Categories: Giro do Boi

Coréia do Sul: parlamento investigará acordo com EUA

O novo Parlamento da Coréia do Sul concordou na última quinta-feira em dar início a uma investigação sobre as negociações do Governo com os Estados Unidos para a retomada das importações de carne bovina norte-americana, quando se reuniu pela primeira vez após um boicote da oposição por causa da disputa da carne bovina.

A investigação planejada é um golpe para o presidente, Lee Myung-bak, cujo Governo tem sido significantemente questionado por uma onda de protestos contra o acordo de carne bovina nos últimos dois meses. A investigação será feita em um momento em que os protestos mostram sinais de que estão acalmando, e poderá reacender um debate público.

A investigação foi uma demanda chave do principal partido da oposição, o Partido Democrático, para terminar seu boicote à Assembléia Nacional, que não se reunia desde que os legisladores começaram o período de quatro anos em 30 de maio.

O partido do Governo, Grande Partido Nacional, concordou em aceitar a investigação e o Parlamento foi formalmente aberto na sexta-feira, quando o presidente Lee se reuniu com os legisladores.

A oposição tem alegado que o acordo de carne bovina, fechado em abril e corrigido no mês passado, é falho porque pode expor o país à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da “vaca louca”. O partido Liberal também tem acusado o Governo pró-EUA de ter fechado o acordo apenas poucas horas antes da primeira reunião com o presidente George W. Bush, em um esforço para se curvar diante de Washington.

O escritório presidencial está sujeito à investigação, bem como o Ministério da Agricultura e o Ministério do Exterior. Um comitê especial liderará a investigação até 20 de agosto, mas este prazo pode ser estendido.

O novo Parlamento também concordou em formar cinco outros comitês especiais, incluindo um que lidará com uma demanda da oposição de que a lei de prevenção de epidemias de doenças animais do país seja revisada para fortalecer as precauções contra a EEB. A reportagem é do The Associated Press.

This post was published on 15 de julho de 2008

Share

Recent Posts

Aula AO VIVO hoje 19h: Estratégia de Gestão de Pessoas para Agropecuário – o Guia Completo

Hoje é a Aula 2: Estratégia de Gestão de Pessoas para Agropecuário - o Guia… Read More

20 de outubro de 2020

Cientistas em Massachusetts criam carne bovina mais saudável aprimorando geneticamente células de vaca com nutrientes vegetais

Cientistas em Massachusetts conseguiram combinar células musculares bovinas com extratos de plantas no que eles… Read More

19 de outubro de 2020

Caminho aberto para novas valorizações do boi gordo

Durante toda a semana, o movimento altista voltou a ganhar força diante das dificuldades de… Read More

19 de outubro de 2020

“Compras da China podem chegar a 1,2 milhão de toneladas de carne”, diz Lygia Pimentel

O mercado brasileiro de carne bovina segue em alta este ano e também no próximo,… Read More

19 de outubro de 2020

Brasil produz mais carne usando menos terra, diz presidente da JBS

O presidente-executivo global da JBS , Gilberto Tomazoni, afirmou nesta sexta-feira que fornecedores de gado… Read More

19 de outubro de 2020

NotCo leva hambúrguer vegano ao varejo mirando expansão nacional

A partir de novembro, a chilena NotCo coloca em prática seu plano de expansão no… Read More

19 de outubro de 2020