Novo status sanitário anima exportadores
22 de fevereiro de 2018
Cepea: Liquidez aumenta e preço da arroba sobe
22 de fevereiro de 2018

Cooperboi firma parceria com Grupo Adir

Com 52 cooperados, a Cooperativa do Agronegócio do Boi (Cooperboi), de Maceió, AL, anuncia parceria inédita com o Grupo Adir, onde será lançado um programa de qualidade de carne. A previsão é que parte das matrizes sejam inseminadas, exclusivamente, com genética de touros do Grupo Adir.

Neste novo programa, serão abatidos apenas animais jovens, com até 2 dentes, o equivalente a um novilho de 26 meses de idade, submetidos aos protocolos sanitários e nutricionais já aplicados pelos cooperados, fator que permitirá à genética utilizada mostrar todo seu potencial em rendimento de carcaça, distribuição de gordura uniforme e marmoreio, a gordura existente entra as fibras que gera o sabor e a suculência tão es perada pelo consumidor final.

Cerca de 30% do gado abatido anualmente pelos pecuaristas da Cooperboi já atendem as exigências desejadas, mas o projeto chegará em seu auge em breve, dado o alto emprego tecnológico pelos cooperados, o acesso facilitado à genética necessária e a padronização do manejo.

Um estímulo para garantir a matéria-prima desejada serão as bonificações ainda em estudo pela diretoria da cooperativa, devendo variar de acordo com a qualidade dos animais destinados ao abate, serviço que é terceirizado. Alguns cooperados trabalham com pecuária de ciclo completo, outros preferem a recria e a engorda, mas, obrigatoriamente, as novilhas devem apresentar pelo menos 15 @ de peso e os machos, de 17@ a 20@, sendo os dois grupos criados a pasto e terminados em confinamento, para garantir o acabamento de carcaça desejado. Os cortes serão apresentados por meio da marca “Boi de Engenho”, em processo de homologação.

Fonte: Pec Press.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress