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Consumidores buscam personalização, sustentabilidade e alternativas

Alternativa, sustentabilidade e customização – estas são palavras que caracterizam as tendências que marcam a atual indústria global de alimentos. Virginia Lee, gerente de insights e inovação da Innova Market Insights, instruiu os participantes da ProFood Tech, em Chicago, sobre como esses temas e outros estão impulsionando as compras de alimentos e a inovação em alimentos nas dez principais tendências.

Uma base de consumidores diversificada e mais viagens globais continuam produzindo consumidores mais aventureiros. As pessoas estão mais dispostas a experimentar novos alimentos e sabores. Lançamentos de novos produtos estão sendo inspirados por alimentos e temperos globais, como za’atar.

Alimentos à base de plantas não estão diminuindo. As preocupações do consumidor com a saúde, a sustentabilidade e o bem-estar animal estão mantendo os alimentos de origem vegetal não apenas ao redor, mas também prósperos.

“A América tem uma cultura carnívora, então a carne nunca vai embora, mas vamos ver talvez um leve declínio, bem como opções mais diversas para alternativas à carne”, disse Lee.

Isso leva à terceira grande tendência que a Innova vê na comida global: alternativas para todos. Os consumidores estão procurando carne alternativa, laticínios alternativos e até mesmo peixes alternativos. A popularidade de populações veganas e vegetarianas tem exigido alternativas mais variadas para todos esses alimentos baseados em animais.

Sustentabilidade, ou “apelo verde”, como a Innova caracterizou essa tendência, também está ganhando força. Dois em cada três consumidores nos Estados Unidos, Reino Unido e China disseram que as empresas devem investir em sustentabilidade, descobriu a Innova. Isso pode ser qualquer coisa, desde melhor rastreabilidade e responsabilidade na cadeia de fornecimento até embalagens sustentáveis.

A geração dos Millennials está reformulando o modo como a sociedade se aproxima das refeições com sua propensão para lanches. Sessenta e três por cento dos millennials substituem as refeições por lanches. Isso faz com que os fabricantes de alimentos se concentrem em lanches quando se trata de novos produtos, até mesmo produtos que não são normalmente vistos como lanches.

“Estamos descobrindo que a inovação alimentar está focada nos lanches”, disse Lee. “Como Skippy Peanut Butter & Jelly Bites ou biscoitos de queijo Babybel.”

Saúde e bem-estar também estão impulsionando várias tendências de alimentos. A fibra está ressurgindo com a Innova constatando que 44% dos americanos estão aumentando sua ingestão de fibras e 15% de aumento nas afirmações de presença de fibras em lançamentos de novos produtos no ano passado.

Os consumidores estão mudando a maneira como pensam sobre saúde. Não é mais apenas nutrição, com pessoas olhando para a saúde de forma mais holística e intuitiva. Os consumidores querem comer alimentos que os farão se sentir bem, seja física, emocional ou mentalmente.

Essas tendências estão abalando o cenário das empresas e a inovação. A barreira à entrada de novas empresas de alimentos nunca foi menor e empresas de alimentos menores estão encontrando sucesso em sua capacidade de ser criativo e ágil em atender às altas demandas dos consumidores por transparência, produtos inovadores e compromissos com valores como sustentabilidade e saúde. As principais empresas de alimentos não são mais as líderes em inovação, mas estão obtendo sucesso através de investimentos nessas empresas menores.

Finalmente, a mídia social – que conecta os consumidores ao mundo – também os conecta a seus pratos. A mídia social está dando ao consumidor individual a capacidade de não apenas compartilhar o que está em seu prato, mas também uma plataforma através da qual se comunica com marcas, empresas e até mesmo participa do processo de desenvolvimento de alimentos.

Todas essas tendências apontam para um consumidor global capacitado e conectado que está exigindo mais autenticidade e história, alternativas variadas e uma aposta na sustentabilidade e na melhoria do mundo.

Fonte: MeatPoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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