Zona Livre de Aftosa abre mercado para os pecuaristas baianos
24 de janeiro de 2001
Exportações de carne da Austrália atingiram seu recorde em 2000
26 de janeiro de 2001

CLA no leite e na carne pode ajudar a combater o câncer

Comer carne e beber leite pode ajudar as mulheres a proteger-se contra o cêncer de mama e melhorar o sistema imune, graças ao ácido linoléico conjugado (CLA) presente nesses alimentos.

Dois novos estudos descreveram benefícios significativos do CLA para a saúde, um ácido graxo de ocorrência natural nos produtos derivados de animais ruminantes. Ambas as pesquisas foram financiadas pelos produtores de gado dos EUA, através de uma contribuição de US$1/cabeça.

O CLA e o câncer de mama

O primeiro estudo, que foi publicado na Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, mostrou que a ingestão de CLA durante os primeiros estágios de desenvolvimento do câncer de mama pode reduzir o número de lesões pré-cancerosas no tecido mamário. Devido a essas descobertas, parece existir uma clara evidência de que existe uma ligação benéfica entre o CLA e a redução da incidência de câncer de mama.

O CLA combate a arteriosclerose

O segundo estudo, que foi publicado no Journal of the American College of Nutrition, confirmou as observações já feitas anteriormente de que o CLA pode inibir a formação de placas de gordura, que obstruem as artérias.

Com níveis de CLA de apenas 0,1% da dieta (quantidade de CLA que pode ser obtida apenas pela dieta), a arteriosclerose pode ser inibida em até 34%. Quando o CLA é equivalente a 1% da dieta, os pesquisadores mostraram uma regressão de 30% de uma arteriosclesore já estabelecida.

Devido às propriedades benéficas do CLA à saúde e sua presença na carne bovina, a American Dietetic Association (ADA) classificou a carne bovina como “alimento funcional”. Um alimento funcional é definido como qualquer alimento ou ingrediente alimentício potencialmente saudável que pode fornecer benefícios para a saúde através dos seus nutrientes tradicionais.

Nota: o BeefPoint está autorizado a reproduzir as matérias publicadas pela AgWeb.com.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress