Atacado – 18/11/11
18 de novembro de 2011
Safra de touros Montana está praticamente encerrada!
18 de novembro de 2011

Como aumentar a produtividade a pasto?

Pastagens são a principal fonte de alimentação para bovinos de corte no Brasil e por isso para que os produtores atinjam maiores índices de produtividade precisam intensificar a produção de forragem dessas pastagens. Pois com mais alimento sendo produzido e consumido pelos animais maior o volume de carne produzido por área.

Para se aumentar a produtividade de rebanhos de corte é importante que se invista em melhoramento genético e no manejo sanitário dos animais, mas para que esses investimentos gerem os resultados produtivos desejados, é preciso que os animais tenham disponibilidade de alimento.

Pastagens são a principal fonte de alimentação para bovinos de corte no Brasil e por isso para que os produtores atinjam maiores índices de produtividade precisam intensificar a produção de forragem dessas pastagens. Pois, em condições sanitárias adequadas, com mais alimento sendo produzido e consumido pelos animais, maior o volume de carne produzido por área.

Essa intensificação das pastagens requer adoção de medidas corretas de manejo, controle de pragas e plantas invasoras e nutrição adequada do capim. Essas medidas precisam ser tomadas em conjunto, pois suas consequências para o sistema de produção estão interligadas. Com o controle de plantas invasoras e pragas, a planta forrageira tem mais condições de produzir, pois não precisa competir com outras plantas e não perde energia com o ataque de pragas. Mas para que a planta possa expressar seu potencial produtivo, também precisará obter do solo os nutrientes que necessita para crescimento, isso pode ser proporcionado através da correção do solo e adubação. No entanto, não basta que o capim produza mais, é preciso que se acerte o manejo para que os animais consumam a pastagem no momento e intensidade ideias para que haja um equilibrio entre a utilização da forragem e as reservas que a planta precisa para rebrotar após o pastejo.

O conhecimento e a compreensão das técnicas para adoção dessas medidas são um passo fundamental para que o produtor pecuário possa intensificar sua produção. Mas no caso de pastagens em estado de degradação avançado ou ainda a serem formadas, os cuidados devem começar no processo de formação/reforma. Para se obter pastagens produtivas, na etapa de formação, o produtor precisa atentar para o preparo da área, a correção e adubação e o processo de semeadura/plantio. A adoção de processos corretos nessa fase permite que ações futuras de manejo sejam mais efetivas.

Todos esse fatores fundamentais para a intensificação de pastagens serão abordados por uma equipe de experientes consultores no curso online Intensificando o uso de pastagens: da formação ao manejo:

Rodrigo Paniago, é Engenheiro Agrônomo e possui especialização em Produção de Ruminantes pela ESALQ/USP. É sócio da Boviplan Consultoria Agropecuária, empresa voltada à prestação de serviços e consultoria em pecuária intensiva, elaboração de projetos e desenvolvimento de tecnologias alternativas e nutrição animal. Atua na área de assistência técnica, desenvolvimento de projetos pecuários e controle de qualidade de alimentos para nutrição animal.

Andrea Brasil, é Engenheira Agrônoma, formada pela ESALQ/USP e possui mestrado e doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela mesma instituição. Atua na área de coordenação de projetos na Boviplan desde 2008 e, atualmente é sócia da empresa que há 28 anos atua no ramo de consultoria em produção agropecuária.

Manfred Folz, é Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP e possui Especialização em Manejo do Solo pela mesma instituição. Atua como consultor desde 1992 e é sócio da Boviplan Consultoria Agropecuária Ltda.

O curso “Intensificando o uso de pastagens: da formação ao manejo” tem inscrições abertas até o dia 12 de dezembro e abordará os seguintes temas:

Módulo 1. Implantação das pastagens
Módulo 2. Adubação de pastagens
Módulo 3. Tipos de manejo de pastagens
Módulo 4. Controle de plantas invasoras
Módulo 5. Controle de pragas
Módulo 6. Instalações e cuidados no manejo para pastagens intensivas

Clique aqui, saiba mais sobre o curso e se inscreva!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress