Não há duvidas que a eficiência reprodutiva seja um fator determinante no retorno econômico da pecuária de corte. Em outras palavras, a eficiência em tornar vacas gestantes em momentos específicos do ano (estação de monta) dirige o nascimento de bezerros, seu potencial de desenvolvimento e, consequentemente, a produção de matrizes para reposição e de animais para a engorda e abate.
Paralelamente, é inegável a importância do melhoramento genético nos rebanhos de corte e seu impacto na produtividade. A busca por touros ditos “melhoradores” já é uma prática comum em diversas propriedades, sendo a inseminação artificial (IA) uma importante aliada da difusão de genética. De forma geral, o uso da IA possibilita que o produtor escolha touros selecionados de qualquer região do mundo de acordo com seus interesses comerciais, acelerando a absorção das características desejadas no seu rebanho. No entanto, a eficiente utilização da IA requer boas taxas de detecção de cio ou a implantação de programas de IA em tempo fixo (IATF).
Além de dispensar a observação de cio e auxiliar o melhoramento genético do rebanho, a IATF traz como grandes vantagens o aumento da taxa de serviço (100% dos animais tratados são inseminados), a antecipação da prenhez na estação de monta (mais vacas prenhes no início da estação), a redução do intervalo entre partos e a formação de lotes homogêneos de bezerros. Outro ponto positivo é a concentração e otimização da mão de obra para a execução de tarefas específicas em momentos específicos do ciclo de produção como o manejo reprodutivo, o nascimento de bezerros, a desmama e a formação dos lotes de recria e engorda. Por esses motivos a IATF está ganhando espaço e credibilidade nas propriedades brasileiras a cada ano que passa.
No dia 08 de agosto, terá início o Curso Online Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em gado de corte e leite, que será ministrado pelo Médico Veterinário Carlos Antônio de Carvalho Fernandes, especialista em Produção de Ruminantes, Mestre em Reprodução Animal pela UFV, Doutor em Reprodução Animal e PhD em Biotecnologias da Reprodução pela FMVZ – UNESP – Botucatu. Atualmente Coordenador do Mestrado em Reprodução Animal da UNIFENAS e Diretor Técnico da Biotran.
Para melhorar a assimilação dos assuntos abordados o curso será divido em 5 Módulos:
•Módulo 1. Quais os conhecimentos sobre fisiologia e endocrinologia são necessários?
•Módulo 2. Quais os princípios básicos dos protocolos que funcionam
•Módulo 3. Triagem de animais. Por que é importante e o que avaliar
•Módulo 4. O que pode interferir nos resultados da IATF
•Módulo 5. implantar com sucesso a IATF em gado de leite e de corte
Clique aqui para ver a programação completa e se inscrever!
This post was published on 22 de agosto de 2011
Se você quer… 📍 Ter uma fazenda com mais lucro, satisfação, reconhecimento com mais harmonia.… Read More
O Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai está explorando a possibilidade de facilitar exportações… Read More
Os Estados Unidos deverão discutir em breve um projeto de lei para impedir que o… Read More
Pela primeira vez os suíços vão votar sobre um acordo comercial. A consulta popular a… Read More
O rastreamento dos fornecedores indiretos de gado dos frigoríficos para zerar o desmatamento nessa parcela… Read More
Uma nova cepa do vírus causador da peste suína africana (ASF) identificada na China tem… Read More
View Comments
GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA. COM O PASSAR DOS ANOS, DO APRIMORAMENTO DA TÉCNICA DA IATF, ESTA PODE A VIR PREJUDICAR O MERCADO DE TOURINHOS ? QUAL SERÁ O FUTURO DESTE MERCADO ?