Mercados Futuros – 30/06/08
30 de junho de 2008
Genética para um sistema de produção de ciclo curto1
2 de julho de 2008

Crescimento do consumo força alta dos alimentos

O crescimento de 7,1% da renda per capita dos países emergentes até 2013, contra os 2,2% dos países do G-7 será o principal fator para segurar a baixa oferta de alimentos e a alta dos preços agrícolas pelo dobro de tempo normal, que é de dois anos. Pelo menos é isso o que pensa o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, que palestrou ontem na Câmara Brasil - Israel de Comércio e Indústria.

O crescimento de 7,1% da renda per capita dos países emergentes até 2013, contra os 2,2% dos países do G-7 será o principal fator para segurar a baixa oferta de alimentos e a alta dos preços agrícolas pelo dobro de tempo normal, que é de dois anos. Pelo menos é isso o que pensa o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, que palestrou ontem na Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria.

“Nos últimos cinco anos, o comércio nos países emergentes cresceu em média 25% ao ano, contra 12% dos países ricos”, comparou.

Para ele, a alta nos preços dos fertilizantes e a crescente especulação financeira no mercado das commodities foram mais determinantes para a elevação dos preços que a agroenergia. “Os Estados Unidos utilizam cerca de 20% de sua produção de milho para fazer o etanol. A redução dos estoques foi causada pelo crescimento da demanda mundial”, destacou.

Segundo o ex-ministro, a commodity deste século será a energia. A estimativa do setor é de que a demanda mundial deverá crescer 55% nos próximos 25 anos. Rodrigues não acredita que o petróleo deixará de ser utilizado, porém os crescentes custos para extração devem reduzir a demanda. Avaliou ainda que a cana-de-açúcar é de longe a melhor opção para produzir etanol e o clima necessário para seu crescimento é mais abundante em países emergentes. “O Brasil vive uma oportunidade única para assumir a liderança na produção de agroenergia mundial. Essa mudança pode melhorar o equilíbrio entre países ricos e pobres”, prevê.

O ex-ministro ressaltou o potencial de aumento da produção brasileira com as áreas da pecuária. Dos 200 milhões de hectares, 71 milhões de hectares podem ser revertidos para a agricultura. “Cerca de 20 milhões tem potencial para produção de cana. Com o restante podemos alcançar a produção de 300 milhões de toneladas de grãos”, ponderou.

As informações são de reportagem de Roberto Tenório, da Gazeta Mercantil.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress