perda ocorre após 40 dias de gestação. O útero não tem condições de absorver todos os tecidos fetais após esta fase, isto pode ocorrer em fases mais precoces. Geralmente o conteúdo (concepto mais anexos) expelido é tão pequeno que passa desapercebido.

A monitoração das perdas embrionárias pode ser realizada quando se executa o diagnóstico precoce da gestação (28-35 dias). Este procedimento pode ser realizado facilmente com o auxílio de um equipamento de ultra-sonografia. Além de se determinar precocemente quais as fêmeas não estão gestantes, e se preconizar o tratamento adequado para as mesmas possam rapidamente conceber, a diferença entre o diagnóstico nesta fase e outro definitivo a partir de 45 – 60 dias, vai indicar a magnitude das perdas embrionárias neste período.

Um diagnóstico de gestação preciso e precoce é importante para o manejo reprodutivo em todos os tipos de exploração pecuária, principalmente na espécie bovina onde a eficiência reprodutiva é um dos principais parâmetros para a viabilidade financeira da exploração. Os benefícios gerados por um diagnóstico de gestação executado de forma precisa, sem riscos para a fêmea e feto e em uma fase inicial da gestação são muitos, como exemplo a mudança de manejo dos animais gestantes (instalações, alimentação etc), a detecção de uma gestação desconhecida (quando não se controla cobertura ou no caso de compra), a melhora a eficiência na detecção de estro (menor número de animais para serem observados); ajuda a prevenir abortos (Principalmente por medicamentos como PGFs, corticoides etc); previsão de parto (programação de produção) diferencia de outras condições de anestro e outros.

Seguem abaixo algumas considerações sobre como evitar problemas em relação a diferenças no número de vacas consideradas gestantes e o número que efetivamente vem a parir.

1. Procure utilizar um método de diagnóstico confiável e executado por um técnico com competência para tal. Também e importante considerar que diagnósticos precoces são importantes para se tomar providências de manejo, porém o definitivo deveria ser feito após 45 dias.

2. É importante a manutenção de boa condição nutricional. Com exceção das novilhas estas fêmeas gestantes ainda possuem um requerimento nutricional considerável por conta da lactação. Após a desmama este requerimento pode continuar elevado, pois ao final da gestação o desenvolvimento do bezerro é maior, demandando mais nutrientes. Problemas nutricionais podem levar a perda de gestação e problemas ao parto e pós-parto.

3. Embora não represente a principal causa de perdas de gestação, os problemas sanitários podem ser importantes em determinadas condições. Um programa sanitário adequado deve ser estabelecido antes inclusive da estação de reprodução. Um estudo da prevalência dos agentes e sorologia, associadas à existência do problema reprodutivo causado por cada um vai determinar a forma de ação.

4. Cuidado com o manejo das fêmeas gestantes. Procedimentos aparentemente inofensivos como vacinações, marcações e outros quando não realizados de forma adequada podem causar perdas da gestação. Evitar aglomeração excessiva de animais, trânsito por longas distâncias, pancadas e outros tipos de traumas são cuidados importantes.

5. A utilização de alguns produtos é proibida em diferentes fases da gestação por serem potencialmente abortivos. Como exemplo as prostaglandinas podem interromper a gestação em qualquer fase. Anti-inflamatórios esteroidais são potencialmente abortivos no terço final da gestação. Além disto uma série de produtos utilizados para controle de ectoparasitos.

Em rebanhos comerciais o percentual de perdas de gestação aceitável entre o correto diagnóstico realizado em torno dos 60 dias de gestação e a parição pode ser de até 3-5%. Estes valores são aceitáveis principalmente quando ocorrem de forma distribuída pelos lotes de animais e em idade diferentes de gestação. Surtos de abortos sempre devem ser verificados com cuidado.

Quando os valores de perda de gestação extrapolam os valores acima, provavelmente algum problema relacionado a um ou mais dos itens acima está ocorrendo. A orientação de um profissional capacitado é importante para identificar e indicar a solução mais adequada.

________________________________
¹ Med. Vet. D.S. e Diretor Técnico da Biotran

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress