Chile habilita importação de carne bovina de Mato Grosso do Sul
7 de janeiro de 2019
Nova pesquisa: Emissões de metano do gado não têm efeito detectável no clima
7 de janeiro de 2019

Como desenvolver melhores hábitos em 2019

Artigo de Ryan Holiday

Quase todo mundo quer cultivar melhores hábitos. O problema é que muito poucos de nós querem fazer o trabalho para tornar esses hábitos uma realidade. Esperamos que eles se desenvolvam magicamente, que um dia acordaremos (cedo, sem sequer considerar o botão soneca) e vamos direto para a academia. Então, teremos um café da manhã saudável e nos sentaremos com o projeto criativo que estamos adiando há meses. Em algum momento, nosso desejo de fumar, mentir ou reclamar desaparecerá misteriosamente também.

A realidade? Isso nunca aconteceu com ninguém, e isso nunca vai acontecer. Isso é o que inspirou a famosa citação de Epiteto de 2.000 anos atrás: “Quanto tempo você vai esperar antes de exigir o melhor para si mesmo?” Ele está realmente perguntando por quanto tempo você vai esperar até que você exija o melhor de si mesmo.

Eu sei que quero comer melhor e estar mais presente. Por muito tempo, eu queria fazer flexões todos os dias. Eu também quero trabalhar menos e gastar menos tempo verificando meu telefone. Eu quero começar a dizer não, então posso dizer sim às coisas que tenho adiado. Mas eu queria fazer essas alterações há muito tempo. Como faço para transformar minhas vagas esperanças em realidade?

Para começar, preciso desenvolver melhores hábitos, melhor responsabilização e uma visão mais clara do meu dia-a-dia. Aqui estão os passos que estou tomando. Estamos todos sob a pressão de um novo ano, e se não o fizermos agora, quando é que vamos?

Pense pequeno – muito pequeno

O escritor James Clear fala muito sobre a ideia de “hábitos atômicos” (e tem um livro realmente bom com o mesmo título). Um hábito atômico é um pequeno hábito que faz uma enorme diferença em sua vida. Ele fala sobre como a equipe de ciclismo britânica passou por uma enorme virada, concentrando-se em melhorias de 1% em todas as áreas. Isso parece pequeno, mas se acumula e aumenta consideravelmente. Ele enfatiza o pensamento pequeno com grandes hábitos. Não se prometa que você vai ler mais; em vez disso, comprometa-se a ler uma página por dia. Pensar grande é ótimo, mas pensar pequeno é mais fácil. E é mais fácil o que procuramos quando se trata de começar. Porque uma vez que você começou, você pode construir.

Crie um lembrete físico

Um totem físico pode tornar o hábito ou padrão que você está tentando se envolver em algo mais do que uma ideia, e isso ajuda muito. O autor e ministro Will Bowen tem um sistema simples que ajuda as pessoas a pararem de reclamar. Ele fornece a cada membro de sua congregação uma pulseira roxa e, cada vez que reclamam, trocam a pulseira de um pulso para o outro. Esse método é simples e direto e facilita a responsabilização.

Sobre a minha mesa, tenho uma foto de Oliver Sacks. No fundo, ele tem uma placa que diz “NÃO!” Que ajudou a lembrá-lo (e agora a mim) de usar essa palavra poderosa. Uma das razões pelas quais nós fizemos moedas para o Daily Stoic foi que quando você tem algo físico que você pode tocar, isso te fundamenta. As moedas são feitas no mesmo local onde os primeiros chips de Alcoólicos Anônimos foram inventados e representam a mesma ideia. Se você tem 10 anos de sobriedade no seu bolso ou na mão, é menos provável que você jogue isso fora por uma bebida.

Deixe o que vai precisar à vista

Quando chego à minha mesa pela manhã, os três diários em que escrevo estão bem ali. Se eu quiser pular o hábito, tenho que pegá-los e afastá-los. Então, na maioria das manhãs eu não os movo, e escrevo neles.

Você pode usar a mesma estratégia se, por exemplo, quiser começar a correr de manhã. Coloque seus sapatos, shorts e jaqueta ao lado de sua cama ou na porta do seu quarto para que você possa colocá-los imediatamente. É menos provável que você faça o caminho mais fácil se for vergonhosamente simples fazer o que deseja fazer.

Sobreponha novos hábitos em velhos hábitos

Em 2018, continuei dizendo a mim mesma que queria contribuir mais para minha comunidade ou prestar mais serviços. Quando eu ouvia sobre alguém que era voluntário, eu dizia para mim mesmo: “Vou começar a fazer isso”. Li sobre William MacAskill desistir de grande parte de sua renda e pensar: “Uau, eu gostaria de fazer algo assim.” E então, claro, eu não fiz muita coisa.

Então eu escutei uma entrevista com David Sedaris, que falou sobre como ele gosta de fazer longas caminhadas e pegar lixo perto de sua casa. Vou dar uma caminhada quase todas as manhãs. É um hábito arraigado que faz parte da minha rotina. Boom: Acabei de adicionar o habito de pegar lixo na minha caminhada. Isso foi fácil porque eu já havia feito o trabalho pesado de criar o primeiro hábito. Agora é mais difícil não pegar lixo, como acontece quando não tenho uma bolsa. Esta pequena atividade salvará o mundo? Claro que não. Mas isso ajuda. E eu posso construir sobre isso.

Cerque-se de pessoas boas

“Diga-me com quem você passa tempo e eu lhe direi quem você é” era a linha de Goethe. Jim Rohn veio com a frase de que somos a média das cinco pessoas com quem passamos a maior parte do tempo. Se você quer ter melhores hábitos, encontre melhores amigos. A maioria dos meus amigos está em boa forma. Nenhum fuma. A maioria está em bons relacionamentos. A maioria parece ter suas coisas juntas. Eu estou inspirado para ser melhor porque estou perto deles (e tenho muitas boas ideias para hábitos e atividades). Eu também estou envergonhado para não ser pior. Se eu começasse a escorregar, eu me destacaria.

Comprometa-se com um desafio

Em 2018, fizemos nosso primeiro Daily Stoic Challenge, que consistia em 30 dias consecutivos de diferentes desafios e atividades baseados na filosofia estoica. Foi uma experiência incrível. Até eu, a pessoa que criou o desafio, obtive muito disso. Por quê? Eu acho que foi o processo de entregar-me a um roteiro. É a razão pela qual os personal trainers são tão eficazes.

Você só aparece na academia e eles lhe dizem o que fazer, e nunca é a mesma coisa da última vez. Decidir o que queremos fazer, determinar nossos próprios hábitos e fazer as escolhas certas é desgastante. Entregar a roda para outra pessoa é uma maneira de restringir nosso foco e colocar tudo no compromisso. É por isso que o Whole30 é tão popular. Você compra um livro e segue um regime e sabe o que estará fazendo no mês seguinte.

Para começar 2019, estamos fazendo outro Daily Stoic Challenge, desta vez por 14 dias. A ideia é que você deve começar o ano novo corretamente – com 14 ótimos dias para criar impulso para o resto do ano. Se você quiser ter hábitos melhores este ano, encontre um desafio em que possa participar. Tente um: não importa o que é ou quem mais está fazendo isso.

Torne as coisas interessantes

Como mencionei antes, sempre tentei ser alguém que faz flexões todos os dias. Desde junho, eu faço pelo menos 50 flexões por dia (às vezes até 100) quase sem falhas. Como? Eu tenho usado o Spar !, que é basicamente o aplicativo mais viciante e gratificante que já baixei. Agora eu estou em um desafio de 50 flexões com cerca de duas dúzias de pessoas.

Todos os dias, fazemos 50 flexões e fazemos upload de provas em vídeo de que as fizemos. Se você perder um dia, o aplicativo cobra US $ 5. Primeiro você faz a tarefa diária para não perder dinheiro. Mas, depois, é sobre competir com as pessoas do grupo. Depois de alguns dias, outra motivação entra em cena: os vencedores (pessoas com menos erros) dividem o pote das taxas de todos os outros. Então você continua porque quer a recompensa. Eu fiz milhares de flexões, agachamentos, burpees e abdominais (e até fiz um sobre limpar meu carro e outro sobre como escrever 500 palavras por dia) – e no processo eu também fiz algumas centenas de dólares.

É sobre o ritual

A dançarina profissional Twyla Tharp escreveu sobre como todas as manhãs ela se levanta cedo, se veste e pega um táxi para o mesmo ginásio, onde ela trabalha por várias horas. É assim que ela treina e se mantém em forma. Seus treinos são difíceis e exaustivos, e você acha que ela precisaria de muita disciplina para se comprometer a aparecer todas as manhãs. Mas, como ela escreve em The Creative Habit, ela só tem que ir para o táxi. É isso aí. O resto cuida de si mesmo. O ritual assume o controle.

Não precisa ser uma coisa de todos os dias

Eu leio muito, mas não geralmente todos os dias. Eu faço a maior parte da minha leitura quando viajo. Tentar me forçar a ler todos os dias (ou por um determinado período de tempo ou um conjunto de páginas) não seria tão produtivo ou tão agradável quanto períodos de três a cinco dias de leitura realmente pesada (onde eu poderia terminar três a cinco livros). A leitura compulsiva pode não ser a coisa certa para todos, mas nem todo bom hábito deve fazer parte de uma rotina diária. Sprints ou lotes também podem funcionar. O que importa é que os resultados sejam alcançados.

Concentre-se em si mesmo

Uma das razões pelas quais falei sobre assistir a menos notícias e não ficar obcecado com coisas fora do seu controle é simples: alocação de recursos. Se sua manhã está arruinada porque você acordou para as notícias da CNN de outro ridículo tweet do Trump, você não vai ter a energia ou a motivação para se concentrar em fazer as escolhas alimentares certas ou sentar-se para fazer aquela parte difícil do trabalho.

Eu não assisto ao noticiário, não verifico muito a mídia social, e não me preocupo com tudo que está acontecendo no mundo – não porque sou apático, mas porque há todo tipo de mudança que quero fazer . Eu apenas acredito que essas mudanças começam em casa. Eu quero me recompor antes que eu lamente o que está acontecendo em Washington ou se o Reino Unido vai descobrir uma estratégia Brexit. “Se você deseja melhorar”, disse Epicteto, “fique contente em ser visto como ignorante ou ignorante sobre algumas coisas” (ou muitas outras coisas).

Faça algumas coisas que definem sua identidade

Geralmente, eu concordo com Paul Graham que devemos manter nossas identidades pequenas e, geralmente, eu acho que políticas de identidade são tóxicas. No entanto, é uma enorme vantagem cultivar certos hábitos ou compromissos que são fundamentais para a sua identidade. Por exemplo, é essencial para minha compreensão do tipo de pessoa que sou ser pontual. Eu também decidi que sou o tipo de pessoa que não perde os prazos.

Que eu me veja como escritor também é valioso, porque se eu não estou escrevendo, não estou ganhando essa imagem. Você pode ver por que ser vegano também se torna parte da identidade das pessoas. Se fosse apenas sobre a escolha de não comer qualquer produto animal, a dieta seria extremamente difícil de aderir. Mas como é um estilo de vida e uma ideologia, os veganos estão dispostos a fazer tudo isso. Eles não veem isso como uma escolha, mas como a coisa certa a fazer.

Mantenha simples

A maioria das pessoas é muito obcecada com produtividade e otimização. Eles querem conhecer todas as ferramentas que um escritor de sucesso ou um artista usa porque acham que é isso que torna essas pessoas tão boas. Na realidade, eles são ótimos porque amam o que fazem e têm algo que estão tentando dizer.

Quando vejo as rotinas de algumas pessoas e todas as coisas que elas estão tentando administrar, estremeço. Seus hábitos exigem hábitos! Não é de admirar que eles não façam progressos. Minhas listas de tarefas são sempre curtas. Quero que minhas metas sejam alcançadas e não quero estar constantemente ocupado ou esgotado. É por isso que o conceito de hábitos atômicos de James Clear é tão importante. Olhe para as pequenas coisas que fazem uma grande diferença – isso não só é mais administrável, mas os resultados também criam momentum.

Levante quando você cair

O caminho para o auto-aperfeiçoamento é rochoso, e escorregar e tropeçar é inevitável. Você se esquecerá de fazer as flexões de braço, vai enganar a sua dieta, vai ser sugado para o buraco do coelho do Twitter, ou você vai reclamar e ter que trocar a pulseira de um pulso para outro. Tudo bem. Isso não significa que você é uma pessoa ruim. Eu sempre gostei desse conselho da Oprah: se você se surpreender comendo um Oreo, não se machuque; apenas tente parar antes de comer o pacote inteiro. Não transforme um erro em uma queda catastrófica.

E um par de séculos antes dela, Marco Aurélio disse algo semelhante:

Quando forçado, inevitavelmente, por circunstâncias, reverta imediatamente para si mesmo e não perca mais o ritmo do que pode ajudar. Você terá uma melhor harmonia se continuar voltando.

Em outras palavras, quando você errar, volte para os hábitos em que você está trabalhando. Volte para as ideias aqui neste post. Não saia só porque você não é perfeito.

Ninguém está dizendo que você tem que se transformar magicamente em 2019, mas se você não está progredindo em relação à pessoa que você quer ser, o que você está fazendo? E, mais importante, quando você planeja fazer isso?

Eu deixarei você com Epicteto mais uma vez, que escreveu de forma tão eloquente sobre alimentar a fogueira de hábito certa. É a passagem perfeita para recitar enquanto começamos um novo ano, esperançosamente, como pessoas melhores.

De agora em diante, então, resolva viver como um adulto que está progredindo, e faça do que julga melhor uma lei que você nunca deixou de lado. E sempre que você encontrar algo que seja difícil ou prazeroso, ou altamente ou pouco considerado, lembre-se de que a disputa é agora: você está nos Jogos Olímpicos, não pode esperar mais…

Fonte: Artigo de  Ryan Holiday, para o Medium.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress