ExpoGenética chega à sua 8a edição
12 de junho de 2015
EUA têm “tempestade perfeita” para maximizar lucros no setor
12 de junho de 2015

Consumo de carne bovina está estagnado, mas tendência global continua positiva

Não há sinais de que o consumo global de carne bovina aumentará de forma significativa na próxima década, de acordo com o diretor de inovação da Alltech, Aidan Connolly. Falando durante o simpósio da campanha em Lexington, Kentucky, EUA, ele foi contundente sobre onde o consumo está atualmente.

“Em uma base per capita, o consumo de carne bovina está baixo atualmente como tem sido desde os anos cinquenta. Obviamente, houve crescimento populacional, de forma que o volume aumentou, mas em uma base per capita, estamos no mesmo lugar que estávamos há 60 anos”.

O preço tem sido um importante direcionador, disse ele, com produtos de carne suína e de frango mais baratos aumentando a popularidade nos mercados de rápido crescimento, como a Ásia.

A produção também deverá permanecer estagnada, disse Connolly, acrescentando que os países que estão apresentando aumento da produção estão sendo equilibrados por aqueles que veem um declínio na produção.

Há também uma contínua tendência de consolidação. “Estamos vendo os números de rebanhos e fazendas declinando em partes do mundo”.

Connolly disse que o consumo de alimentos não é direcionado pelo crescimento da população, mas sim, pelo crescimento da renda, de forma que precisamos ver para onde está indo este crescimento.

“Os preços são a parte positiva da história. Eles estão no maior valor já registrado, tanto nas prateleiras como ao produtor, de forma que há lucratividade na indústria”.

Para competir com carnes brancas, Connolly disse que é preciso adotar todas as formas de tecnologia. “A eficiência alimentar é tão baixa em ruminantes, de forma que se pudermos reduzir a quantidade de alimentos requerida para produzir esses produtos, as oportunidades são muito maiores do que em outras espécies.. Ao adotar tecnologia em todas as suas formas – seja big data, equipamentos, maquinaria -, as pessoas que sobreviverão e prosperarão são as que adotarem tecnologia mais rápido”.

A previsão para o consumo de carne bovina é que aumente em cerca de 1,6% anualmente nos próximos oito a 10 anos e, em 2012, isso representaria somente 15% de todo o consumo de carne, com o frango crescendo a uma taxa mais rápida.

Fonte: http://www.fginsight.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress