Atacado – 02/08/11
2 de agosto de 2011
Fatores que afetam o progresso genético do rebanho
3 de agosto de 2011

Conheça a ferramenta de mercado futuro para gerenciar riscos em seu negócio

Os mercados futuros foram desenvolvidos com o objetivo de atenuar os problemas na comercialização das safras decorrentes da sazonalidade dos produtos agrícolas e podem ser utilizados como mecanismos de proteção de preço.

Os mercados futuros foram originalmente desenvolvidos para atender às necessidades de produtores e comerciantes. O objetivo era atenuar os problemas na comercialização das safras, decorrentes da sazonalidade dos produtos agrícolas. A safra geralmente acontece apenas uma vez ao ano, mas a matéria-prima era demandada por consumidores e processadores ao longo de todo o ano.

Ultimamente têm se intensificado os movimentos de altas e baixas dos negócios ligados à área agropecuária. Com a crescente competitividade, volatilidade, lucros incertos e declinantes é necessário ferramentas para se proteger contra tais oscilações.

No início do investimento, tudo parece estar perfeito: preços em alta, preços de milho e soja em baixa, lucros aumentando e com expectativa de aumentar ainda mais. De repente todo cenário se inverte, causando um tremendo prejuízo para quem não utilizou mecanismos eficientes para proteção de preços.

Mas esses riscos são possíveis de serem administrados com estratégias simples do mercado futuro, além da ferramenta oferecer garantia de qual será a rentabilidade da atividade.

Os conceitos básicos, a mecânica operacional, a relação dos preços à vista e futuro, o mercado de opções sobre futuros e o desenvolvimento de mercados futuros você vai aprender no Curso Online Mercados futuros como ferramenta para o gerenciamento de risco, que começa no dia 17 de agosto.

Para facilitar o estudo, o curso será dividido em 5 módulos que tratarão dos seguintes temas:

• Módulo 1. Conceitos básicos sobre mercados futuros
• Módulo 2. Mecânica operacional dos mercados futuros
• Módulo 3. A relação dos preços à vista e futuro
• Módulo 4. O mercado de opções sobre futuros
• Módulo 5. Desenvolvimento e inovações em mercados futuros

O instrutor do curso é Alberto O´Farrill V. Pessina, engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, diretor executivo da Aliança Pecuarista e da Agropecuária Pessina Ltda., confinamento de 6.000 cabeças.Alberto participa do planejamento e implantação de todas as atividades da empresa e opera no mercado futuro do boi há mais de 13 anos, estruturando as operações de hedge na empresa.

Para ver a programação detalhada do Curso Online Mercados futuros como ferramenta para o gerenciamento de risco e fazer sua inscrição, clique aqui.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress