Mercado Físico da Vaca – 08/06/10
8 de junho de 2010
Mercados Futuros – 09/06/10
10 de junho de 2010

Consumo das famílias brasileiras segue em expansão

O consumo das famílias aumentou 1,5% no primeiro trimestre de 2010 em relação ao quarto trimestre de 2009, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, até março deste ano, o consumo das famílias acumula alta de 6,0%. Na comparação com o primeiro trimestre de 2009, houve aumento de 9,3% no consumo das famílias - essa foi a maior expansão na comparação com igual trimestre de ano anterior apurada pelo IBGE desde o terceiro trimestre de 2008, quando havia registrado a mesma variação.

O consumo das famílias aumentou 1,5% no primeiro trimestre de 2010 em relação ao quarto trimestre de 2009, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, até março deste ano, o consumo das famílias acumula alta de 6,0%. Na comparação com o primeiro trimestre de 2009, houve aumento de 9,3% no consumo das famílias – essa foi a maior expansão na comparação com igual trimestre de ano anterior apurada pelo IBGE desde o terceiro trimestre de 2008, quando havia sido registrado a mesma variação.

A gerente de contas trimestrais do IBGE, Rebeca Palis, disse que o resultado, o 26º aumento consecutivo nessa base de comparação, reflete o aumento de 6,3% na massa salarial real no período, além do crescimento nominal de 18,6% do saldo de operações de crédito do sistema financeiro com recursos livres para pessoas físicas.

Por outro lado, de acordo com Rebeca, a desaceleração no crescimento do consumo das famílias no primeiro trimestre de 2010, ocorreu especialmente porque o patamar de expansão vinha sendo ´´bastante elevado´´ e houve uma acomodação, não refletindo ainda as medidas governamentais para tentar diminuir o ritmo de crescimento da economia. Segundo ela, os efeitos da retirada dos benefícios fiscais e da alta dos juros só deverão ser vistos no resultado do PIB ´´mais para o final do ano´´.

A matéria é de Jacqueline Farid e Alessandra Saraiva, publicada na Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

Estamos realizando a 8º edição da Pesquisa Top 50 BeefPoint de Confinamentos. Clique aqui para indicar confinamentos e concorra a DVDs com palestras dos eventos do BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress