Categories: Giro do Boi

Coréia do Sul: parlamento investigará acordo com EUA

O novo Parlamento da Coréia do Sul concordou na última quinta-feira em dar início a uma investigação sobre as negociações do Governo com os Estados Unidos para a retomada das importações de carne bovina norte-americana, quando se reuniu pela primeira vez após um boicote da oposição por causa da disputa da carne bovina.

A investigação planejada é um golpe para o presidente, Lee Myung-bak, cujo Governo tem sido significantemente questionado por uma onda de protestos contra o acordo de carne bovina nos últimos dois meses. A investigação será feita em um momento em que os protestos mostram sinais de que estão acalmando, e poderá reacender um debate público.

A investigação foi uma demanda chave do principal partido da oposição, o Partido Democrático, para terminar seu boicote à Assembléia Nacional, que não se reunia desde que os legisladores começaram o período de quatro anos em 30 de maio.

O partido do Governo, Grande Partido Nacional, concordou em aceitar a investigação e o Parlamento foi formalmente aberto na sexta-feira, quando o presidente Lee se reuniu com os legisladores.

A oposição tem alegado que o acordo de carne bovina, fechado em abril e corrigido no mês passado, é falho porque pode expor o país à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da “vaca louca”. O partido Liberal também tem acusado o Governo pró-EUA de ter fechado o acordo apenas poucas horas antes da primeira reunião com o presidente George W. Bush, em um esforço para se curvar diante de Washington.

O escritório presidencial está sujeito à investigação, bem como o Ministério da Agricultura e o Ministério do Exterior. Um comitê especial liderará a investigação até 20 de agosto, mas este prazo pode ser estendido.

O novo Parlamento também concordou em formar cinco outros comitês especiais, incluindo um que lidará com uma demanda da oposição de que a lei de prevenção de epidemias de doenças animais do país seja revisada para fortalecer as precauções contra a EEB. A reportagem é do The Associated Press.

This post was published on 15 de julho de 2008

Share

Recent Posts

Uruguai estuda protocolo para incluir gado terminado com grãos na Cota Hilton

Membros do setor privado uruguaio e do Poder Executivo estão estudando a possibilidade de solicitar… Read More

8 de julho de 2020

Produção de grãos no país deve chegar a 251,4 milhões de toneladas impulsionada pela colheita de milho e soja

A produção brasileira de grãos deverá ser de 251,4 milhões de toneladas na safra 2019/2020.… Read More

8 de julho de 2020

Exportação de carne bovina dos EUA atinge em maio menor nível mensal em 10 anos

As exportações de carne bovina e suína dos Estados Unidos caíram em maio, refletindo, em… Read More

8 de julho de 2020

Marfrig lança programa de apoio a pequenos restaurantes

A brasileira Marfrig, segunda maior indústria de carne bovina do mundo, lançou hoje um programa… Read More

8 de julho de 2020

Inmet emite alerta vermelho para chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso vermelho (grande perigo) para acumulado de… Read More

8 de julho de 2020