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Confira como Gustavo Figueiredo pensa e analisa o mercado do boi gordo [Série analistas de mercado]

O tema mercado do boi gordo é um dos mais relevantes relacionado a rentabilidade do setor pecuário. Por isso é o assunto mais procurado, conversado e discutido. Entender as tendências de mercado dos mais diversos fatores que influenciam o mercado do boi é fundamental para se planejar e aproveitar as oportunidades. Com o objetivo de conhecer os principais profissionais que trabalham direta e indiretamente com análise de mercado pecuário, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas para compartilhar o trabalho destes profissionais, buscamos reunir informações consistentes sobre o tema. Confira entrevista com Gustavo Figueiredo!

O tema mercado do boi gordo é um dos mais relevantes relacionado a rentabilidade do setor pecuário. Por isso é o assunto mais procurado, conversado e discutido. Entender as tendências de mercado dos mais diversos fatores que influenciam o mercado do boi é fundamental para se planejar e aproveitar as oportunidades.

Com o objetivo de conhecer os principais profissionais que trabalham direta e indiretamente com análise de mercado pecuário, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas para compartilhar o trabalho destes profissionais, buscamos reunir informações consistentes sobre o tema.

Queremos conhecer mais como essas pessoas pensam, o que prestam atenção, o que consideram mais importante e o que sentem falta ao fazer seu trabalho de análise de mercado.

Para conhecer melhor quem tem se destacado no mercado pecuário no Brasil, acompanhe nossa série de entrevistas.

Confira a entrevista com Gustavo Figueiredo zootecnista e atua na área financeira do Confinamento Tabaju.

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Gustavo iniciou a carreira trabalhando na área técnica com classificação e tipificação de carcaças, treinamento de bem estar animal, aquisição de bovinos e certificação de fazendas e, finalmente, entrou na área financeira com operações de mercado futuro de boi gordo contratos a termo e especulação no Frigorífico Bertin.

Hoje trabalha no confinamento Tabajú, total de 25 mil animais confinados ao ano (proprietário Sr. Diogo Castilho). Seu trabalho consiste em analisar o mercado físico e financeiro (BM&F) do boi gordo, com objetivo de fixar preços de venda da arroba (hedge) ao longo do ano. Através desta análise diária, tomam decisões como  a de escolher o melhor momento de comprar o gado magro, reduzir ou aumentar preço/arroba de compra do gado magro, e mais exatidão para realizar o hedge.

BeefPoint: Quais as principais ferramentas para conseguir analisar o mercado de forma ampla?


Gustavo Figueiredo: Análise meteorológica, oferta/demanda e preços (boi gordo e carne) acompanhando escalas dos frigoríficos em todo o Brasil.

Também sobrevoamos alguns confinamentos, em vários estados do Brasil, para analisar quantidade de animais confinados. Isso nos permite tomar decisões de médio prazo, antecipadamente.

BeefPoint: Quais são os gráficos que você acompanha diariamente para fazer uma boa análise?

Gustavo Figueiredo: Não tenho o hábito de acompanhar análise de gráfico. Sou mais fundamentalista. Aprendi isto com o Sr. Diogo Castilho. Trabalho (90%) em cima de oferta e demanda (escalas de frigorífico e venda de carne, consequentemente, preços).

Porém, não desconsidero o acompanhamento de alguns dados históricos que são totalmente relevantes (ciclo pecuário, abate mensal, volume de exportação, etc).

BeefPoint: Quais são os principais indicadores para analisar o mercado do boi, na sua opinião?

Gustavo Figueiredo: Os principais indicadores são: margem do frigorífico (relação arroba x carne), dias de escala dos frigoríficos brasileiros, consequentemente preços e suas tendências.

Estas informações são analisadas diariamente e ao longo do dia, pois uma tendência (alta/baixa da arroba) pode inverter de forma muito rápida.

BeefPoint: O que você le de notícias, análises e relatórios de mercado? Quais são as leituras indispensáveis?

Gustavo Figueiredo: Relatórios da FNP.

Textos indispensáveis:

– Rodrigo Albuquerque (site do Beepoint)

– Lygia Pimental (FCStone)

– Leandro Bovo (publicados pela Scot Consultoria)

– Maurício Nogueira (Bigma Consultoria)

Aconselho, para quem nunca ouviu falar em Twitter, abrir uma conta e acompanhar, diariamente, conversas sobre “#boigordo”.

BeefPoint: Quais os principais fatores devemos olhar pelo lado da oferta e do consumo para uma análise de curto e médio prazo?

Gustavo Figueiredo: Como já dito anteriormente, escalas de abate dos frigoríficos junto com acompanhamento diário de oferta de boi gordo nas mãos dos intermediários (boi de pasto, semi e confinamento). Avaliar, sempre na entressafra, concentração de animais confinados e tentar estimar o período de abate dos mesmos.

BeefPoint:  Você poderia nos contar uma história ou um acontecimento, em que conseguiu entender as relações do mercado, fazer uma análise correta da situação, e acertar a tendência de preços? Quais as lições você tirou desse episódio?

Gustavo Figueiredo: Este ano, acertamos a análise para o mês de Julho/13. Comparando preço de gado magro (fev/março/abril 2013) x mercado futuro (Julho/13), a conta não fechava. E acompanhando a meteorologia vimos que a chuva se prolongou por mais tempo, logo o primeiro turno do confinamento foi fechado com alguns dias de atraso, levando a concentração de abate do primeiro turno para Agosto/13 e não julho/13. Com essas análises aumentamos o volume de animais que seriam abatidos em julho/13. Final de julho confirmamos uma alta expressiva.

Quanto a lição, é mais fácil tirar lição de um erro.

BeefPoint: Você poderia nos contar uma história ou um acontecimento, em que aconteceu o contrário, onde não conseguiu entender as relações do mercado, fazer uma análise correta da situação, e errou a tendência de preços? Quais as lições você tirou desse episódio?

Gustavo Figueiredo: No ano de 2010, foi feito hedge de todo abate de outubro/10 a R$ 95,00 a R$ 100,00 por arroba, não antecipei a alta que viria ocorrer. Neste período a renda per capita do brasileiro aumentou consideravelmente, o consumo estava aquecido, crédito voltou mais forte pós crise 2008 e a falta de oferta impulsionou o aumento da arroba para o patamar de R$ 110,00 a 120,00/arroba.

O erro ensinou a utilizar de forma mais consistente as opções de compra e venda, existentes no mercado futuro.

BeefPoint:Em sua opinião, quais são os principais dados em falta na pecuária brasileira para que se possa fazer uma análise consistente do mercado? O que poderia ser feito para reduzir esse problema? Qual órgão poderia contribuir de forma mais efetiva?

Gustavo Figueiredo: Para melhorarmos dados, seria importante mapearmos de forma correta o nosso rebanho (confinamentos, semi confinamentos e pasto). Esses dados são muito subjetivos.

O pecuarista precisa abrir mais sua planilha em invés de esconder dados, negócios e resultados.

Precisamos de uma classe muito mais unida em invés de ser individualista, como a maioria é.
 Lógico que nosso governo deve fazer sua parte, porém os pecuaristas devem ajudar também. Uma mão lava a outra!

BeefPoint: Qual o maior desafio do analista do mercado da pecuária?

Gustavo Figueiredo: O maior desafio é antecipar o movimento futuro e agir em cima dessa visão. Enxergar antecipadamente um movimento de mercado que possa vir a ocorrer, ás vezes, pode ser simples, porém agir em cima do inexistente é muito difícil.

BeefPoint: Qual profissional da área é sua referência?

Gustavo Figueiredo: Diogo Castilho (Fazenda Tabajú), com ele adquiri todo aprendizado em mercado futuro (boi gordo, índice bovespa, dólar e DI).

obs: O próprio Diogo, está envolvido em todas as operações, diárias, citadas anteriormente nas respostas.

BeefPoint: Qual conselho você daria para quem quer começar a trabalhar na área?

Gustavo Figueiredo:  Procure pessoas experientes e que tenham muito contato no meio pecuário, quanto mais informação maior a precisão de suas ações e decisões.

Comentário BeefPoint: Nosso muito obrigado a Gustavo Figueiredo, por contribuir com nossa série de entrevistas. Muito bom conhecer uma forma diferente de analisar o mercado, baseada na prática e também em visitas a confinamentos, assim como em troca de informações. Muito Obrigado pelos conselhos para aqueles que iniciam esta atividade e pelo incentivo à união do pecuarista.

Veja as entrevistas da série:

O mercado te amassa quando você acha que sabe tudo sobre ele [Rodrigo Albuquerque]

Aprenda o operacional e evite surpresas desagradáveis no seu negócio! [Flavio Abdo Saraiva Santos]

Série analistas de mercado: uma análise bem embasada, justamente pela dificuldade de ser produzida, traz retorno! [Fabiano Tito]

Série analistas de mercado: tenha uma visão ampla do mercado, seja muito observador, crítico e conheça pessoas [Celso Affonso Filho]

Série analistas de mercado: o maior desafio é conscientizar o pecuarista que ele deve utilizar ferramentas de proteção que existem no mercado [Guilherme Reis]

Confira como Rogério Goulart, editor da Carta Pecuária, pensa e analisa o mercado [Série analistas de mercado]

Veja como Lygia Pimentel estuda e analisa o mercado [Série analistas de mercado]

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