Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 27-julho-2021
28 de julho de 2021
Ferramenta identifica gado por imagem do focinho no celular
29 de julho de 2021

Cuidado com a anaplasmose no rebanho!

Existe um parasita muitas vezes oculto que pode causar grandes prejuízos ao rebanho bovino: o Anaplasma. O A. marginale, que causa anaplasmose em bovinos, ataca os glóbulos vermelhos, infectando o gado.

Essa infecção causa uma resposta imune, destrói os glóbulos vermelhos e leva à anemia no gado, diz Patrick Davis, especialista em pecuária da MU Extension. Ele diz que pode causar abortos de bezerros, diminuição do ganho de peso, infertilidade de touros e, em última instância, morte de animais.

Conheça os sinais de anaplasmose

Frequentemente, o primeiro sinal da doença são vacas ou touros adultos mortos, pois geralmente afeta bovinos com mais de 2 anos.

De acordo com Guy Sheppard, veterinário da Texas A&M, os produtores de gado devem procurar por estes sinais em animais infectados:

  • anemia;
  • fraqueza;
  • letargia;
  • inapetência;
  • febre.

Em outros casos, os produtores também podem notar o gado que tem muita dificuldade para respirar e pode ser extremamente agressivo. Sheppard observa que a morte e o aborto também foram associados a alguns surtos de anaplasmose.

Davis diz que os produtores de gado precisam gerenciar operações para reduzir a incidência de anaplasmose.

Reduza a propagação

Uma vez em um rebanho de gado, a anaplasmose é difícil de remediar.

A anaplasmose é um patógeno bacteriano que vive nas células vermelhas do sangue de bovinos e é disseminado por carrapatos.

Para reduzir a incidência de anaplasmose no rebanho de gado, Davis exorta os produtores de gado a reduzir os modos de transmissão atacando os carrapatos e as moscas que os espalham.

Se a anaplasmose for um problema na operação do gado, Davis recomenda consultar seu veterinário para desenvolver outras estratégias ou opções de tratamento. Por exemplo, administrar clortetraciclina durante a temporada das moscas e carrapatos é útil no controle da anaplasmose do rebanho. No entanto, esta estratégia precisa ser feita sob a supervisão de um médico veterinário.

Davis incentiva os produtores de gado a usarem essa estratégia, bem como outras sugestões veterinárias sobre vacinação de gado e equipamentos de processamento para reduzir a anaplasmose do rebanho bovino. No entanto, tenha cuidado ao vacinar todo o rebanho, pois a anaplasmose pode ser transmitida por agulhas.

A anaplasmose afeta negativamente o desempenho e a lucratividade da operação do gado.

Fonte: BEEF Magazine, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress