Principais indicadores do mercado do boi – 29-05-2013
29 de maio de 2013
Mercado físico do boi gordo – 29-05-2013
3 de junho de 2013

Combata as doenças respiratórias no confinamento

A ocorrência das enfermidades respiratórias em bovinos confinados está diretamente relacionada ao estresse do transporte e à adaptação dos animais à nova dieta, sendo que fatores como o inverno e poeira colaboram para deprimir o sistema imunológico e, consequentemente, favorecer o aparecimento dessas doenças.

A alta taxa de lotação nos confinamentos e a proximidade entre os animais favorece a propagação de doenças por meio de aerossóis, que contém grandes quantidades de agentes infecciosos, provenientes do ambiente e dos próprios animais. O fato dos animais muitas vezes virem de fazendas distintas, com diferentes controles sanitários, agrava o problema.

De forma bem simples, podemos pensar nas pneumonias em confinamento dentro do seguinte esquema:

oxitrat_artigo_grafico_100

Os fatores estressantes levam a uma baixa na imunidade dos animais que ficam mais propensos aos agentes infecciosos primários representados principalmente pelos vírus. Após esta infecção, agentes secundários (oportunistas) se aproveitam para também infectar os animais, o que agrava ainda mais os quadros.

Os animais infectados apresentam piora na conversão alimentar, diminuição do ganho de peso e têm seu desenvolvimento prejudicado, o que pode inviabilizar a permanência destes animais no sistema. Caso não seja tratada rapidamente e com um protocolo adequado, a doença tende a evoluir e pode causar mortes de animais, o que representa um prejuízo enorme para o confinamento. O tratamento deve ser realizado tão logo sejam notados os sinais, pois quanto antes ele é realizado, menor é o comprometimento pulmonar e mais rápida será a recuperação dos animais.

A partir do diagnóstico, deve-se tirar o animal do ambiente do confinamento e aplicar, o mais rápido possível, um antibiótico de ação rápida e amplo espectro de ação. O Oxitrat LA Plus® atende a esses requisitos, pois além de antibiótico (Oxitetraciclina), possui também um anti-inflamatório (Diclofenaco) que tem a função de reduzir a secreção pulmonar, diminuindo a gravidade da doença, além de restaurar o bem estar do animal, que volta a se alimentar mais rapidamente, aumentando sua resistência aos agentes causadores da doença.

A prevenção das pneumonias é fator chave para o sucesso dos confinamentos. Recomenda-se reduzir ao máximo a poeira, trabalhar com uma lotação adequada, adquirir animais de procedência conhecida e minimizar estresse no transporte e nos manejos com os animais. Além disso, a vacinação é de extrema importância, pois evita as perdas de desempenho, aumenta o peso no momento do abate, reduz os gastos com tratamentos e evita a mortalidade dos animais. O Protocolo Preventivo para problemas respiratórios em confinamentos é realizado com a vacina Fertiguard Selenium Max® que protege contra os principais agentes primários das pneumonias (IBR/BVD/BRSV/PI3).

Clique abaixo e saiba mais:

banner_site_banner_beefpoint_artigo_100

Artigo de:

assinatura-Guilherme

 

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress