Companhia mexicana de biodigestores converte esterco em biogás e fertilizantes orgânicos

A Sistema Biobolsa, uma empresa sediada na Cidade do México e fundada em 2009 por Alex Eaton e Camilo Pagés, fornece biodigestores, que podem converter o esterco animal em biogás e fertilizantes orgânicos.

“Eu cresci em uma pequena fazenda nos Estados Unidos e percebi que, embora os pequenos agricultores ofereçam 80% de alimentos em todo o mundo, eles não têm acesso a tecnologia, treinamento e crédito justo”, explica Eaton, diretor-executivo. “Eu projetei biodigestores porque no campo há um excesso de lixo orgânico que pode ser convertido em uma fonte confiável de energia”. Seu produto ajuda a economizar energia – e ajuda os agricultores a poupar dinheiro.

Um biodigestor é uma espécie de bolsa feita de um material denso e impermeável que é colocado numa longa vala escavada no chão. É alimentado diariamente com resíduos agrícolas orgânicos. Dentro do reator, o esterco é misturado à água, criando um ambiente livre de oxigênio onde prosperam as mesmas bactérias que são ativas no estômago das vacas ou dos porcos.

A bactéria se alimenta dos resíduos, gerando um biogás renovável e rico em metano que pode ser canalizado diretamente para o fogão do fazendeiro ou para o aquecedor de água quente, ou usado em motores, bombas ou geradores. O processo também produz biol, um fertilizante orgânico que pode substituir produtos químicos, aumentando a produtividade das culturas e, ao mesmo tempo, melhorando a qualidade do solo.

Os benefícios econômicos são consideráveis. “Uma família pequena geralmente gasta cerca de 300 pesos (US$ 17) por mês em energia e outros 300 pesos em fertilizantes. Todos esses custos podem ser reduzidos com o uso de um biodigestor”, diz Eaton. “A economia em uma fazenda maior pode chegar a milhares de pesos por mês”.

Além disso, uma vez que os agricultores atendem suas próprias necessidades energéticas, podem vender o excedente, gerando uma fonte adicional de renda para suas famílias. Os clientes também notaram melhora da saúde respiratória à medida que se afastaram da lenha tradicional.

O estrume produzido por duas vacas pode atender às necessidades de uma família, enquanto o estrume de 200 vacas pode produzir energia renovável suficiente para ser agregada à rede elétrica de uma comunidade. Os sistemas custam entre 10. 000 e 500.000 pesos, dependendo do tamanho, e podem ser comprados através do microcrédito da Kiva, uma plataforma que visa reduzir as barreiras financeiras. O sistema fornece um retorno sobre o investimento dentro de 8 a 16 meses e tem uma expectativa de vida de cerca de 30 anos.

Com escritórios no México, na Colômbia, na Nicarágua e no Quênia, a empresa já instalou 3.200 sistemas no total e tratou mais de 4 milhões de toneladas de resíduos. “Nós exportamos para 16 países, incluindo os Estados Unidos, a América Central e a América do Sul”, diz Eaton.

Em cinco anos, a empresa espera estar instalando sistemas em um ritmo de mais de 10. 000 por ano no México e até 50. 000 em todo o mundo. Para conseguir isso, o Sistema Biobolsa está se concentrando em melhorar sua rede de distribuição e também na formação de alianças com órgãos governamentais e líderes empresariais no setor de energia e agricultura no México, na América Central e no Caribe.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Share
Published by
Equipe BeefPoint

Recent Posts

Brasil registra 4.683 casos confirmados de coronavírus até 31/03

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até às 11h55 desta terça-feira (31), 4.683 casos confirmados… Read More

31 de março de 2020

Nova Zelândia: setor suíno pode sofrer crise de bem-estar animal

A decisão do governo de excluir açougueiros independentes da lista essencial de negócios causará uma… Read More

31 de março de 2020

Nova Zelândia: frigoríficos continuam abertos, mas o processamento levará mais tempo

As empresas de carne da Nova Zelândia criaram agora um conjunto de protocolos que permitirão… Read More

31 de março de 2020

JBS corta produção de carne bovina nas instalações dos EUA

A JBS USA reduzirá a produção de carne bovina por duas semanas em uma instalação… Read More

31 de março de 2020

Plataformas digitais em alta no campo

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os serviços digitais voltados ao agronegócio têm auxiliado… Read More

31 de março de 2020

Conab adota medidas para garantir continuidade de serviços essenciais

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informa que adotou medidas para garantir a continuidade de… Read More

31 de março de 2020