Atacado –23-02-2016
24 de fevereiro de 2016
PIB /CEPEA: Agronegócio se recupera em novembro/15 e volta a crescer no ano
25 de fevereiro de 2016

Como aprimorar minhas competências profissionais – as melhores sacadas de quem participou da aula ao vivo

O BeefPoint e o AgroTalento estão realizando o 3o Workshop AgroTalento, de 22 de fevereiro a 06 de março. No dia 22, foi realizada a primeira aula: “Como aprimorar minhas competências profissionais (produtividade, gestão de pessoas, relacionamento, comunicação, etc).”, por Miguel Cavalcanti.

A aula foi um sucesso e algumas sacadas foram compartilhadas por muitas pessoas como sendo as melhores. Veja abaixo as sacadas mais citadas pelos alunos:

Não tenha medo de ser lendário 

Essa sacada foi compartilhada por muitas pessoas, como Matheus Costa De Melo Moreira, que disse: “O medo de fracassar nos impede de ter sucesso“.

José Leonardo Santos também citou essa sacada, dizendo: “Todos os maiores inovadores e por consequência tornaram-se LENDÁRIOS, foram às vezes tidos como loucos”. 

Mauricio Pimenta disse: A maior sacada que tive é que, de fato, tenho medo de ser lendário. Tenho medo de sair da minha zona de conforto e de ser responsável por grandes realizações! Dito isso, é tempo de mudança, de trabalhar e trabalhar, desenvolver meus pilares e fortalecer minha teia!!”. 

Valdeni Ferrari, disse: “A frase me remete aos lendários da história. Aos que ousaram empreender. Aos templários dos novos tempos que varrem territórios com técnicas e sabedoria dos mais dedicados e capazes com suas causas diversas para o bem das espécies. É a defesa do cálice e a luta por levar mais vida a todos. Certamente o conhecimento profissional com propósito produzirá e sustentará da maneira certa o tecido orgânico da nossa subsistência”.

Gráfico do esforço x sucesso

Mais uma sacada bastante citada por pessoas como Ronaldo Gonçalves, que disse: “Achei interessante o gráfico demostrando que em certos momentos o esforço parece não valer a pena. Tenho passado por isso há muitos anos e acho que meu erro é desistir sempre quando estou naquele “abismo”. Tenho que descobrir como perseverar até passar essa barreira”.

Paulo Bernardes disse: “Realmente nos comportamos inicialmente como se a linha fosse contínua e crescente, sendo que abruptamente somos surpreendidos com uma piora no resultado, apesar de estarmos mantendo o esforço.

Nesse momento, concordo, sim, que o esforço deve ser mantido, embora com um ajuste no foco, melhorando os processos iniciais, diminuindo os custos, cuidando das pessoas…. O grande ponto é: como persistir? como fazer a curva voltar a crescer? Com certeza, fazendo diferente….

E o fato de estarmos aqui às 20:30 hs estudando e aprendendo… acho que já é um bom começo…”

Osvaldo Arce de Brito, disse: “O gráfico de esforço x resultado (novidade para mim) esclareceu o porque de sempre ouvirmos a frase ” temos que ter persistência”, pois o mesmo mostra um crescimento linear iniciar esforço x resultado, posteriormente um decréscimo (ponto de desistência) para posteriormente voltar a crescer, provavelmente numa base mais sólida (ponto dos persistentes).”

Anizio Honorato Godoy Neto, disse: “Na minha opinião a grande sacada de hoje foi o gráfico do sucesso, onde demonstra a importância de ser resiliente e de estar sempre em aperfeiçoamento pois tudo na vida tem os altos e baixos, por isso é fundamental estar preparado!”.

Felipe Cardoso, disse: “A grande sacada desta palestra, foi a interpretação do gráfico do esforço e resultado, mostrando que em muitas ocasiões de nossa vida profissional, achamos que estamos no caminho errado, pois os resultados não estão condizendo com os esperados. E nesta explanação fica claro que independente dos resultados momentâneos, devemos manter o foco, ajustar os planos, apertar a carga e seguir adiante, pois o frutos estão prestes a serem colhidos”.

Ter mentores

Outra sacada citada por muitas pessoas foi a de ter mentores. Juliana Santos disse, sobre isso: Buscar 3 mentores “espelhos” para meu projeto/jornada profissional, entender o modelo mental dos meus mentores e me inspirar no trabalho, dedicação e entusiasmo dessas pessoas”.

Ricardo Fernandes, disse: “Uma das dicas que mais me chamou a atenção foi a dos 6 pilares onde os Mentores, no meu ponto de vista, é muito importante, pois a partir do momento que você decide se inspirar e observar estes mentores, conseguimos nos guiar”.

Sabrina Da Silva Pantaleão, disse: “Convivo com pessoas de grande potencial, mas pouco aproveito estas presenças. Tenho que mudar isso, já!”.

Márcio Henrique, disse: “Iniciando minha vida no agronegócio, a grande sacada para mim é obter mentores. Pensar, aprender sozinho ou não deixar se influenciar pelo sucesso do próximo é um erro, certamente acabamos perdendo grandes oportunidas de chegar ao sucesso”.

Rafael Gomes, disse: “Analisando e botando no papel os modelos mentais, características pessoais dos mentores anotados, pude começar a perceber que pontos são realmente favoráveis em cada um e que pontos não são tão interessantes de ter como inspiração. Se eu me tornar a união do que há de melhor em cada um posso realmente ir muito longe!”

Ainda sobre esse tema, Fernando Viana fez o seguinte questionamento: “Como abordar uma pessoa que você admira para ser um mentor ou apenas trocar algumas ideias?”. Em resposta, Miguel Cavalcanti disse: “Recomendo:

– pensar em como você pode gerar valor para a pessoa

– conversar e ser franco, dizendo que você gostaria de tê-la como mentor

– fazer todo o trabalho duro, ou seja, não dar trabalho para a pessoa que você poderia fazer

Por exemplo, se quer uma recomendação em algum tema, faça uma boa pesquisa antes, resuma tudo que já pesquisou/estudou e peça uma orientação. Assim a pessoa vai ver que você se esforçou e que já fez uma parte do trabalho, e que vai ser fácil te orientar. 

Depois, apresente um breve relato de como você agiu, como foram os resultados, e agradeça. E pense novamente em como gerar valor para a pessoa.

Planejamento por escrito

Outra grande sacada citada foi a de se fazer planejamento por escrito. Sobre isso, Jercilio Vieira disse: “Planejar por escrito o dia seguinte é muito interessante! Tenho feito não com muita frequência, mas os resultados são fantásticos e eficientes…”

Álida Buzzo disse que o melhor é a associação entre um pilar e uma sacada: “Praticar o entusiasmo + planejar por escrito o dia seguinte. Esses 2 pontos sozinhos já são bastante importantes e produtivos, mas acredito que juntos casam muito bem para planejar e agir no dia-a-dia!”

Decio Delmar Ludwig, disse: “Planeje por escrito o dia seguinte, tua atitude sai da intenção para entrar na zona de ação, atitude concreta”.

Waldonys Pinheiro, disse: “A questão do planejamento por escrito, tanto do seu dia de “amanhã” como das suas atividades, foi a melhor. Pois quando se planeja, você acaba buscando informações, adquirindo dessa forma conhecimento. Mesmo que o seu dia ou a sua atividade tenha imprevisto e acontecimentos inesperados, você estará preparado e com fundamentos para agir e tomar as decisões mais coerentes possíveis”.

Escute o que não é dito

Mais uma grande sacada bastante citada. Alexandre Ribeiro disse: “Escute o que não é dito, pois através desta percepção a gente consegue entrar na emoção do momento e da pessoa, trazendo ótimos resultados”. 

Guilherme Santaretto disse: “O rumo de uma conversa ou negociação pode-se concretizar em um grande sucesso, quando entendemos o que realmente a pessoa quer nos passar ou o qual é seu verdadeiro interesse; neste momento atingimos seu íntimo e cria-se a sinergia ideal para o resultado”.

Luiz Henrique Mello disse: “Mas saliento uma sacada que frequentemente deixamos passar que é “ESCUTAR O QUE NÃO É DITO”. Para mim é um bom “termômetro” de como está sendo conduzida nossa negociação e/ou entrevista de emprego. Sacando isso, podemos mudar a abordagem e conduzir de melhor forma nosso processo de concretização do nosso objetivo na negociação, bate papo ou entrevista”.

Fabricio Silva disse: “Acredito que a sacada maior é “Escutar o que não foi dito”, isso deve acontecer desde a formação da equipe até a formalização de um negócio, pois a grande sacada para a formação de uma equipe de ponta é realmente entender o que cada um tem dentro de si e muitas vezes não consegue expressar no momento de sua apresentação e aí está a função de um líder de observar o potencial de cada um, formando assim uma equipe de sucesso”.

Gestão de pessoas

Outro tema bastante citado pelos alunos. Victor Hugo C. Salvadori disse: “Uma sacada que achei interessante é a gestão de pessoas, saber contratar e depois de feito fazer as pessoas se sentirem incríveis, motivadas e produtivas. A função do gestor da fazenda ou de qualquer líder em uma organização, é formar uma equipe competente e focada em resultados. ” Se essa pessoa não trabalhasse comigo hoje, eu gostaria de contrata-lá ? “. Essa sacada é essencial na gestão de pessoas dentro de um negócio, reconhecer talentos e formar um time produtivo e extremamente motivado”.

Karla Junqueira disse: “Adorei a dica de “Faça as pessoas incríveis” …acho que a gente sempre esquece de elogiar alguma atitude boa…e sempre lembra de uma atitude ruim. Todos nós nos sentimos mais entusiasmados depois de um pequeno elogio ou reconhecimento…não custa nada prestar mais atenção no que nossos colaboradores e funcionários fazem de bom e não deixar passar em branco…faça um elogio!!”.

Luiz Paulo Lima disse: Parabenize as pessoas em grupo, chame atenção em particular!”. 

Jairo Rodrigues da Silva disse:  “A melhor sacada pra mim foi FOCO NA SELEÇÃO. Certeza que com uma equipe bem selecionada, com objetivos claros, e um bom treinamento, o resultado será SUCESSO”.

Adilson Graciano disse: “Todos os pontos são muito importantes com certeza para o sucesso, porém nos dias de hoje onde cada vez mais está difícil de se encontrar pessoas dispostas a vestir a camisa, dar o sangue para ajudar a vencer as dificuldades, eu elejo como a melhor sacada em Gestão de pessoas, pois até então eu focava só nas principais qualidades das pessoas na hora da seleção, e acredito que pode ser o erro que tenho cometido. E também não posso deixar de relatar o item da habilidade que temos que desenvolver que é escutar o que não é dito”.

Vania Carvalho disse: “Contratar ou treinar? Contratar, contratar, contratar gente boa! Gente que não está alinhada com você e os valores da sua marca jamais será treinada. Perfeito!”.

Luiz Henrique Gaspar disse: “Para mim a sacada que merece destaque é o FOCO NA SELEÇÃO, a principal parte na gestão de pessoas, atualmente está dificil recrutar pessoas capacitadas e principalmente comprometidas. Acredito que a diferença entre o sucesso e o fracasso estará na qualidade da sua equipe”.

Rede do bem

Sobre esse tema, Francy Ribeiro Cardoso disse: “A grande sacada que vejo na palestra de hoje é sem dúvida é a Rede do Bem pois somos a média de com quem convivemos”.

Ricardo Fernandes disse: “Outro fator interessante Rede do Bem onde estamos cercados de amigos e pessoas que pensam como nós e nos inspiram de um modo que acaba nos positivando a cada momento”.

Daniele Borchate disse: “Para mim a grande sacada é a REDE DO BEM! Nós não vivemos isolados, tudo á nossa volta é interligado de alguma forma. Por isso julgo necessário construir um ambiente á nossa volta que se torne agradável. Quanto melhor for o ambiente no qual estamos inseridos, mais receptivas as pessoas serão. Ou seja, as pessoas se sentirão mais à vontade de ter uma conversa, expor sua opinão, perguntar, e isso é uma forma de agregar valor, conhecimento, e mais ainda… estimular essas pessoas a serem ativas, empolgadas com o que fazem. Quando você faz parte da REDE DO BEM, você também tem a oportunidade de descobrir pessoas que possam ser seus mentores, ou até mesmo inspirar outras.Isso engloba o network, relacionamento profissional. Você ajuda, você também será ajudado! Quando você compartilha, certamente terá o retorno. Por isso, compartilhe coisas boas! Energia!!!!”.

Waggner Palharini disse: “A grande sacada é criação de uma ótima rede do bem. Lidar com pessoas é a sacada do negócio! São pessoas que abrem portas. Ao ‘selecionar’ pessoas na rede de amigos que possuem objetivos parecidos aumenta muito as chances de sucesso, pois as questões serão direcionadas a pessoas que estão trilhando o mesmo caminho e podem ter passado por dificuldades parecidas e obtido sucesso”.

Propósito

Helena Oro disse: A “minha” maior sacada foi o PROPÓSITO, pois quando todos os outros pilares estão direcionados ao seu propósito creio que tudo fica mais fácil, mais simples. As atitudes a serem tomadas, quando se tem um alvo determinado, tornam-se mais claras e a segurança nas tomadas de decisões é muito maior. Foco, alvo certo. Para mim é o centro da TEIA”.

Camila Spies disse: “Acho que a sacada da noite, para mim, está relacionada ao propósito. Fiquei pensando que aquilo que fazemos/trabalhamos deve gerar qualidade de vida para as pessoas… Esse deve ser nosso propósito. Tanto na forma de trabalhar (que depende de uma boa gestão) quanto no resultado gerado pelo trabalho (por exemplo, carne, leite…). E para tanto, devemos saber Como trabalhar… Uma frase que exemplifica esse pensamento é: “fazer a bola rolar ao invés de correr atrás da bola”, tanto citada pelo meu treinador de futebol quando eu tinha 14 anos”.

Outras sacadas citadas:

“Para mim a sacada que merece destaque é quanto à anotação, sempre ter um papel e uma caneta em mãos. Conforme mencionado, esse ato simples é muito poderoso, pois melhora nossa concentração, fazendo com que consigamos aproveitar mais e nos mantermos presentes (não dormir), aumentando assim nossa produtividade e resultados”. (Renato Zampier Junior)

“A grande sacada desta palestra é de que devemos ser ENTUSIASTAS naquilo que acreditamos e buscamos para atingir a plena satisfação pessoal-profissional. Entretanto, o sucesso é consequência! A maximização dos resultados decorre de planejamento, foco, e análise criteriosa das dificultades envolvidas. Necessário buscar ferramentas e mecanismos que atenuem os pontos negativos, entre os quais, buscar orientação de pessoas com experiência (mentores) e estabelecer relacionamento com demais entusiastas da área, estruturando uma “rede do bem” a fim de tornar mais fácil a obtenção dos resultados tão almejados” (Adilson Bizzetto)

“A melhor sacada de hoje é de que todo conhecimento técnico que se possa adquirir se torna inútil se não houver relacionamentos, propósito e valores humanos antes de qualquer negócio. Boa noite até amanhã abraços”. (Allan Mesquita)

“Não seja como um camelo! Beba água todos os dias para, assim garantir a melhor performance do seu organismo”. (Laura Fernandes)

“Organizar o meu dia de amanhã na noite de hoje!”. (Alvaro Jose)

“Planeje seus objetivos a serem conquistados ao longo do ano todo, e não apenas em 24 horas!”. (Amaury Peratelli)

“Crescer como pessoa é poder compartilhar conhecimentos, fazendo outras pessoas crescerem com você”. (Cristano Fernandes)

“Tão importante quanto o treinamento da equipe é a seleção dos colaboradores. Estes devem estar alinhados com os proprósitos e valores da sua propriedade”. (Larissa L. Gallassini)

“Gostei muito da sacada de estar atento de hora em hora em suas anotações, das tarefas que você tem de importante a realizar durante o seu dia”. (Ric Dantas)

“Meu melhor momento não está no meu passado ou no meu futuro. Meu melhor momento é Agora, no presente”. (Cristiano Cangussu)

“Busque a base, tenha um propósito, coloque em prática e sinta o sabor do sucesso”. (Mauricio Garcia)

“Tempo de agregar valor, primeiro antes de qualquer coisa! Achei fantástica essa dica e ao mesmo tempo requer uma.mudança de mindset” (Alessandra Medeiros)

O que mais me tocou nos ensinamentos de hoje Miguel foi o relacionamento profissional , que me atrevo a acrescentar também o pessoal, onde foi colocado que é importante “Gerar Valor”, ou seja, o que eu posso e estou acrescentando aos meus colaboradores em nossos relacionamentos.

Não basta só ganhar dinheiro em uma negociação, mas temos que agregar valor no âmbito interpessoal com todos, com isso abrir portas para esses e futuros negócios…..Fidelizar amigos e companheiros”. (Gustavo Nunes)

“Acredito que a sacada que tive de hoje foi que preciso passar para os meus funcionários e companheiros de trabalho o tamanho da importância do que fazemos, não basta somente eu ou mais dois ou três saberem a importância e o tamanho do negócio que fazemos e sim todos que estão nesse negócio comigo. Preciso mostrar que não estamos fazendo uma simples parede e sim uma catedral. Não de tamanho financeiro ou algo assim e sim de ser realmente importante o que minha equipe faz junto comigo”. (Matheus Modolo Witzler)

“Acredito que a primeira e grande sacada é a pessoa reconhecer a necessidade de se tornar melhor a cada dia e a partir de então, ir em busca de recursos que o auxilie na concretização deste desejo”. (Carlos Augusto Pantoja)

“1°: Quando foi falado que não devemos planejar muita coisa em um dia, pois, só se faz muita coisa em um ano. A sacada foi que o planejamento e execução do nosso dia, deve estar correlacionado com as nossas metas a médio e longo prazo. Um passo de cada vez para chegar ao final do longo caminho!!!

2°: Quando citado a comunicação, pude observar que nada mais era que a prática básica e pensada da empatia, como aquela pessoa se sentirá? Como ela pode reagir ? Como eu posso melhor conduzir esses resultado”. (Rhayssa Nogueira)

“A grande lição – sacada – que aprendemos, é que temos o potencial em nosso interior e que, tendo capacitação e determinação para aplicar a ferramenta certa e de forma adequada, podemos crescer e formar um ciclo virtuoso ajudando outros e possibilitando resultados surpreendentes para todos”. (Décio Leite)

“Na minha opinião, o que ficou desta noite foi o despertar para um novo recomeço, acreditar que é possível se inventar e reinventar a cada dia, que a nossa versão do amanhã pode ser melhor que a de hoje.

Cada uma das sacadas são fantásticas, mas somente juntando cada uma delas é que podemos alcançar o sucesso. Que o conhecimento é essencial, mas que a sua busca deve vir acompanhada de pessoas em quem possamos nos apoiar, os nossos mentores. Que as pessoas à nossa volta, a rede do bem, tem um papel fundamental no nosso crescimento pessoal ou profissional, são eles que nos impulsionam. Do mesmo modo que é preciso explorar os modelos mentais, entender como pensam os vencedores, como se motivam e como vão mais além que a maioria. Que assim busquemos nos energizar com aquilo em que nos propomos, que haja a procura por aquilo que faça com que o nosso corpo e mente trabalhem. E por fim, que tenhamos o nosso propósito, a nossa intenção”. (Deivid Xavier)

“Para mim a melhor sacada foi a questão da utilização do celular para que desperte de hora em hora, te chamando de volta para si, para os objetivos do dia, te mantendo focado nos propósitos traçados para determinada tarefa ou ação diária, ou seja, te buscando de volta para a sua própria realidade e otimizando a produtividade. Esta sacada é importante diante dos dias extremamente conturbados que atravessamos em nossa vida pessoal e profissional, onde recebemos uma carga diária gigantesca de informações de todos os níveis, seja pela agilidade e rapidez da internet, meios de comunicação, colegas de trabalho, clientes, fornecedores, parceiros, expectadores, especuladores, entre tantos outros que acabam consumindo grande parte dos nossos objetivos reais”. (Marlos Correa)

 “Minha sacada foi em relação à energia, precisamos de muita energia para conseguirmos vender uma ideia, juntar pessoas do bem com o mesmo ideal, conseguir ser um líder isto precisa de muita energia bom humor alto astral”. (Leonardo Romero)

“”Gere valor primeiro!!!”, para mim soou como “Dê o primeiro passo em relação ao próximo estando presente e fazendo a diferença, somando e fazendo o próximo crescer!!!” O Compartilhamento de informações gera confiança e crescimento mútuo, e hoje no Brasil, as pessoas esperam de nós, o primeiro passo sempre, pois o medo de errar está sempre presente nas pessoas que confiam pouco em si mesmas!!!” (Nilson Pereira da Silva)

Quem quer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa.” (Irineu Borges Nascimento Neto)

Fonte: AgroTalento

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress