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Conheça plano de 20 metas para sustentabilidade até 2020 de rede de varejo inglesa (inclui carne bovina)

A rede varejista inglesa e uma das maiores redes varejistas da Europa, divulga um plano de sustentabilidade a ser seguido, que envolve toda sua cadeia de suprimentos.

A rede varejista inglesa e uma das maiores redes varejistas da Europa, divulga um plano de sustentabilidade a ser seguido para garantir a segurança de seus produtos estruturando toda a cadeia de suprimentos.

O plano chama-se “20 by 20”, são vinte passos a serem dados até 2020.

Clique na imagem para ampliá-la.

1. Até 2020, nós obteremos todas as nossas principais matérias-primas e commodities de forma sustentável de acordo com auditoria independente.

Desafios:

Desmatamento, pesca excessiva, manejo inadequado da terra e maior uso de energia contribuíram para um maior estresse no sistema global de alimentos. Questões como mudança climática, escassez de água e crescimento populacional tiveram impacto significante na segurança do abastecimento em longo prazo.

Em um mundo com os recursos sob tensão, nosso desafio é garantir que todos os impactos sociais e ambientais em toda a cadeia de abastecimento sejam identificados e resolvidos visando garantir que tudo o que nós vendemos é sustentável ao longo do tempo. Trabalhando com organismos independentes, podemos nos responsabilizar e usar os padrões mais altos que estão disponíveis.

Nosso progresso até agora:
 Em 2010, 93% da madeira usada nos produtos da Sainsbury´s foram feitas pelo Conselho de Manejo Florestal ou de fontes recicladas.
 Já são mais de 12% de produtos com nossa marca que são de fontes certificadas de forma independente, como pelo Conselho de Manejo Marinho, Fairtrade e Freedom Foods.
 Primeiro supermercado britânico a estocar produtos alimentícios (tirinhas de peixe) usando azeite de dendê de fontes certificadas pelo Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO).

Metas distribuídas:
 Definimos nossas principais matérias-primas como as 30 principais matérias-primas e commodities de perspectiva comercial e sustentabilidade usadas em nossos produtos de marca própria. Essas matérias-primas são responsáveis pela maioria de nosso volume e incluem nossas carnes de marca própria, frutos do mar, frutas, vegetais, madeira, óleo de dendê, soja, algodão, açúcar, chá e café.
 Nós já progredimos em obter uma série dessas matérias-primas com padrões independentes, incluindo óleo de dendê sustentável (todo o óleo de dendê será certificado até o final de 2014), madeira do Conselho de Manejo Florestal e chá, café e açúcar Fairtrade. Outras matérias-primas e commodities, como a soja, serão alcançadas bem antes de 2020. Entretanto, outras levarão toda uma década e requererão uma grande quantidade de trabalho colaborativo.
 Teremos 100% de rastreabilidade nas principais matérias-primas dentro de nossas cadeias de fornecimento.
 Estabeleceremos um código de obtenção sustentável de matéria-prima que se inspire nos padrões independentes existentes e, onde eles não existirem, criaremos nosso próprio padrão específico Sainsbury´s.
 Teremos um papel ativo na formação de padrões independentes existentes e desenvolvimento de novos padrões que atualmente não existem.
 Trabalharemos ativamente com os produtores rurais na biodiversidade e manejo da terra.

“É bom ver essas ousadas ambições da Sainsbury´s, particularmente as metas restauradoras referentes a ter impactos positivos sociais e ambientais, ao invés de visar somente reduzir os danos. Nós também queremos que a Sainsbury´s e outros no setor promovam dietas sustentáveis à medida que esse é um elemento crítico na melhora do sistema alimentício”, David Nussbaum, Diretor executivo, WWF-UK

2. Até 2020, nossos produtos de marca própria não contribuirão para o desmatamento global.

Desafios:

O desmatamento é responsável por cerca de 20% das emissões globais de gases de efeito estufa (UNEP). Isso causa danos irreversíveis para o habitat natural de muitas espécies vitais para a vida sustentável na Terra.

Práticas não sustentáveis de corte de madeira e desmatamento para a produção rural ameaça remover o sistema natural de respiração da Terra. O desafio é não somente parar os danos, mas também, ajudar a restaurar a cobertura florestal.

Nosso progresso até agora:
 Membro fundador da Rede Global de Comércio e Florestas WWF (GFTN).
 Parceria com a Woodland Trust – principal instituição beneficente de conservação da floresta do Reino Unido – doamos dois centavos para cada frango de área florestada que vendemos e um centavo para cada dúzia de ovos de área florestada. Essa parceria levou a mais de 500.000 arvores sendo plantadas.
 Líder do setor no Forest Footprint Disclosure (divulgação de pegadas de carbono florestal, geradas pela produção de commodities em zonas florestais).

Metas distribuídas:
 Obteremos todas as commodities que podem causar desmatamento (madeira, palma, soja, carne bovina, couro, biocombustíveis) de fontes mais sustentáveis.
 Seremos o varejista “amigo da árvore” líder – plantando novas árvores, domesticamente e fora, e protegendo e preservando as florestas existentes.
 Faremos um programa de pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de reduzir nossa dependência das commodities obtidas de regiões sob risco de desmatamento.

“As florestas são habitats vitais para espécies raras e ameaçadas. Elas também ajudam a lutar contra a mudança climática. É por isso que essa medida da Sainsbury´s é muito bem vinda”, John Sauven, Diretor executivo do Greenpeace UK

3. Até 2020, todo o peixe que vendermos serão certificados independentemente como sustentáveis e fortaleceremos nossa posição como principal varejista de frutos do mar sustentáveis.

4. Até 2020, através de uma forte administração da água, garantiremos que a conduta de nossa cadeia de fornecimento é sustentável em áreas de vulnerabilidade de água.

5. Até 2020, nossas vendas de produtos comercializados de forma justa alcançarão £ 1 bilhão.

6. Até 2020, dobraremos a quantidade de alimentos britânicos que vendemos.

Desafios:

Os produtores rurais britânicos estão sob pressão pelos maiores custos, pelos impactos da mudança climática e escassez de água e pela competição no mundo.

O desafio é trabalhar mais de perto com os produtores rurais britânicos para fornecer alimento de alta qualidade, sazonal e local. Isso dará suporte à indústria vital que sempre defendemos e estará compatível com as expectativas de nossos clientes de serem capazes de comprar alimentos frescos britânicos de alta qualidade.

Nosso progresso até agora:
 Primeiro varejista a usar 100% farinha britânica em nosso pão fatiado de marca própria, cumprindo nosso compromisso com as padarias de nossas lojas.
 Muitos produtos de marca própria já são 100% britânicos em todo o ano, incluindo – frango fresco, ovos, leite e salsichas.
 Maior varejista de maçãs e peras britânicas no Reino Unido; um terço de todas as peras britânicas compradas no Reino Unido é vendido através de nossas lojas.
 Developed Concept Orchards (conceito desenvolvido de pomares) para aumentar as variedades britânicas, a produção e estender as frutas estacionais.
 Trabalho com mais de 3.000 produtores rurais britânicos através de nossos Grupos de Sustentabilidade de Colheitas e Grupos de Desenvolvimento para promover melhores práticas, incluindo as de pegadas de carbono, e aumentar os padrões ambientais e de bem-estar.

Metas distribuídas:
 Buscaremos aumentar a participação da produção britânica nas lojas.
 Continuaremos direcionando as vendas de produtos frescos e sazonais britânicos.
 Continuaremos trabalhando com nossos Grupos de Desenvolvimento para ajudá-los a aumentar os rendimentos, enquanto reduzem seu impacto ambiental.
 Continuaremos ativamente focando em pesquisa, desenvolvimento e inovação para testar o impacto de novos sistemas de produção de diferentes variedades e aumentar os rendimentos e a duração sazonal através de novas práticas de produção.

“Estamos satisfeitos em ver o compromisso da Sainsbury´s de dobrar seu fornecimento de alimentos britânicos. Isso reconhece a alta qualidade e os padrões de produção que os produtores rurais britânicos cumprem e que os consumidores esperam cada vez mais nos alimentos que compram. Essa demanda adicional enviará um sinal realmente positivo para a indústria em um período em que os produtores estão enfrentando massivas pressões de investimentos”, Peter Kendall, Presidente da União Nacional de Produtores Rurais.

7. Até 2020, toda nossa carne vermelha, carne de aves, ovos, animais de caça e produtos lácteos serão obtidos de fornecedores que aderirem aos padrões mais altos independentes de bem-estar.

Desafios

A demanda global por carnes tem crescido dramaticamente nos últimos anos e deverá dobrar novamente até 2050. Compartilhamos as preocupações de muitos de nossos clientes e acionistas de que algumas operações têm baixos padrões de bem-estar animal. O bem-estar animal é importante primeiro e acima de tudo para o animal, mas as melhores práticas e cuidados com os animais podem melhorar a produtividade e a qualidade do alimento.

Nosso progresso até agora:
 Primeiro importante varejista a parar de vender ovos de galinhas engaioladas.
 Único varejista a oferecer ovos e frangos de terras florestadas com maiores padrões de bem-estar.
 Principal varejista do Reino Unido, com quase 60% de participação de mercado, de Freedom Food vendendo mais de 300 linhas que cumprem rígidos padrões de bem-estar desenvolvidos e monitorados pelo RSPCA.

Metas distribuídas:
 Garantiremos que todo o nosso frango seja obtido de fontes que estão comprometidas com maiores padrões de bem-estar independentes a partir de 2015.
 Garantiremos que toda a nossa carne suína seja obtida de fornecedores que estão comprometidos com maiores padrões independentes de bem-estar a partir de 2018.
 Garantiremos que todos os ovos usados como ingrediente em nossos produtos de marca própria sejam obtidos de fornecedores comprometidos com maiores padrões independentes de bem-estar a partir de 2012.
 Trabalharemos com nossos Grupos de Desenvolvimento de produtores rurais que são nossos fornecedores para garantir melhores práticas de forma que mais bem-estar animal seja distribuído em todo o negócio.
 Continuaremos dando suporte a nossas Concept Farms, que são projetos de longo prazo para testar técnicas de cria, alimentação animal e manejo agrícola e formas pilotos novas e alternativas de trabalhar para melhorar continuamente o bem-estar dos animais.

8. A partir de 2020, nossos fornecedores também serão lideres em cumprir ou exceder nossos padrões sociais e ambientais.

Desafios:

Desenvolver um negócio mais sustentável em longo prazo que requer a participação total de todos os nossos fornecedores. Esperamos fortes padrões sociais e ambientais de nossos fornecedores, mas reconhecemos que muitos precisam de ajuda prática e suporte na implementação de práticas mais sustentáveis. Nosso desafio é construir cadeias de fornecimento que sejam resistentes aos deságios sociais e ambientais enfrentados pela indústria, trabalhando de perto com os produtores rurais, produtores e processadores para promover e incorporar excelência em sustentabilidade.

Nosso progresso até agora:
 Lançamos critérios de avaliação ambiental dos fornecedores para rastrear e medir suas pegadas ambientais.
 Lançamos nossa Carbon Academy para treinar 20.000 fornecedores, empreiteiros e colegas para reduzir nossas pegadas de carbono até 2020.
 Desde 2006, investimos mais de £30 milhões no desenvolvimento de nossas relações com os produtores rurais e agricultores, inicialmente com nosso Grupo de Desenvolvimento de Lácteos e, mais recentemente, ampliando isso para cobrir nossas principais cadeias de fornecimento agrícola.
 Membro fundador da Iniciativa de Comércio Ético.

Metas distribuídas:
 Trabalharemos com nossos produtos de marca e bens não de fornecedores de revenda para suprir ou exceder nossos padrões sociais e ambientais.
 Todos os fornecedores da Sainsbury´s precisam estar engajados na boa gestão de recursos humanos para buscar cumprir com nosso Código de Conduta.
 Colocaremos em prática um programa de pesquisa e desenvolvimento para direcionar melhores práticas em padrões sociais e ambientais em nossa base de fornecimento.
 Garantiremos que todas as nossas decisões de compra sejam informadas por nosso Código de Conduta e evidências de melhores práticas dos fornecedores.
 Implementaremos critérios de avaliação de sustentabilidade em todo o negócio, capacitando os compradores e equipes técnicas a tomar decisões informadas.
 Se em longo prazo os fornecedores não cumprirem com nossos padrões sociais e ambientais, pararemos de fazer negócios com eles.
 Nós ativamente buscaremos dar suporte a marcas sendo lançadas com maiores padrões éticos.

“Nós aplaudimos o novo compromisso pioneiro da Sainsbury´s de incluir produtos de marcas, bem como os de marcas próprias, dentro da área de suas atividades comerciais éticas, de forma que os trabalhadores mais pobres e vulneráveis do mundo possam ser alcançados. Estimulamos a Sainsbury´s a compartilhar informações sobre o progresso, à medida que coloca seu plano em ação”, Peter McAllister, Diretor da Iniciativa de Comércio Ético.

9. Entre agora e 2020, continuaremos reduzindo sal, gorduras saturadas, gorduras e açúcar em nossos produtos de marca própria e seremos líderes no fornecimento de informações nutricionais claras, permitindo que nossos clientes façam escolhas informadas.

10. Até 2020, dobraremos as vendas de vinhos com menos álcool e reduziremos o teor alcoólico médio de nossos vinhos e cervejas de marca própria.

11. Até 2020, colocaremos todos os dejetos para uso positivo.

12. Até 2020, garantiremos que nossas embalagens próprias sejam reduzidas pela metade comparado com 2005.

13. Até 2020, teremos reduzido nossas emissões de carbono operacionais em 30% absoluto e em 65% relativo, comparado com 2005 (isso é parte de nossa meta mais ampla de redução absoluta de carbono em 50% até 2030).

Desafios:

A mudança climática é real, está acontecendo agora e uma grande quantidade de evidências científicas aponta para uma maior volatilidade nos padrões climáticos nos próximos anos.

O desafio não é somente cumprir com uma maior regulação das emissões de gases de efeito estufa, mas também, remover o carbono da economia e adaptar nossas práticas de negócios de acordo com isso. Junto com isso estão os preços maiores da energia.

É essencial buscar construir uma maior resistência através de uma mudança gradual, deixando a dependência na rede de eletricidade nacional em direção a um uso maior de medidas no local e descentralizadas, incluindo esquemas de energia comunitária. Isso garantirá as necessidades de energia por um longo prazo.

Nosso progresso até agora:
 Primeiro no mundo a usar a premiada tecnologia geotérmica, capacitando nossa loja de Crayford a fornecer 30% de sua energia de fontes renováveis no local.
 Abertura do primeiro supermercado no mundo a usar um sistema de Smart Grid, que monitora a rede nacional de eletricidade e ativa um gerador de biocombustível quando existe uma maior demanda de eletricidade.
 Instalação de um total de 20 caldeiras de biomassa desde 2008, que usa aparas ou pellets de madeira – um recurso renovável – para aquecer a loja ao invés de gases baseados em combustíveis fósseis.
 Em 2010/11 conseguimos uma redução absoluta nas emissões diretas de carbono de 18.933 toneladas comparado com o ano anterior.
 Fomos o primeiro supermercado do Reino Unido a nos comprometer a mudar toda nossa rede de refrigeração para refrigeradores naturais até 2020 (isto é, CO2).

Metas distribuídas:
 Construiremos novas lojas que produzem zero carbono.
 Continuaremos introduzindo tecnologias renováveis comprovadas e de próxima geração em nossas lojas novas e já existentes (incluindo biomassa, solar, luz natural, bomba de calor, geotérmicos, biocombustíveis e vento).
 Usaremos calor renovável na maioria de nossas lojas de supermercados até 2030.
 Teremos convertido nossos sistemas de refrigeração para refrigeradores naturais (isto é, CO2) em todas as lojas até 2030.

“Se formos evitar os piores impactos da mudança climática, então é vital que as companhias do setor privado executem ações que são proporcionais com a tarefa que têm nas mãos. Objetivo como esses não são fáceis, mas oferecerão benefícios ambientais e aos negócios. Por exemplo, na redução de custos e na melhora da reputação. Espero que outros importantes varejistas sigam a liderança da Sainsbury e empreendam o tipo de programa de corte de carbono que o mundo precisa tão desesperadamente ver”, Tony Juniper, ex-diretor executivo da Amigos da Terra e fundador do The Robertsbridge Group.

14. Até 2020, teremos trabalhado com nossos fornecedores de marca própria par reduzir as emissões de carbono em todos os nossos produtos de marca própria em 50% relativo

Desafios:

Lidar com o carbono em nossas próprias operações é um bom começo, mas isso somente impactará em uma pequena parte de nossas pegadas totais de carbono.

O desafio é entender as emissões através de nossas cadeias de fornecimento, observando o impacto total do ciclo de vida de nossos produtos. Isso significa trabalhar duro com nossos fornecedores para ajudá-los a reduzir as emissões, bem como ajudar nossos colegas e clientes a reduzir seus próprios impactos.

Nosso progresso até agora:
 Desenvolvemos uma ferramenta de pegadas de carbono especialmente designada a nossos produtores rurais, que tem potencial para reduzir seus custos de energia e suas pegadas de carbono em 10% anualmente.
 Estamos ativamente trabalhando com os fornecedores para desenvolver produtos com menos pegadas ambientais.
 O Sainsbury´s Energy está ajudando nossos clientes a reduzir suas pegadas ambientais.

Metas distribuídas:
 Estimularemos nossos clientes e colegas a reduzir o carbono de suas casas e vidas.
 Continuaremos medindo e avaliando as emissões de carbono de nossos produtos de marca própria e usando esse conhecimento para aconselhar nossos fornecedores sobre futuras reduções.
 Implementaremos um programa de eficiência de carbono de nossos fornecedores.
 Estabeleceremos fóruns com os fornecedores para capacitar trabalhos colaborativos e compartilhar as melhores práticas.
 Melhoraremos as pegadas de carbono de nossas cadeias primárias de fornecimento agrícola trabalhando com grupos de agricultores e produtores rurais.
 Continuaremos ajudando os clientes a reduzir suas emissões domésticas de carbono através do Sainsbury´s Energy.

15. Até 2020, teremos encorajado mais de 20 milhões de crianças a gostarem de atividades físicas na década.

16. Até 2020, teremos doado mais de £400 milhões para causas de caridade na década.

17. Até 2020, criaremos 50.000 novas oportunidades de empregos no Reino Unido e pelo menos metade de nossos colegas terão recebido treinamento credenciado externamente.

18. Até 2020, 20.000 de nossos colegas terão alcançado 20 anos de serviço na Sainsbury´s.

19. Até 2020, aumentaremos o número de colegas com ações em nossos negócios em 25%.

20. Até 2020, teremos fornecido oportunidades de trabalho para 30.000 pessoas de grupos que estão em desvantagem.

Comentário BeefPoint: Esse é um exemplo de mudanças e exigências do varejo. O que acontece hoje na europa logo logo será realidade no Brasil. O varejo será o grande direcionador das mudanças no setor de alimentos e com a carne bovina não será diferente.

Fonte: Sainsbury, traduzido e adaptado por Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Paulo Cesar Bastos disse:

    Importante matéria.A sociedade e as classes produtoras brasileiras já compreendem , também, a importância dessas inovadoras estratégias de crescimento econômico, preservando o meio ambiente e com uma melhor qualidade de vida.

    Destaque na informação cotidiana, o desenvolvimento sustentável deixou de ser mais um modismo ou utopia, atualmente, é uma necessidade básica da nova sociedade. Essa sustentabilidade precisa, no entanto, de uma estrutura apoiada em três pilares: economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo, ou, como dito, na língua inglesa, neste mundo cada vez mais sem fronteiras e multicultural, os 3 P: Profit (lucro), Planet (planeta) e People (povo).

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