Análise semanal – 10/05/2006
10 de maio de 2006
Schering-Plough recebe prêmio no Conbravet
12 de maio de 2006

CNA e OCB advertem governo para a grave crise rural

Os presidentes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antônio Ernesto de Salvo, e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes Freitas, protocolaram, nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, ofício dirigido à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

No documento, as duas entidades voltam a chamar a atenção do governo federal para o risco de instabilidade no campo, em função da crise do setor rural. “Mais uma vez nos dirigimos ao governo para informar Vossa Excelência da gravidade da situação e suas preocupantes conseqüências”, salientam.

A CNA e a OCB lembram que produtores de todas as regiões do País têm promovido manifestações espontâneas, “fruto da angústia e da falta de perspectivas impostas pela ausência de uma política agrícola capaz de garantir a essas famílias condições mínimas de sobrevivência digna. As medidas tomadas até aqui, além de insuficientes, apenas postergam a crise”.

E acrescentam: “Os protestos não têm reunido apenas produtores rurais, mas também homens e mulheres de todas as classes sociais, trabalhadores, comerciantes, funcionários públicos, estudantes, donas de casa. O que os une é a insegurança provocada pela súbita queda de renda, cujo efeito é devastador para as economias dos municípios que vivem da agricultura. A descrença e a falta de esperança vêm se transformando em combustível para o desespero. Em muitos locais, o clima de tensão é imenso e há sério risco de tragédias acontecerem”.

As informações são da CNA.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress