Mercado Físico da Vaca – 19/07/10
19 de julho de 2010
Mercados Futuros – 20/07/10
21 de julho de 2010

Cristiano Moreira dá dicas para o bom gerenciamento de fazendas produtoras de carne

Cristiano da Silveira Moreira é Analista de Sistemas com pós-graduação em Gestão Empresarial e sócio da Assessoria Agropecuária Marcon, com atuação no setor administrativo: plano estratégico, planos de ação, gerenciamento financeiro e comitês de qualidade. Em entrevista ao BeefPoint, Cristiano Moreira que é instrutor do Curso Online AgriPoint Gerenciamento Aplicado em Fazendas produtoras de Carne, dá dicas sobre como identificar as oportunidades que o mercado sinaliza e o que deve ser feito em sua fazenda para conseguir bons resultados.

Cristiano da Silveira Moreira é Analista de Sistemas com pós-graduação em Gestão Empresarial e sócio da Assessoria Agropecuária Marcon, com atuação no setor administrativo: plano estratégico, planos de ação, gerenciamento financeiro e comitês de qualidade. Atualmente cursa MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Cristiano Moreira é instrutor do Curso Online AgriPoint Gerenciamento Aplicado em Fazendas produtoras de Carne.

BeefPoint: Quais são os pontos fortes e fracos da pecuária de corte atualmente?

Cristiano Moreira: Ponto forte: baixo risco, capacidade de crescimento, genética, nutrição, alta capacidade de integração com a agricultura, liquidez.

Ponto fraco: falta de controle do estoque, sistema de gestão, baixo investimento por área se comparado com a agricultura, pouco treinamento em RH.

BeefPoint: Quais são os principais erros cometidos no gerenciamento de fazendas produtoras de carne?

Cristiano Moreira:Os principais erros são a indefinição do sistema de produção, metas e indicadores; falta de controles econômicos (custos de produção); e indisciplina entre o planejado e o realizado. Muitas vezes é feito o planejamento anual da propriedade, porém as atividades do dia-a-dia dispersam a atenção ao operacional o que torna a capacidade de tomada de decisão focada em resultado ineficiente.

É preciso focar na qualidade da estratégia e buscar comprometimento interno para fazer acontecer. O plano estratégico deverá ser elaborado e pertencer a aqueles que vão executá-lo.

BeefPoint: Onde estão as maiores falhas dentro de uma negociação?

Cristiano Moreira: Não conhecimento dos números da empresa; insegurança pela falta de planejamento; falta de integração com a ponta final; falta de comunicação interna; e necessidade de resultado imediato.

BeefPoint: Qual a importância do gerenciamento aplicado nas fazendas produtoras de carne?

Cristiano Moreira: Gerenciamento é determinação do foco, definição da estratégia e acompanhamento e controle das ações e indicadores focado no resultado esperado.

BeefPoint: Qual melhor forma de se identificar as oportunidades que o mercado sinaliza?

Cristiano Moreira: As oportunidades existem para as empresas que estão bem preparadas, através de um bom sistema de gestão, estrutura alinhada aos propósitos da empresa e pessoas capacitadas.

BeefPoint: Como identificar os indicadores mais importantes que impactam no resultado de uma empresa?

Cristiano Moreira: Através da definição de onde se quer chegar e dos meios para atingir. Deve-se definir o que realmente deve e o que não deve ser controlado no dia-a-dia.

BeefPoint: Quais são os requisitos básicos para tomada de decisão, em relação a implantação de novas tecnologias (confinamento, inseminação artificial, adubação de pastagens, etc.)?

Cristiano Moreira: Novamente a definição do negócio e suas estratégias. Essas tecnologias são meras ferramentas para auxiliar o atingimento de metas, assim como podem ser úteis. Dependendo do mercado, podem passar a ser menos importantes.

BeefPoint: Qual a melhor forma de medir a eficiência dos resultados e controlar tais resultados na atividade pecuária?

Cristiano Moreira: Depende do negócio. Numa visão mais macro seria através do controle financeiro entre previsto e realizado, indicadores técnicos alinhados ao plano e capacidade de execução da mão de obra.

Como principal ferramenta de controle de resultados, usa-se a elaboração de planilhas de controles que possam medir o realizado com o planejado.

BeefPoint: O que o produtor, ou técnico, poderá aprender de mais importante neste curso?

Cristiano Moreira: O grande benefício está ligado a capacidade de gerar resultados através da organização do negócio, de maneira simples e que permita além de planejar, executar e controlar os principais itens que influenciam no negócio. Aliado a tudo isso vem o incremento de motivação e segurança, importantes para crescimento contínuo.

O Curso Online

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress