Argentina vive nova crise entre governo e ruralistas
20 de maio de 2021
Em 10 meses de recria, projeto “Zebu, carne de qualidade” alcança marca de 38,22 arrobas por hectare
20 de maio de 2021

Consórcio de Exportadores de Carnes Argentinas diz que suspensão do país é “altamente preocupante”

O Consórcio de Exportadores de Carnes Argentinas (ABC) emitiu ontem (17) um comunicado sobre a decisão do Governo Argentino, em suspender a exportação de carne bovina por 30 dias. A entidade disse em nota que a ação terá efeitos econômicos, financeiros, comerciais negativos e é “altamente preocupante”. O ABC demonstrou apoio a medida, mas reiterou que o plano não irá contribuir com o mercado do país.

“As exportações são um verdadeiro recurso gerador de empregos, investimentos e divisas, é necessário tomar medidas extremas para evitar a presença de operadores inescrupulosos, que provocam turbulências com impacto em toda a cadeia”, disse a entidade em nota.

Confira a tradução da nota

Diante do anúncio da decisão de limitar as exportações de carne bovina por um período de 30 dias, como parte das medidas destinadas a ordenar o setor, restringir práticas especulativas, melhorar a rastreabilidade das exportações e evitar a sonegação fiscal, deseja o Consórcio Exportadores de Carnes Argentinas declarar que apoia firmemente a realização desses objetivos, mas que considera que as restrições comunicadas não contribuirão para a sua realização.

A entidade e as empresas associadas têm colaborado constantemente para encontrar alternativas de abastecimento do mercado local e propor as medidas mais conducentes a um quadro de concorrência justa e equitativa para todos os atores.

A decisão anunciada não se enquadra neste quadro e longe de oferecer soluções para enfrentar o flagelo da informalidade e as suas terríveis consequências para o setor, tem efeitos econômicos, financeiros e comerciais negativos, cujo impacto final é difícil de precisar neste momento, mas que conhecer os resultados de experiências passadas é altamente preocupante.

As exportações são um verdadeiro recurso gerador de empregos, investimentos e divisas, é necessário tomar medidas extremas para evitar a presença de operadores inescrupulosos, que provocam turbulências com impacto em toda a cadeia.

Compreendemos a gravidade da situação e o desafio que a pandemia representa para a nossa economia, pelo que propomos que as autoridades nacionais façam um apelo a todos os membros da cadeia para que avaliem as medidas mais adequadas para um ordenamento genuíno do mercado, deixando de lado esta limitação, que tem trazido alarme e incerteza aos nossos trabalhadores, fornecedores e clientes e que não contribuirá para a resolução dos problemas estruturais que sofremos.

O Consórcio de Exportadores de Carnes da Argentina insta as autoridades e todos os atores setoriais a trabalharem para unir forças para limpar toda a cadeia de bovinos e bovinos.

Fonte: Sistema Brasileiro do Agronegócio.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress