De 2020 a 2030, a UE estima um crescimento médio anual no consumo de carne de 1,1% em todo o mundo
5 de fevereiro de 2021
Santa Catarina busca nova parceria com o Banco Mundial focada no desenvolvimento do meio rural
8 de fevereiro de 2021

CPP vai levar tecnologia a pecuaristas

A criação do Centro de Pecuária de Precisão – CPP Uberaba trará grandes avanços tecnológicos para a pecuária de corte e de leite em Minas Gerais. No CPP Uberaba, produtores de pequeno e médio portes, principalmente, serão capacitados e terão acesso às novas tecnologias. 

O objetivo é levar tecnologias de ponta e inovação para as fazendas, promovendo a melhoria dos produtos finais, a geração de renda, a sustentabilidade e o desenvolvimento social. 

O Centro de Pecuária de Precisão foi criado através da assinatura do termo de cooperação técnica entre o Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O treinamento acontecerá na Fazenda Experimental da ABCZ – Orestes Prata Tibery Júnior, onde já existe uma estrutura que possibilita atividades práticas. No espaço, por exemplo, o produtor rural consegue visualizar um sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) em funcionamento. 

Ele também terá acesso a diferentes opções de forrageiras desenvolvidas pela Embrapa para combater diversos desafios nas pastagens. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Minas, que integra o Sistema Faemg, será responsável pelos treinamentos e assistência técnica. 

Os produtores interessados devem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba para se inscrever. O sindicato será responsável por mobilizar os pecuaristas. De acordo com o superintendente do SENAR Minas, Christiano Nascif, a proposta é levar tecnologia de ponta e assistência técnica aos pequenos e médios pecuaristas, gerando desenvolvimento na região. Expansão – A expectativa, com o passar do tempo, é ampliar os atendimentos para outras regiões. 

Os primeiros eventos devem começar ainda este mês. As capacitações serão presenciais, realizadas em áreas amplas, com limite de participantes e obedecendo a todos os protocolos para evitar a disseminação da Covid-19. Os pecuaristas também terão aulas e eventos virtuais. 

“Com o CPP Uberaba, vamos treinar, capacitar e promover o desenvolvimento do produtor rural. A nossa prioridade é atingir o pequeno e médio produtor, que ainda encontram dificuldades em acessar novas tecnologias. A pecuária de precisão já é muito consolidada nas fazendas de grandes produtores e precisa chegar aos pequenos também. Vamos mostrar aos produtores as vantagens e a importância de várias tecnologias e que ela é acessível”.

Ainda segundo Nascif, ao levar a tecnologia aos pequenos produtores, além de ganhos em eficiência, qualidade, também há avanços na renda. O trabalho também será importante para atrair os jovens para a atividade, promovendo a sucessão familiar no campo. “Vamos trabalhar com os pecuaristas, com as mulheres e os jovens, tudo com a inserção de tecnologia. Acreditamos que o uso de inovações é um fator muito importante para a sucessão. 

O jovem fica no campo se ele tiver conforto, tecnologia e dinheiro no bolso. Quando motivamos os jovens a gerenciar a propriedade através de um tablet, com o uso de um drone ou com outras tecnologias que facilitam a vida e aumenta a eficiência produtiva, damos a eles mais um motivo para ficar no campo”. 

Segundo o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, o CPP Uberaba irá oferecer cursos e promover ações com foco na capacitação. “Nossa intenção é atingir todo perfil de pecuarista, com um foco especial nos pequenos, para quebrar esse paradigma de que tecnologia de ponta é apenas para os grandes”. Ainda segundo Borges Júnior, a criação do Centro de Pecuária de Precisão é fundamental para levar tecnologia e capacitar os pecuaristas, o que é importante para que a produção siga sustentável e gerando renda. 

“Estamos falando de um grande avanço para o nosso setor, já que não conseguimos falar em uma pecuária rentável e sustentável se não pensarmos em processos mais assertivos e tecnológicos. E, claro, quando falo em tecnologia, não estou me referindo apenas a investimentos financeiros. Estou falando também da modernização de alguns processos humanos da porteira para dentro, que só chegam até o produtor rural por meio de orientações técnicas e direcionadas. Esse é o objetivo desse Centro de Pecuária de Precisão, e em nome da ABCZ sinto-me muito honrado em compartilhar com o Sistema Faemg mais essa experiência de valorização e desenvolvimento do homem do campo”.

Fonte: Diário do Comércio.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress