Mercados Futuros – 23/09/08
24 de setembro de 2008
Política de “desintegrar para entregar” : a criação de “enclaves” na Amazônia
26 de setembro de 2008

Crise mundial se reflete no mercado de carne do Uruguai

As incertezas geradas na economia mundial também afetam o mercado da carne. A indústria tenta detectar onde está o piso de mercado, mas garante que existe demanda pelo produto. O mundo precisa de mais carne para abastecer a crescente demanda e a região tem potencial para aumentar sua produção. No entanto, conjunturalmente, há certos componentes de incerteza na economia mundial que estão provocando uma retração nas compras.

As incertezas geradas na economia mundial também afetam o mercado da carne. A indústria tenta detectar onde está o piso de mercado, mas garante que existe demanda pelo produto.

O mundo precisa de mais carne para abastecer a crescente demanda e a região tem potencial para aumentar sua produção. No entanto, conjunturalmente, há certos componentes de incerteza na economia mundial que estão provocando uma retração nas compras.

“Os operadores se retraíram e não querem tomar posição de compra, mas isso se soma ao fato de o Hemisfério Norte estar saindo do período de férias e isso dificulta as vendas”, disse o gerente do Grupo Marfrig no Uruguai, Marcelo Secco, ao El País.

“A estrutura de mercado está mudando, já não é a do ano passado, voltou-se aos valores de dois ou três meses atrás. Do ponto de vista empresarial, o negócio está muito bem, o que existem são conjunturas como essas, vinculadas com o movimento de capitais e o valor das moedas, que golpeiam o preço e a demanda”.

Secco lembrou que desde 2003 até hoje, os preços do gado na safra não pararam de subir. “Cada ano, o Uruguai vem subindo um escalão no preço do novilho, independentemente dos valores que se obtenham no inverno. É necessário ser inteligente para poder capturar esses aumentos”. A indústria está cautelosa e esperando detectar o piso do mercado, porque se reduziu temporariamente a demanda por carne e os preços estão em baixa. Ninguém sabe o que acontecerá com o mercado no futuro.

Para Secco, ainda que se considere o pior cenário – “voltando a marcar dependência do mercado dos Estados Unidos, destinando a este mercado um maior volume, mas também exportando alguns cortes à União Européia (UE) -, os preços do gado serão melhores do que os da safra passada”.

Ele lembrou que em fevereiro ou março, “ninguém pensava que o preço da carne passaria para US$ 3. Agora, precisamos encontrar o piso para que, em seguida, tentemos nos fortalecer nos mercados como UE e Rússia. Entretanto, nos EUA teremos que buscar melhores opções e novos preços”.

A matéria é do jornal El País, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. marcos goncalves disse:

    Bom dia,

    Acompanho os artigos desse site, acredito ser de grande valia para formarmos um conceito e até mesmo decidir em algumas situações.

    Tenho falado com frequência da fragilidade do Brasil quanto a parte sanitária, pois não temos uma política concreta no que diz respeito a se criar um protocolo sanitário e manejo, isso devendo ser auditado por tecnicos ou entidades tecnicas , pois temos o foco unico e exclusivo em relacao a aftosa , que ao meu ver exitem zoonoses como a raiva e outras mais que passam despercebidas pelas autoridades do setor.

    As propriedades deveriam buscar um selo pela sua relacao socio ambiental ,manejo etc buscando melhor sustentabilidade e por fim uma avaliacao economica , pois e de interesse de se conseguir renda para perpetuar na atividade .

    Existe realmente uma falta de uniao da classe que faz com que fiquemos a merce de decisoes das industrias e mesmo pelo mercado externo . De certa forma isso e normal de acontecer, pois criticamos frigorificos em relacao ao abate e preco , deveriamos sim é conhecer o mercado e produzir materia prima adequada para esse mercado ,primeiro contratar para depois produzir , e nao simplesmente ter boi gordo para abate , pois existe mercado para outras categorias de animal como todos nos sabemos .

    Fico satisfeito em poder passar o que penso , trabalho com pecuaria a mais de 30 anos apesar de ser tecnico , medico veterinario , acredito que se adotarmos praticas que sejam avaliadas e classificadas facilitarao a parte comercial.

    Agradeco a oportunidade.

plugins premium WordPress