O Risco da “Mala sem Alça”
6 de outubro de 2004
Enquete BeefPoint: como promover a união dos produtores
8 de outubro de 2004

Concentração e Digestibilidade da FDN da Silagem sobre o Desempenho de Bovinos

Por: Zinaldo Firmino da Silva1 e Thiago Fernandes Bernardes2

Os ruminantes necessitam de suficientes quantidades de fibra em detergente neutro (FDN) na dieta para manter a função ruminal e maximizar a produção. Devido à concentração da FDN da forragem na dieta estar intimamente relacionada com a atividade de mastigação e ser um determinante do pH do rúmen, as rações são freqüentemente formuladas para um específico conteúdo de FDN oriundo da forragem. Contudo, o conteúdo da FDN de forragens varia grandemente, dependendo da espécie, maturidade e do ambiente de crescimento.

A digestibilidade da FDN é uma das características importantes na qualidade da forragem, devido a grande variação em sua degradabilidade ruminal, sendo esta uma função da fração potencialmente digestível e da taxa de digestão ou passagem. Grant et al. (1995) e Dado & Allen (1996), alimentaram vacas em lactação com silagens contendo similar conteúdo de FDN e de proteína bruta (PB), e com diferente digestibilidade da FDN e observaram maiores consumos de matéria seca (CMS) e produção de leite (PL) para as vacas que consumiram silagens com maiores coeficientes de digestibilidade.

Com objetivo de relacionar os efeitos da digestibilidade da FDN das silagens com o desempenho de vacas leiteiras, Oba & Allen (1999) analisaram as médias de 13 tratamentos com diferentes grupos de forragens. Os resultados confirmaram que as forragens com alta digestibilidade da FDN foram associadas com maior CMS, PL e PL corrigida (PLC). Nesta avaliação a composição do leite não foi influenciada, embora as forragens com alta digestibilidade da FDN tenham sido associadas com menor pH ruminal. Os autores encontraram uma relação linear entre o aumento da digestibilidade da FDN e a resposta animal, onde para cada unidade de aumento da digestibilidade ocorreu elevação de 0,17 kg no CMS, 0,23 kg na PL e 0,25 kg para PLC.

O melhoramento genético vegetal tem proporcionado o surgimento de híbridos com maior coeficiente de digestibilidade de fração fibrosa. Híbridos de nervura marrom (bm3) têm apresentado menor concentração de lignina e maior coeficiente de digestibilidade in vitro da FDN, com pouca alteração no conteúdo da FDN e PB (Moreira et al., 2003). Com o objetivo de mostrar que a digestibilidade da FDN é tão importante a ponto de influenciar o desempenho animal, independente da concentração da FDN na dieta, Oba & Allen (2000) avaliaram o efeito da digestibilidade da FDN da silagem de milho [bm3 (DIVFDN = 55,9%) versus milho normal (DIVFDN = 46,5%)] e a concentração da FDN da dieta (29 e 38%) sobre o CMS e utilização da energia e PL de oito vacas da raça Holandesa de alto potencial de produção.

Os resultados apresentados na Tabela 1 evidenciaram que as dietas com maior digestibilidade da FDN da silagem (bm3) proporcionou maior desempenho quando comparado a dieta com silagem de milho normal, mesmo quando era alta a concentração da FDN da dieta.

Tabela 1. Efeito da silagem a partir do híbrido de milho de nervura marrom (bm3) e do milho controle, em dietas com duas concentrações da FDN, sobre o CMS e PL.


As sementes comerciais do híbrido bm3 apresentam alto custo, limitando sua utilização, porém, alguns autores têm recomendado que a forma para aumentar o retorno sobre o investimento atribuído a esse híbrido é a sua utilização em maior proporção na dieta. Entretanto, algumas fazendas têm produzido silagens de alta qualidade devido aos cuidados tomados durante todo o processo de ensilagem (escolha do híbrido, preparo do solo, corte, colheita, picagem, compactação, vedação e uso de aditivos), porém, com alta freqüência têm ocorrido erros no dimensionado dos silos, provocando grandes perdas durante o fornecimento da silagem aos animais.

Estreita relação entre a baixa preservação da silagem e a redução da digestibilidade da FDN tem sido evidenciada em muitas pesquisas. Bolsen et al. (2002), avaliaram o valor nutritivo de dietas contendo 90% de silagem de milho e 10% de concentrados (com base na matéria seca, MS) sobre a digestibilidade dos nutrientes, entre eles a FDN, por meio de marcadores internos, utilizando-se de 20 novilhos cruzados. Os tratamentos foram constituídos por diferentes proporções de silagem normal e deteriorada na dieta, sendo: A) 100% normal, B) 75% normal e 25% deteriorada, C) 50% normal e 50% deteriorada e D) 25% normal e 75% deteriorada (Figura 1).


Figura 1. Efeito da presença de silagem deteriorada na dieta de bovinos sobre a digestibilidade da FDN
Fonte: Adaptado de Bolsen et al. (2002)

A silagem deteriorada apresentou valor de pH mais elevado, resultante do consumo de ácidos orgânicos pelos microrganismos aeróbios, menor teor de MS e de matéria orgânica (MO), e maiores teores de PB, FDN e de fibra em detergente ácido (FDA). O alto conteúdo de cinzas e das frações fibrosas (FDN e FDA) da silagem deteriorada foi associado com a baixa eficiência de preservação e ampla diminuição da MO durante a fase aeróbia, de fermentação e de armazenamento.

Dessa forma, de nada adiantará escolher uma variedade ou híbrido de milho, com maior coeficiente de digestibilidade, se os princípios básicos da confecção da silagem e manejo correto dos silos não forem obedecidos.

Referência bibliográfica

BOLSEN, K. K.; WHITLOCK, L. A.; URIARTE-ARCHUNDIA, M. E. Effect of surface spoilage on the nutritive value of maize silage diets. In: THE INTERNATIONAL SILAGE CONFERENCE, 13th, 2002, Auchincruive, Proceedings… Auchincruive, 2002, p.76-77.

DADO, R. G.; ALLEN, M. S. Enhanced intake and production of dary cows offered ensiled alfafa with higher neutral detergent fiber digestibility. Journal of Dairy Science, n.3, v.79, p.418-428, 1996.

GRANT, R. J.; HADDAD, S. G.; MOORE, K. J. et al. Brown midrib sorghum silage for midlactation dairy cows. Journal of Dairy Science, n.9, v.78, p.1970-1980, 1995.

MOREIRA, V. R.; SANTOS, H. S.; SATTER, L. D. et al. Produção de leite de vacas alimentadas com alta proporção de forragem em dietas. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, n.2, v.55, p.197-202, 2003.

OBA, M.; ALLEN, M. S. Evaluation of the importance of the digestibility of neutral detergent fiber from forage: effects on dry matter intake and milk yield of dairy cows. Journal of Dairy Science, n.3, v.82, p.589-596, 1999.

OBA, M.; ALLEN, M. S. Effects of brown midrib 3 mutation in corn silage productivity of dairy cows fed two connnetrations of dietary neutral detergent fiber: 1. Feeding behavior and nutrient utilization. Journal of Dairy Science, n.6, v.83, p.1333-1341, 2000.
________________________________________________
1Zootecnista e Mestre em Produção Animal
2Doutorando em Zootecnia FCAV/UNESP/Jaboticabal

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress