Mercado Físico da Vaca – 26/11/10
26 de novembro de 2010
Mercados Futuros – 29/11/10
30 de novembro de 2010

Como definir o ponto de colheita da cana-de-açúcar

A cultura da cana-de-açúcar apresenta sua maturidade estabelecida no momento em que se observa redução do fotoperíodo e da temperatura ambiente, período do ano representado pela transição outono-inverno e inverno-primavera. Dessa maneira, cabe nos questionar em relação ao ponto de colheita da cana-de-açúcar. Existem muitas maneiras de refinar a colheita da cana-de-açúcar e com grandes possibilidades de acessibilidade ao pecuarista.

A cultura da cana-de-açúcar apresenta sua maturidade estabelecida no momento em que se observa redução do fotoperíodo e da temperatura ambiente, período do ano representado pela transição outono-inverno e inverno-primavera. É nessa época do ano que os produtores utilizam essa fonte de volumoso para o corte diário ou para ensilagem, tendo como padrão para a determinação do ponto de corte, simplesmente o tempo de crescimento da planta, que geralmente é colhida com 12 meses de crescimento vegetativo.

Dessa maneira, cabe nos questionar em relação ao ponto de colheita da cana-de-açúcar. Será que existe algum método para auxiliar na decisão de corte? Como é o caso do milho, que colhemos para silagem? Definições de teor de matéria seca, carboidratos solúveis, etc? Além disso, caso exista, qual é a facilidade de uso para o produtor? A resposta é sim. Existem muitas maneiras de refinar a colheita da cana-de-açúcar e com grandes possibilidades de acessibilidade ao pecuarista.

Existe a possibilidade de se realizar avaliação da maturidade da planta em relação à quantidade de açúcares presente no colmo da cana-de-açúcar. A maneira para proceder essa avaliação é por meio da leitura do valor de graus Brix que o colmo apresenta, sendo essa medida obtida por refratômetro de campo (Figura 1).


Figura 1. Refratômetro de campo utilizado para leitura de graus Brix de colmos de cana-de-açúcar.

Os colmos da cana-de-açúcar são constituídos por caldo e fibra (sólidos insolúveis em água). O caldo contém a água e os sólidos solúveis totais (açúcares e não-açúcares) representados pelo Brix. O caldo possui em sua composição basicamente sacarose, glicose e frutose. Outros compostos não-açúcares como aminoácidos, gorduras, ceras, pigmentos e diversos minerais também compõe o caldo absoluto, entretanto, de forma bastante reduzida.

A maneira para proceder a avaliação do Brix da cana é cortar a planta e avaliar valores de Brix no pé, no meio e na ponta do colmo. Com a obtenção desses valores realiza-se a média e assim obtém o valor Brix. Vale ressaltar a importância dessa determinação nas distintas regiões do colmo, pelo fato de que a concentração de açúcares é sempre maior na base da planta. Sendo assim, caso se realize apenas a medida na base, a interpretação de maturidade poderá ser errônea.

O valor igual ou superior a 18° Brix é o recomendado para o corte da cana. Esse valor está relacionado linearmente com a digestibilidade da matéria seca da planta de inteira (Figura 2), ou seja, um colmo de cana com valor de 18° Brix representa que a planta inteira da cana possui digestibilidade da matéria seca de 58%. Além do mais, o valor da digestibilidade da matéria seca é muito próximo ao NDT da cana-de-açúcar.

Figura 2. Relação graus Brix do colmo e digestibilidade da planta.

Uma regra simples que se tem em mãos é que o valor do Brix que o colmo apresenta somado de 40 unidades, caracteriza a aproximação do valor de NDT da cana-de-açúcar. Assim, a leitura do Brix pode auxiliar os produtores tanto para a colheita do talhão de cana (momento em que a planta apresenta valor nutritivo adequado), como também na formulação de rações (facilidade de correlação entre Brix e NDT). Lembrando que o investimento em um aparelho refratômetro é extremamente baixo e seu uso é simples.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress