EUA: Falta de bovinos leva Tyson a fechar planta
18 de agosto de 2015
1,3 mil famílias do MST invadem fazenda da USP em Londrina
18 de agosto de 2015

Consumo de carne bovina e de vitelo cai na UE

A crise econômica e a menor oferta têm levado a um declínio no consumo per capita de carne bovina e de vitelo na União Europeia (UE), de acordo com a organização AHDB Beef & Lamb, do Reino Unido.

A carne bovina e de vitelo tiveram um desempenho relativamente bom durante a maior parte dos anos 2000, uma vez que a demanda voltou ao normal após a crise da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) que acometeu o continente. Porém, houve uma queda na oferta disponível em 2008 e, novamente, em 2012 e 2013.

Os dados mostraram que o consumo per capita de carne bovina e de vitelo foi de 10,6 quilos de peso no varejo em 2014. Isso representou uma redução de 1 quilo, comparado com 2009, e também foi menos que a média de 12 quilos por ano em 2004-2007.

Agora, a carne bovina e de vitelo têm uma participação de mercado de menos de 16% do total do mercado de carnes da UE, comparado com mais de 18% em meados dos anos 2000.

O resultado, de acordo com a AHDB, é que esse mercado tem perdido espaço para a carne de aves. Durante o mesmo período, a carne de aves aumentou a participação no mercado de 29% para 33% de consumo per capita em peso no varejo (22 kg) – quase o dobro do consumo de carne bovina e de vitelo.

O consumo varia na UE. Na França e na Itália, houve uma forte lealdade à tradição de consumir carne bovina, apesar de nos últimos anos, o consumo per capita de carne bovina e de vitelo ter declinado sob pressões econômicas difíceis. O mercado de carne bovina e de vitelo é também menos importante nesses dois países do que o de carne suína, mas não de aves, disse o AHDB.

Há também uma forte tradição de consumo de carne bovina no Reino Unido, mas o consumo per capita ainda está menor do que para a carne suína. Além disso, seguindo a tendência da UE como em todo, o mercado de carne bovina e de vitelo agora é de menos da metade do que o de carne de aves.

O mercado alemão é menos fiel à carne bovina, dada a forte preferência dos consumidores pela carne suína e a crescente importância da carne de aves. Porém, o consumo de carne bovina e de vitelo se manteve alto de 2009 em diante em comparação com a UE como um todo, ajudado pela melhor situação econômica durante grande parte do período.

Nos novos estados membros do leste da Europa, a carne bovina tem uma importância menor. Por exemplo, na Polônia, que é o sexto maior mercado consumidor em termos de população, o consumo per capita é de apenas 1 quilo. A carne bovina é principalmente usada em salsichas, enquanto a carne suína e, cada vez mais a de aves, domina o mercado de carnes frescas.

“Está claro que a demanda futura por carne bovina na UE continuará parcialmente dependente da previsão econômica, que, pelo menos durante 2015, está começando a ser mais positiva”, disse a AHDB. “Entretanto, a carne bovina continuará sofrendo por ter maior preço do que as proteínas alternativas e pela forte competição com o setor de carne de aves”.

Fonte: http://www.globalmeatnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress