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Consumidor quer carne sem desmatamento, mostra pesquisa

Uma pesquisa feita pelo Reclame Aqui revela que 73,41% dos consumidores brasileiros deixariam de se o estabelecimento não garantir que a carne que vende é livre de desmate na Amazônia. A pesquisa foi realizada no site da empresa ao longo de três dias e recebeu 9,8 mil respostas. 

Para 79,68% dos consumidores que responderam, quem vende a carne para o consumidor tem a responsabilidade de verificar a procedência da carne. A pesquisa também mostra que os consumidores podem deixar de comprar a carne de uma empresa associada a desmatamento ou violações ambientais, mas que eles ainda não estão dispostos a ir atrás dessa informação. 

No levantamento, 57,9% dos participantes disseram ser importante para suas decisões de compra saber se a carne causou desmate, mas 56,1% não se interessam em se informar sobre a política de responsabilidade ambiental do varejista para decidir se compram ou não a carne. Além disso, 59,24% dos consumidores admitiram que ainda não deixaram de comprar carne de fabricantes associados a desmate ou violação de leis ambientais. 

Responsabilidade do varejo 

“É uma informação importante para o consumidor não comprar produto de origem de desmate, mas ele entende que o esforço de conseguir a informação é responsabilidade do varejo, e não dele. O que deveria ser garantido é que não chegasse ao ponto de venda o produto que não tivesse controle de origem”, disse Patricia Cansi, diretora de operações do Reclame Aqui, em debate virtual. A empresa participou hoje de lançamento do Radar Verde, indicador que vai comparar os esforços de frigoríficos e varejistas para desvencilhar suas cadeias do desmatamento na Amazônia. 

Mas as informações parecem ainda não estar chegando aos consumidores. De acordo com a pesquisa, 88,2% dos participantes não se recordavam de nenhuma marca que estivesse associada a alguma denúncia de desmatamento ou violação de leis ambientais. Dos 12% que afirmaram ter alguma lembrança, 63,4% disseram ter se informado sobre o caso pela imprensa. 

A grande maioria dos consumidores disse que confiaria em informações apresentadas no ponto de venda, como selos oficiais ou não. Segundo a pesquisa, 99,59% confiariam em um selo do governo que garantisse o desmatamento zero do produto e 98,66% confiariam na certificação de desmate zero atestada por organizações independentes. 

Além disso, 92,07% dos consumidores disseram que teriam segurança em comprar carne se o fabricante apresentasse compromisso de desmate zero, e 84,25% teriam segurança no compromisso de varejistas. 

Fonte: Valor Econômico.

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