Mercado Físico da Vaca – 10/03/10
10 de março de 2010
Mercados Futuros – 11/03/10
12 de março de 2010

Competição brasileira preocupa australianos

Previsões confirmaram que a Indonésia é um mercado cada vez mais importante para a carne bovina australiana e para o comércio de animais vivos. "No entanto, um risco negativo para essa previsão é a possibilidade de maior competição com a carne bovina brasileira. No começo de setembro de 2009, o Governo da Indonésia emitiu um decreto ministerial permitindo importações de carne bovina sem osso do Brasil. O efeito nas exportações de carne bovina australiana dependerá de uma série de fatores, como preço e preferência dos consumidores. Enquanto a Austrália tem uma vantagem de frete, o Brasil é um produtor de menor custo".

As previsões feitas pela Agência Australiana de Agricultura e Recursos Econômicos (Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics – ABARE) confirmaram que a Indonésia é um mercado cada vez mais importante para a carne bovina australiana e para o comércio de animais vivos.

A região norte da Austrália aproveitará os benefícios desse crescente mercado asiático, uma vez que os produtores podem se defender da competição com a América do Sul.

A ABARE previu que as exportações de carne bovina da Austrália à Indonésia deverão aumentar em 16%, para 44.000 toneladas em 2009-10 graças à crescente demanda do país. Isso será um pouco contido pela alta taxa de câmbio da Austrália. Entretanto, com a demanda da Indonésia por carne bovina e bovinos vivos crescendo, esse continuará sendo um dos mercados mais atrativos para a Austrália de médio a longo prazo.

As importações de gado vivo australiano pela Indonésia aumentaram em 28%, para 700.000 cabeças em 2008-09, com a demanda de importação crescendo bem após a expansão da infra-estrutura dos estabelecimentos de engorda da Indonésia. As exportações australianas de bovinos vivos à Indonésia deverão aumentar em 5%, para 735.000 cabeças em 2009-10 e mais 2%, para 750.000 cabeças em 2010-11.

“No entanto, um risco negativo para essa previsão é a possibilidade de maior competição com a carne bovina brasileira. No começo de setembro de 2009, o Governo da Indonésia emitiu um decreto ministerial permitindo importações de carne bovina sem osso do Brasil. O efeito nas exportações de carne bovina australiana dependerá de uma série de fatores, como preço e preferência dos consumidores. Enquanto a Austrália tem uma vantagem de frete, o Brasil é um produtor de menor custo”.

Acredita-se que a integração do comércio de bovinos vivos australianos na cadeia de fornecimento de carne bovina da Indonésia através dos estabelecimentos de engorda dará à Austrália um impulso nessa área.

A reportagem é do FarmOnline, traduzidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress