ACNB e ABCZ se reúnem com ministro da Agricultura
28 de março de 2011
Mercados Futuros – 29/03/11
30 de março de 2011

CRV compra Central Bela Vista e se torna líder no setor

O grupo belga-holandês CRV fechou a compra da brasileira Central Bela Vista, tradicional companhia de inseminação artificial localizada em Pardinho (SP) e controlada até então pelo pecuarista Jovelino Mineiro. A aquisição da Bela Vista coloca a CRV no topo do mercado, com movimentação de 3,6 milhões de doses por ano e fatia de 35% do mercado.

O grupo belga-holandês CRV fechou a compra da brasileira Central Bela Vista, tradicional companhia de inseminação artificial localizada em Pardinho (SP) e controlada até então pelo pecuarista Jovelino Mineiro. O valor do negócio não foi divulgado, mas a operação envolve a infraestrutura da empresa brasileira, com exceção da propriedade onde a central está instalada.

Com o negócio, a companhia europeia amplia sua atuação no Brasil. A empresa já possui uma central de inseminação artificial – CRV Lagoa (1998) – e também um laboratório de sexagem de sêmen – Sexing Technologies (2009) – ambos instalados em Sertãozinho (SP). As operações das empresas, no entanto, seguem independentes e a nova aquisição passa a se chamar CRV Bela Vista.

A aquisição da Bela Vista coloca a CRV no topo do mercado, com movimentação de 3,6 milhões de doses por ano e fatia de 35% do mercado. Dessa forma, o grupo assume a liderança nacional em genética bovina, na frente do grupo canadense Alta Genetics. No ano passado a CRV Lagoa comercializou 2,4 milhões de doses.

Em entrevista ao Valor, Roald van Noort, presidente do Grupo CRV, disse que o investimento no Brasil se deve ao potencial do país em aumentar a adoção de tecnologia em sua pecuária, tanto de corte quanto de leite. “O Brasil já tem posição de destaque no fornecimento de alimentos para o mundo. Essa posição, que será ainda maior nos próximos anos, será um fornecedor ainda mais importante de proteínas para o mundo”, disse Van Noort.

A matéria é de Alexandre Inacio, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

0 Comments

  1. Humberto de Freitas Tavares disse:

    Uma tacada genial da CRV. Talvez o Brasil seja o único país do mundo em que o uso da inseminação artificial cresce a taxas aceleradas.

    A Bela Vista sabidamente é a Central de melhor ambiente para os touros doadores de sêmen no Sudeste e Centro-Oeste, por sua altitude e clima ameno. Touros-problema e touros de raças mestiças e européias coletam lá com ótimas taxas de sucesso.

    Com a retomada do cruzamento industrial graças à IATF, mais um fator se soma mostrar o acerto da decisão. É que os grandes propulsores da venda de sêmen para IATF são os veterinários especializados em reprodução. Eles têm preferido indicar o emprego de sêmen nacional, com maiores taxas de espermatozóides viáveis por ml, pois sabem que o resultado de seu trabalho vai ser medido por taxas de prenhez, e não querem arriscar. Coletas de touros de leite (a IATF aumentou barbaramente no leite) e de carne, para cruzamento com Bos Indicus, poderão agora ser direcionadas da CRV Lagoa para a CRV Bela Vista.

    Há quem assegure que esta preferência por sêmen com mais espermatozóides viáveis por ml seja tecnicamente questionável, mas é fato.

    Sêmen de Aberdeen Angus nacional está no momento virtualmente esgotado, e os compradores passaram em massa a comprar Red Angus, também em vias de se esgotar.

plugins premium WordPress