Exemplares do livro “O Zebu na cozinha” já estão disponíveis para inscrições no II Fórum Zebu de Ponta a Ponta
2 de maio de 2013
Atacado – 30-04-2013
2 de maio de 2013

Conheça Julio Taborda, produtor de bovinos de corte nos municípios gaúchos de Quaraí, Santana do Livramento e Alegrete, no RS

Na fazenda de Alegrete, a parte de produção de bezerros (cria) é trabalhada. Em Quaraí, o foco fica com a recria dos machos e terminação das fêmeas que serão descartadas. Enquanto em Santana do Livramento, o trabalho é feito com engorda dos machos que serão vendidos para frigoríficos.

O produtor rural Julio Maria Costa Taborda Jr., de 50 anos, é natural de Porto Alegre, RS. Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1980, hoje, administra mais de 7.000 hectares de área pastoril nos municípios gaúchos de Quaraí, Santana do Livramento e Alegrete. Taborda possui ampla experiência internacional tendo completado sua pós-graduação em “Farm Management” pela Lincoln University, Nova Zelândia, e também tendo visitado diversas fazendas nos Estados Unidos e Nova Zelândia.

Logo após o término da faculdade de Agronomia, Julio trabalhou em uma empresa agropecuária na região da campanha gaúcha e também participou em pesquisas sobre plantas forrageiras. Grande parte da sua carreira, porém, foi dedicada a fornecer consultoria em produção animal e sistemas agropastoris à produtores da região durante os anos de 1985 e 1995. Durante esse período conheceu Márcia Polto, na qual tornou-se sua esposa, e passou a dar assistência e administrar as fazendas da família, atividade que realiza até o dia de hoje.

Trabalha com um sistema de produção de ciclo completo de bovinocultura de corte, onde há uma especialização de subsistemas em cada unidade de produção. Julio explica que na fazenda de Alegrete, por exemplo, a parte de produção de bezerros (cria) é trabalhada. Em Quaraí, o foco fica com a recria dos machos e terminação das fêmeas que serão descartadas. Enquanto em Santana do Livramento, o trabalho é feito com engorda dos machos que serão vendidos para frigoríficos.

Julio acredita que o maior desafio atual na pecuária brasileira é o alto custo de produção juntamente com os preços estagnados do mercado. Na empresa em que administra, ainda vê o alto custo de arrendamentos diminuírem as margens de lucro mas diz que uma escala maior contribui muito para o sucesso da empresa.

No ano que passou, afirma que o seu maior desafio foi conviver com custos altos e preços baixos pagos pelos animais, e no ano atual pretende melhorar a base forrageira de suas unidades e dar mais ênfase a animais com melhor qualidade genética. “Aposta que deverá abrir caminhos para a produção de carne de qualidade em condições de aceder a nichos de mercado que possam remunerar melhor o produto final,” diz.

Em relação ao BeefPoint, Julio conta que é um espaço que mantém os produtores atualizados com diversas informações em tempo real. Ele também gosta das várias notícias ilustradas e descontraídas que ainda permitem a interação com outras pessoas relacionadas à indústria. Porém, Julio acredita que o BeefPoint poderia melhorar e atrair mais leitores se tivesse um espaço maior com notícias dedicadas aos produtores gaúchos.

Bernardo Fernandes é estudante de Administração de Empresas e Economia na Georgia Regents University, cidade de Augusta, GA, USA.

1 Comment

  1. Gabriela Giacomini disse:

    Grande abraço ao Júlio Taborda, pecuarista muito competente e um dos grande clientes de Montana do RS!

plugins premium WordPress