Agro gerou 32,9 mil vagas de trabalho em janeiro
18 de março de 2021
Prime Cater apresenta linha de carnes orgânicas em porções
18 de março de 2021

Congresso mantém veto de Bolsonaro a auxílio emergencial rural

O Congresso Nacional decidiu manter os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao pagamento de um auxílio emergencial rural aos agricultores familiares sem acesso a políticas públicas, os chamados “produtores invisíveis”. A proposta, aprovada ainda em 2020, previa o pagamento de cinco parcelas de R$ 600 aos trabalhadores que não receberam o auxílio emergencial do governo durante a pandemia. 

Segundo o deputado Zé Silva (SD-MG), relator da proposta no ano passado e autor do substitutivo aprovado, foi feito um acordo entre a oposição e a liderança do governo para manter os vetos e aprovar, nas próximas semanas, a urgência de um projeto de lei do Partido dos Trabalhadores (PT) com medidas de ajuda à agricultura familiar similares às previstas no texto original da lei.

Ao vetar a criação do auxílio rural, o governo alegou que a proposta não tinha estimativa do impacto orçamentário. O Executivo disse também que esses agricultores familiares podem ser enquadrados como trabalhadores informais, fazendo jus ao auxílio emergencial geral, que atende toda a população. 

Outros pontos vetados prorrogavam dívidas e criavam linhas de crédito aos pequenos produtores. Por ser a Casa originária da lei, apenas a Câmara dos Deputados analisou os vetos. Com a manutenção, os senadores não precisaram votar. 

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress