Mercado Físico da Vaca – 10/08/10
10 de agosto de 2010
Mercados Futuros – 11/08/10
12 de agosto de 2010

Consumo de carne nos tornou mais inteligentes

Em uma recente reportagem, o National Public Radio, dos Estados Unidos, defendeu o argumento de que somente quando nossos ancestrais símios começaram a comer carne de animais foi possível o desenvolvimento do cérebro do tamanho que é o humano. Como parte de uma série chamada "The Human Edge", o repórter do NPR, Christopher Joyce, entrevistou antropólogos que estudaram dietas dos homens primitivos.

Em uma recente reportagem, o National Public Radio, dos Estados Unidos, defendeu o argumento de que somente quando nossos ancestrais símios começaram a comer carne de animais foi possível o desenvolvimento do cérebro do tamanho que é o humano.

Como parte de uma série chamada “The Human Edge”, o repórter do NPR, Christopher Joyce, entrevistou antropólogos que estudaram dietas dos homens primitivos, explicando a sequência de eventos: os nossos primeiros ancestrais consumiam plantas cruas, mas, como a dieta tinha falta de proteína e calorias, a maior parte dos recursos do corpo era dedicada a obter o máximo de alimentos possível.

“Não era uma dieta com uma grande quantidade de calorias, de forma que para se obter a energia necessária, precisava comer muito e ter um intestino grande para digerir tudo. Porém, ter um grande intestino tem suas desvantagens. Você não pode ter um cérebro grande e grandes intestinos ao mesmo tempo”, explicou a antropóloga e diretora da Wenner-Gren Foundation, de Nova York, que financia pesquisas sobre evolução, Leslie Aiello.

Cerca de 2,3 milhões de anos atrás, surgiram evidências de que as espécies que se tornariam humanas estavam obtendo carnes de animais usando ferramentas afiadas. “Contendo bastante calorias e gordura”, a carne é um banquete para o cérebro, que “usa cerca de 20 vezes mais energia que uma quantidade equivalente de músculo”. O corpo foi capaz de direcionar seus recursos físicos para construir a capacidade intelectual, ao invés de simplesmente a digestão.

A reportagem também informa que o cozimento da carne com fogo também ajudou a revelar sua nutrição natural, porque o cozimento ajuda a quebrar os tecidos conjuntivos que prendem as fibras musculares, que também são difíceis de serem digeridos, especialmente crus. Para ler ou ouvir a reportagem inteira, acesse o link: http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=128849908.

A reportagem é do MeatingPlace.com, com dados da reportagem original, traduzidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Que carne é saúde nunca tive dúvidas.

  2. Manoel Terra Verdi disse:

    Parafraseando uma propaganda famosa protagonizada por Emerson Fitipaldi, fica a pergunta: O HOMEM É INTELIGENTE PORQUE COME CARNE, OU O HOMEM COME CARNE PORQUE É INTELIGENTE.

plugins premium WordPress