Mercados Futuros – 03/05/07
3 de maio de 2007
Palestra divulga o manejo racional na Expozebu
7 de maio de 2007

Conheça como é feita a seleção de fêmeas na CFM

Na Agro-Pecuária CFM, as fêmeas também passam por uma rigorosa avaliação, em que são detectadas as principais características produtivas, entre elas fertilidade, precocidade sexual e habilidade materna. Para tanto, seguir alguns critérios é primordial.

Na Agro-Pecuária CFM, as fêmeas também passam por uma rigorosa avaliação, em que são detectadas as principais características produtivas, entre elas fertilidade, precocidade sexual e habilidade materna. Para tanto, seguir alguns critérios é primordial. Por exemplo: a estação de monta com duração média de 90 dias, que permite a concentração de nascimentos e a desmama dos bezerros no período em que o pasto ainda apresenta níveis adequados de nutrientes.

“Fêmeas que parem fora deste cronograma não conseguem emprenhar na próxima estação de monta, e acabam sendo descartadas”, ressalta Gabriela Giacomini, zootecnista da CFM. As novilhas são inseridas na estação de monta aos 24 meses de idade, sempre após avaliação individual completa. Importante: vacas e novilhas adequadas devem desmamar um BOM bezerro todo ano.

A CFM é pioneira no programa de seleção de novilhas super-precoces, que emprenham aos 14 meses de idade. Essa tarefa requer alguns cuidados especiais. Todas as fêmeas Nelore são colocadas aos 10 meses de idade, em média, com tourinhos selecionados de, aproximadamente, 24 meses de idade, numa estação de monta de 120 dias de duração.

Nas fazendas da CFM, cerca de 25% do total emprenham aos 14 meses de idade. Esse resultado é sinal claro de precocidade sexual e fertilidade do plantel. As fêmeas que não emprenham com essa idade são direcionadas para a estação de monta de 24 meses, entrando no ritmo normal das fazendas. Caso não emprenhem, são descartadas. O processo de seleção é rigoroso. Nenhuma falha de concepção é perdoada.

Fonte: Agro-Pecuária CFM

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress