CBRA ratifica selo de qualidade do sêmen da Lagoa
28 de novembro de 2005
Síntese agropecuária BM&F – 30/11/2005
30 de novembro de 2005

Controle de pragas na implantação do pasto

O ataque de pragas durante a fase inicial de desenvolvimento da planta forrageiras é uma das causas de insucesso na implantação de pastagens. O tratamento de sementes é uma técnica bastante utilizada para as culturas agrícolas como, por exemplo, o milho.

Nos últimos anos, tem crescido o interesse pela adoção desta prática para plantas forrageiras. O Fipronil 250 g/L é recomendado para o controle de formigas e cupins em áreas de pastagens. Antes da utilização deste produto, no entanto, é importante verificar se ele afeta o desenvolvimento das plantas de alguma forma.

Senra et al. (2005) estudaram o efeito do Fipronil sobre o desenvolvimento inicial do capim-braquiarão (Brachiaria brizantha). O experimento foi desenvolvido na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande-MS. As sementes de capim-braquiarão, obtidas de um mesmo lote, foram tratadas com o equivalente a 0, 10, 20, 40 e 80 mL p.c./ha de Fipronil 250 g/L.

Depois as sementes foram plantadas em vasos a uma profundidade de 3,0 cm. As seguintes variáveis foram avaliadas: altura e número de plantas, porcentagem de germinação, massa seca da parte aérea e de raízes, fitotoxicidade e efeito fitotônico aos 7, 14, 21 e 28 dias após o plantio.

Não houve efeito da aplicação de Fipronil sobre a massa seca de parte aérea, o número de plantas germinadas e a porcentagem de germinação, porém houve efeito positivo da aplicação do Fipronil sobre a massa seca de raízes (Senra et al., 2005). Os autores também não observaram efeito fitotóxico do Fipronil sobre as plântulas.

Figura 1. Efeito de doses de Fipronil sobre a massa seca de raízes de capim-braquiarão aos 28 dias após o plantio.

Comentário dos autores: O sucesso na implantação do pasto influencia diretamente sua produtividade e persistência. O tratamento de sementes de plantas forrageiras é uma opção para evitar-se problemas com pragas como formigas e cupins. O efeito dos produtos disponíveis sobre o desenvolvimento inicial das plantas, no entanto, deve ser verificado antes de sua aplicação.

Senra et al. (2005) verificaram o efeito do Fipronil sobre o capim-braquiarão em condições controladas, porém estes resultados podem não se repetir para outros cultivares e em condições de campo. É importante que esta linha de pesquisa seja ampliada a fim de oferecer recomendações seguras aos produtores.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress