Carne japonesa Wagyu enfrenta desafio no mercado australiano
24 de agosto de 2018
Balizador de Preços do Boi Gordo GPB – Boletim de 24-agosto-2018
24 de agosto de 2018

Como tornar o mundo um lugar melhor

A fala de George Bernard Shaw era de que “todo o progresso depende do homem irracional”. Ele não está errado. O homem racional se curva para o mundo, porque ele insiste para si mesmo que o mundo é assim por uma razão. O homem irracional não aceita isso e tenta – às vezes com futilidade, às vezes com sucesso – curvar o mundo à sua vontade.

Então, onde é que isso deixa os estoicos, dados seus repetidos ensinamentos sobre viver de acordo com a natureza e sua ênfase em se submeter à razão? Surpreendentemente, ainda no campo do homem irracional. O homem que se recusa a se adaptar ao mundo.

Veja Cato e Marco Aurélio, dois homens que viveram em meio ao declínio e decadência de Roma, dois homens ricos e poderosos que poderiam facilmente ter feito o que os homens mais ricos e poderosos fizeram.

Mas eles nunca fizeram. Em vez disso, eles se mantinham em padrões incrivelmente altos de comportamento e moralidade pessoal. Como resultado, eles permaneceram como faróis de inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo, em suas vidas e muito depois.

Veja Epicteto, cujo nome em grego significa “adquirido”. Ele se submeteu a essa identidade como escravo? Ele ouviu o mundo quando lhe disseram que sua vida era inútil e sem sentido? Não, claro que não. E como resultado, ele não apenas adquiriu sua própria liberdade, mas ajudou inúmeras pessoas a adquirirem as suas próprias através do estudo da filosofia.

Lembre-se: O estoico cria progresso no mundo por sua própria insensata insistência em autodomínio, autodisciplina e auto-realização. O estoico é louco o suficiente para não aceitar os compromissos que outras pessoas usam para racionalizar fraquezas e indulgências.

O estoico vê uma chance de 1% de sucesso e diz para si mesmo “Bem, então este resultado está no meu controle e eu vou trabalhar para que isso aconteça.” O estoico cultivou uma cidadela interior de força que lhes permite suportar as coisas que pessoas lógicas – homens racionais – acreditam que não valem a pena.

É assim que eles fazem do mundo um lugar melhor. E é assim que você também pode.

Fonte: Daily Stoic, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress