Mercado Físico da Vaca – 08/06/11
8 de junho de 2011
Temer intervém por fim de embargo russo
8 de junho de 2011

Conselho técnico do Programa Montana se reúne

Todos os anos, sempre no mês de junho, os criadores de Montana de todo o país e do Uruguai se reúnem para discutir resultados e traçar novas metas para o futuro.

Todos os anos, sempre no mês de junho, os criadores de Montana de todo o país e do Uruguai se reúnem para discutir resultados e traçar novas metas para o futuro.

O Montana é um programa de melhoramento genético de bovinos compostos, desenvolvido no Brasil em 1993, para seleção de animais completamente adaptados ao clima tropical, com produtividade de raças européias.

Desde o início, o Programa Montana vem aperfeiçoando a seleção destes animais, realizando cruzamentos entre raças zebuínas, taurinas, taurinas adaptadas e Montana, sempre buscando animais com alto potencial de ganho de peso, precocidade sexual e de terminação, além de forte musculosidade, sempre aliados à carne de qualidade.

De acordo com Gabriela Giacomini, gerente de operações do Montana, o Composto reúne importantes ferramentas do melhoramento genético, como a heterose, mantida entre as gerações, e a genética aditiva, ou seja, o uso das DEPs. “Todos os animais Montana são geneticamente avaliados e os touros possuem o CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção – emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para os 23% melhores machos de cada safra”, informa Gabriela.

Feita a avaliação genética, os técnicos do Montana saem a campo para avaliar os animais individualmente e, dentro de critérios genéticos e funcionais, selecionar os 23% melhores animais para emissão do CEIP. Essas avaliações são realizadas em abril e maio, anualmente.

Concluída a seleção dos touros, chega a hora dos criadores se reunirem para discussão dos rumos do projeto. “Os criadores se dirigem para uma das fazendas franqueadas, onde nos reunimos com nossos geneticistas e técnicos. Nessa data, avaliamos vários lotes de animais, discutimos tendências genéticas e de marketing, além das questões administrativas da empresa”, comenta Giacomini.

De acordo com Argeu Silveira, médico veterinário do Grupo Genética Aditiva, essa postura do Programa Montana é fundamental para seu sucesso. “Nesta reunião, reunimos as opiniões de todos, discutimos os erros e os acertos do grupo. Desta forma, estamos sempre alinhados com as tendências do mercado, sempre em busca de animais cada vez melhores”.

A Reunião Anual dos Franqueados de 2011 acontece na Fazenda da Barra, em Aporé, GO.

Para saber mais, ligue para (17) 3231-6455, ou mande um e-mail para faleconosco@compostomontana.com.br.

Você também pode nos seguir no Twitter pelo @programamontana.

Para saber, você também pode entrar em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress