Como aplicar a regra 80/20 na sua fazenda?

Em qualquer trabalho, existem coisas mais importantes e coisas menos importantes. Porém, essa diferença não é de apenas 10%. O economista italiano, Vilfredo Pareto, definiu a chamada lei do 80/20.

Pareto, há mais de 100 anos, começou a estudar bases de dados de inúmeras coisas, na biologia e na economia, e chegou à conclusão, na grande maioria das coisas, geralmente o grupo de 20% maior representava 80% do todo. Por exemplo, das pessoas mais ricas da Europa, 20% dessa população têm 80% do patrimônio. E isso vale para muitos campos, não somente economia.

Porém, isso está estreitando-se ainda mais. Antes, pensava-se que 20% de suas atividades geram 80% de seus negócios. Hoje, a proporção já está em 95/5, pois o mundo tem menos fricção.

Assim, se você tem 10 coisas para fazer e resolver colocar 10% do seu tempo em cada coisa, isso não dará bons resultados, porque tem coisas muito mais valiosas. Porém, na grande maioria das fazendas, o dono do negócio, ou seja, a pessoa mais importante, não pensou ativamente quais são as decisões e atividades que geram a maior parte dos resultados. A maioria não sabe quais são os 20% de atividades que geram 80% dos resultados.

Assim, a primeira coisa que você tem que fazer se quiser melhorar os resultados do seu negócio é entendê-lo.

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios


ou utilize o Facebook para comentar