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Five Guys: Conheça a história e a trajetória dessa rede incrível

O BeefPoint está realizando uma viagem técnica ao Texas dos dias 26 de março a 2 de abril. Nessa viagem, você terá a oportunidade de comer em uma das redes de fast food mais famosas dos EUA: a Five Guys! Confira abaixo a história incrível dessa rede!! Clique aqui para conhecer o roteiro completo.

A Five Guys Burger and Fries é uma rede de fast food dos Estados Unidos com 30 anos de existência, focada principalmente em hambúrgueres, cachorro-quente e batatas fritas.

Veja no final da matéria um vídeo feito por Miguel Cavalcanti, do BeefPoint e do AgroTalento, mostrando um dos restaurantes da rede Five Guys.

História

thefirstfiveguys2 A Five Guys está na região de Washinton, DC desde o início, em 1986, quando Jerry e Janie Murrell deram um sábio conselho aos quatro jovens irmãos Murrell: “Comecem um negócio ou vão para a faculdade”. A rota de negócios venceu e a família Murrell abriu a primeira lanchonete em Arlington, Virginia.

Sob a orientação de Jerry e Janie, a família Murrell servia apenas hambúrgueres feitos à mão preparados até a perfeição em uma grelha junto com batatas recém cortadas, fritas em puro óleo de amendoim. A pequena lanchonete rapidamente atraiu seguidores como um culto. A imprensa passou a prestar atenção nela. Os clientes votaram no hambúrguer como o “número 1” na área metropolitana.

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Durante os anos oitenta e noventa, a família Murrell aperfeiçoou seu sistema simples. A Five Guys era “o lugar” para se consumir um hambúrguer fresco e suculento, com todos os recheios que você poderia colocar entre dois pães frescos. Um quinto irmão nasceu e, à medida que sua família cresceu, também cresceram seus negócios. Mais quatro restaurantes foram abertos para acomodar a crescente clientela.

No começo de 2003, Jerry e Janie, junto com seus cinco “caras” – five “guys” – começaram a oferecer oportunidades de franquia. Em pouco menos de 18 meses, a Five Guys Enterprises vendeu opções para mais de 300 unidades. O enorme sucesso de franquear um restaurante local se tornou notícia, com artigos em publicações comerciais como Nation’s Restaurant News, Restaurant Business Magazine e the Franchise Times.

Agora, mais de 20 anos após a Five Guys ter aberto a primeira loja, há mais de 1.000 locais em todo o país e mais de 1.500 unidades em desenvolvimento. A Five Guys continua recebendo a atenção da mídia e cresce como um culto em todo o mundo.

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Conheça o homem por trás da Five Guys

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Para alcançar o sucesso, uma pessoa só precisa ter uma ideia e o entusiasmo para trabalhar nela. Foi assim que a pessoa por trás da famosa rede de fast food dos Estados Unidos, Five Guys, teve sua inspiração.

Jerry Murrell, junto com seus quatro filhos, Matt, Jim, Chad e Ben, constituem os “cinco caras” – five guys -, que dão nome à rede. Tendo a ideia em uma conversa com sua mãe que disse que se ele não estudasse, acabaria fritando hambúrguer em algum lugar, Jerry colocou todos os seus esforços para construir um restaurante de fast food que permitiria que as pessoas consumissem alguns dos melhores hambúrgueres.

“Estudei economia na Universidade de Michigan. Não tinha dinheiro e precisava de um lugar para ficar, então, comecei a tocar uma cozinha de uma casa de fraternidade.  Dei à cozinheira um aumento e deixei que ela fizesse os pedidos. Começamos a fazer dinheiro, porque ela sabia o que estava fazendo”, conta ele.

“Meus pais morreram no meu último ano de faculdade. Eu me casei, tive três filhos, divorciei, então, casei de novo. Mudei para o norte de Virginia e estava vendendo ações e títulos. Meus dois filhos mais velhos, Matt e Jim, disseram que não queriam ir para a faculdade. Eu os apoiei em 100%”. Eles usaram o dinheiro da faculdade para abrir a loja de hambúrguer.

“Três dias antes de abrirmos, eu ainda trabalhava como corretor de ações e títulos e estava em um hotel para uma reunião em Pittsburgh. Encontrei um livro no criado-mudo, próximo à Bíblia, sobre JW Marriott  – ele tinha um stand A&W que converteu na rede Hot Shoppes. Ele disse, ‘qualquer um pode fazer dinheiro com o negócio de alimentos desde que tenha um bom produto, um preço razoável e um local limpo’. Isso fez sentido para mim”.

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No primeiro restaurante, aberto em 1986, Jerry disse que costumava ler muitos livros de culinária francesa para chegar à melhor receita de batatas fritas. Ele disse que seus restaurantes nunca comprometeram a qualidade, mesmo com a expansão.

Compartilhando um pouco suas experiências de vida, ele disse que houve um tempo em que ele sugeriu usar uma única fatia de tomate em cada hambúrguer ao invés de duas, de forma que o custo pudesse ser minimizado. Isso gerou revolta em seus filhos e, como resultado, eles tiveram que aumentar os custos do hambúrguer, mas não reduziram a quantidade.

Ao invés de comprometer a qualidade, aumentar o preço para refletir os custos dos ingredientes pareceu ser a melhor opção para os proprietários da Five Guys. As pessoas comprarão hambúrguer e outras coisas se gostarem, sem se preocupar muito com o quanto custa.

“Descobrimos que nosso melhor vendedor é nosso cliente. Trate as pessoas direito, eles sairão e venderão para você. Desde o começo, eu queria pessoas que soubessem que estávamos colocando nosso dinheiro na comida. É por isso que a decoração é tão simples – azulejos vermelhos e brancos. Não gastamos nosso dinheiro em decoração. Vai tudo para a comida”.

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O cardápio da Five Guys gira em torno de seus hambúrgueres, que são acompanhados por queijo americano e tiras de bacon, queijo grelhado e vegetais. A rede também oferece cachorro-quente estilo kosher. As fritas são oferecidas por eles em dois estilos: Cajun e Five Guys. A Five Guys também oferece amendoins torrados para consumo dentro do restaurante. Esses amendoins não podem sair da loja para prevenir alergias.

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O tema básico de qualquer restaurante Five Guys é um layout vermelho e branco, conforme mostra a foto abaixo. Cozinhas abertas, uma única janela para pedidos são acompanhadas por um design sóbrio e elegante, acrescentando ambiência ao restaurante.

Eles também têm lousas nas paredes, cartões de notas, giz de cera, etc, para os clientes escreverem ou para ajudar os clientes surdos a fazer seus pedidos.

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A Five Guys já recebeu muitos prêmios desde que abriu seu primeiro restaurante. A rede recebeu a denominação de “Hambúrguer Número 1” pela Washington Magazine por sete anos, além de ser a marca de hambúrguer mais discutida na internet. A Five Guys também foi classificada como número 1 em termos de serviço e qualidade dos alimentos.

Assista abaixo um vídeo sobre a rede (em inglês):

Rede de mais rápido crescimento dos Estados Unidos

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De acordo com reportagem da Forbes, a rede é a de mais rápido crescimento nos Estados Unidos, dobrando em seus números de lojas desde 2009. Atualmente, a rede tem 1.039 lojas abertas nos Estados Unidos e Canadá e outras 1.500 que deverão abrir. De 2006 a 2012, a companhia cresceu em 792%, de acordo com o grupo de pesquisa em indústria de alimentos de Chicago, Technomic.

A Five Guys, que tem um misto de lojas pertencentes à companhia (200) e franquias (839) vende direitos de franquia na América do Norte. Dados de 2012 mostram receitas de mais de US$ 1 bilhão ao ano.

Os sete Murrells possuem participações iguais na companhia – de sua parte, que representa 75% do total. A Miller Investiments, da Filadelfia, possui 20% da companhia e alguns parceiros dos Murrells possuem os 5% restantes. Em 2012, a companhia tinha um valor de US$ 500 milhões, o que coloca a participação dos Murrells em US$ 375 milhões. Nada mal para um investimento inicial de menos de US$ 70.000.

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A Five Guys compete com gigantes do setor de hambúrgueres, como McDonald’s e Burger King, mas Murrell alega que nunca conseguirá competir com essas redes em termos de preços.

Algumas curiosidades sobre a Five Guys:

– Existem mais de 250.000 formas possíveis de pedir um hambúrguer na Five Guys.

– Não há congeladores nas lojas da Five Guys, somente refrigeradores. Nada é congelado.

– Em 2009, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, passou em uma loja da rede para comer um cheeseburger.

Veja a visita de Obama à rede:

– No ano seguinte, o jogador de golfe, Phil Mickelson, disse para vários repórteres que a Five Guys seria o melhor hambúrguer que ele já tinha provado (foi revelado uma semana depois que Mickelson era um investidor de franquias da Five Guys).

– A rede só serve hambúrgueres bem passados, alegando que assim alcança dois objetivos: garante um produto consistente e cumpre os padrões do código de saúde para carne moída.

– A Five Guys usa carne moída de qualidade contendo somente carne de novilhos e novilhas, que não incluem carne de vaca ou retalhos de gordura. A rede não usa procedimentos com amônia para tratar sua carne moída, de forma que não há o chamado “lodo rosa” – “carne bovina magra finamente texturizada” (LFTB, na sigla em inglês) conhecida popularmente como “lodo rosa” – em seus hambúrgueres.

– A Five Guys usa 100% óleo de amendoim que é refinado e contém somente conservantes suficientes (menos de .004%, de forma que o óleo não espuma quando coloca-se as batatas nele).

– Quando abriram a primeira loja, a Five Guys recebeu um telefonema do Pentágono pedindo pela entrega de 15 hambúrgueres. Jerry perguntou quando eles poderiam buscar a encomenda, porque eles não fazem entregas. Um almirante ligou para ele pessoalmente e disse: “Senhor Murrell, todo mundo entrega comida ao Pentágono”. Com isso, Matt e Jerry colocaram uma faixa enorme que dizia: “Absolutamente nenhuma entrega” na frente da loja.

– Uma das regras da cozinha da Five Guys é que não incluem timers (porque o bom cozinheiro sabe quando o alimento está pronto). As batatas fritas precisam ser chacoalhadas 15 vezes exatamente e a cebola e o bacon vão abaixo do hambúrguer, enquanto os picles e o tomate vão acima.

– Foi um vídeo falando da comida do Five Guys que levou à fama o crítico de alimentos americano, celebridade do YouTube e apresentador de televisão, Daymon Scott Patterson, conhecido como Daym Drops e Big Daym. O vídeo tornou-se viral com a música de Gregory Brothers. Graças a isso, ele ganhou um show culinário no Travel Channel, na televisão, chamado Best Daym Takeout, que terminou sua última temporada em 2013. O vídeo que originou a fama tem mais de 7 milhões de visualizações. Veja abaixo:

No SlideShare abaixo, feito pela companhia neozelandesa No Ordinary Franchises and Businesses, chamado “Como construir uma legião de fãs para seu negócio” (em uma tradução livre), são fornecidos dez segredos do sucesso da Five Guys: 

Segredo #1: Usar franquias para expansão de seu negócio

O fundador da rede, Jerry Murrell, era inicialmente contra franquias, alegando que não gostaria de ter “estranhos” utilizando seus conceitos. No entanto, seus filhos acabaram o convencendo a fazer isso.

Segredo #2: Contratar campeões

Quando decidiu abrir franquias de seu negócio, Murrell contratou a companhia especialista em desenvolvimento de franquias, Fransmart, e conheceu Mark Moseley, ex-estrela do futebol americano.

Murrell reconheceu a fome de sucesso de Moseley, mas não tinha ideia do quão bem sucedido ele seria nessa empreitada. “Mark disse que poderia vender 100 lojas no primeiro ano. Eu achei que isso era apenas outro jogador de futebol americano falando. Risquei o 100 [no contrato] e escrevi 20. Ele vendeu cerca de 350”.

Moseley não foi a única contratação brilhante de Murrell. Um de seus mais antigos funcionários foi o diretor de desenvolvimento de franquias para o Nordeste dos Estados Unidos, um homem conhecido apenas pelo nome McGuire.

Ele ficou famoso por distribuir hambúrgueres grátis em conferências e eventos, explicando que uma mordida no hambúrguer da Five Guys é o melhor impulso para vendas do que qualquer coisa que possa ser dita em palavras.

Segredo #3: Não desviar do principal

A Five Guys é famosa pelo que não faz, mais do que pelo que faz:

– Eles não fazem hambúrguer de frango, somente de carne bovina.

– Eles não têm drive-throughs, porque Murrell não acha que isso é adequado para um estabelecimento que se orgulha de ter hambúrgueres feitos a mão e “slow” fast food.

– Eles não fazem publicidade.

– Eles não usam outro óleo para fritar, além do óleo de amendoim, apesar de, ao fazer isso, eliminar os clientes que são alérgicos a amendoim.

– Eles não fazem entregas (nem para o Pentágono).

Segredo #4: Manter o controle

O acordo de franquia da Five Guys é tão rígido que até Murrell disse que não tem certeza se assinaria. Eles mantêm primeiro o direito de recusar os possíveis franqueados.

Segredo #5: Deixar o produto vender as franquias por você

“Acreditamos que o melhor vendedor que temos é o cliente bem em nossa frente”, disse Murrell. “Se o tratamos bem, ele vai sair e contar para todo mundo sobre isso. Isso é marketing para nós”. E onde os clientes vão, as franquias seguirão.

Segredo #6: Comprar de volta as franqueadas com resultados ruins

Apesar de a Five Guys ter uma grande legião de fãs nos Estados Unidos e dos rigorosos critérios de seleção, às vezes algumas franqueadas não têm bons resultados. Nesse caso, a estratégia é simplesmente comprá-las de volta. Até agora, isso já foi feito com 75 lojas.

Segredo #7: Construir a cultura certa

Um dos principais fatores do sucesso da Five Guys são os funcionários motivados e engajados, e isso é importante das lojas à gerência. Para garantir que os funcionários estão motivados e engajados como devem, a Five Guys usa compradores misteriosos para fazer auditoria do desempenho de todas as lojas.

Eles recompensam experiências excepcionais com o cliente com um bônus de US$ 1.000 por semana por loja, para ser dividido entre toda a equipe, de forma que todos ficam incentivados a ter bom desempenho.

Segredo #8: Adotar os conceitos mais quentes

A Five Guys teria sido tão bem sucedida se não tivesse se apoiado em duas das tendências mais quentes da indústria de food service de hoje – o boom dos “melhores hambúrgueres” e o formato “fast casual”? Provavelmente não, não importando se isso ocorreu por boa sorte ou boa gestão.

Segredo #9: Vender múltiplas unidades de franquias

Não se pode comprar direito de franquia da Five Guys para uma só loja, somente para um mínimo de cinco lojas, que fornecem franquias individuais com a oportunidade para um crescimento enorme – garantindo que eles tenham o capital inicial requerido, acesso a créditos e os locais certos.

Segredo #10: Expandir para fora, trabalhar com os locais

Mantendo a estratégia de fornecer aos franqueados locais a oportunidade de múltiplas lojas, mas em uma escala maior, a Five Guys tem um acordo com a firma de investimentos britânica gerenciada por Sir Charles Dunstone, fundador da rede varejista britânica de celulares, The Carphone Warehouse, para abrir de 200 a 300 lojas na Grã-Bretanha.

Eles também têm planos de entrar no mercado chinês e têm ofertas de investidores do Oriente Médio, mas estão tratando o mercado da Grã-Bretanha como um teste.

Assista ao vídeo: Five Guys Burgers – Conheça a rede de hamburguerias dos EUA, por BeefPoint:

Esse é um dos Super-Artigos preparados pela Equipe BeefPoint. É um trabalho de pesquisa com diversas fontes, matérias, vídeos e apresentações. Esperamos que você goste. Sugestões são muito bem-vindas.

Clique aqui para participar da Viagem Técnica ao Texas.

Fonte: Five Guys, http://businesswolf.org, Forbes, http://www.inc.com e www.thrillist.com.

3 Comments

  1. Pedro Castanheira disse:

    É interessante a forma como nasceu e cresceu esta marca de hamburgueres num país onde a concorrência é muito grande.
    Eu estou a criar e a lançar uma nova marca de hamburgueres em Portugal e estou a estudar qual a melhor maneira de comunicar o produto através das redes sociais.
    A Qualidade do produto e o Serviço são preocupações máximas e já conseguimos ser reconhecidos como tal por quem nos conhece, agora falta andarmos na boca do mundo e aí o querermos entrar nas redes sociais mas falta-nos o click.
    Vou continuar a acompanhar as vossas ações e mais tarde voltaremos a falar.
    Obrigado

  2. Fabricio disse:

    Bom case de sucesso! Percebe-se claramente no negócio a objetividade dos donos! Muito bom!!!

  3. ivanildo filho disse:

    muito bom poder sentir essa forma de trabalho, queria poder ter condições e aderir este ensinamento em minhas atividades….

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