BRF conclui aquisição de empresa argentina de carne suína
18 de abril de 2016
CNA diz que processo contra Dilma é passo para a governabilidade
18 de abril de 2016

Com genética britânica, Braford se firma no Centro-Oeste do Brasil

Cruzamento do britânico Hereford com o zebuíno Nelore, o Braford vem ganhando espaço no Centro-Oeste brasileiro. A representatividade no rebanho total da raça ainda é pequena, mas criadores e especialistas na raça acreditam no potencial de adaptação e de desenvolvimento dos planteis na região.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford (ABHB), em 2015, eram contabilizados 300 mil animais Braford registrados (aqueles que são utilizados na seleção e melhoramento) no Brasil. Nos estados do Centro-Oeste, eram 25 mil. Mas o número referente à região representa um crescimento de 56,25% em relação aos registrados em 2014, que eram 16 mil.

A boa adaptação do Braford ao Centro-Oeste é explicada, em boa parte, pelo próprio cruzamento que o origina, dizem especialistas. Respondendo por 5/8 da composição genética da raça sintética, o Hereford – que encontra ambiente propício em locais de clima mais ameno, como o Sul do Brasil – responde por fatores como qualidade de carcaça e marmoreio da carne. Os 3/8 restantes, a parte do Nelore, traz a chamada “rusticidade” e confere ao Braford a capacidade de suportar, por exemplo, as temperaturas mais quentes do Brasil central.

Fonte: Globo Rural, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress