Categories: Giro do Boi

Cinco grandes tendências de desenvolvimento de produtos para 2019

Os consumidores estão gravitando em direção a uma dieta baseada em vegetais – sem cortar a carne que amam.

Esforços para colocar mais vegetais no prato estão impulsionando a tendência alimentar centrada nos vegetais, mas isso não significa necessariamente ser vegetariano, disse a empresa de pesquisa Culinary Visions Panel. Enquanto 88 por cento dos consumidores em uma pesquisa disseram que querem que suas dietas incluam mais frutas e 87 por cento disseram que querem mais vegetais, 82 por cento dos mesmos consumidores ainda disseram que amam carne.

A empresa identificou cinco grandes tendências de desenvolvimento de produtos para 2019, com base em insights de profissionais culinários, palestrantes de conferências comerciais e uma pesquisa com mais de 5.000 consumidores:

Cheios de Propósito Funcional: Os consumidores que querem obter mais de suas refeições estão procurando por alimentos funcionais que satisfaçam sua fome e ofereçam um impulso nutricional. Dos consumidores pesquisados, 73% disseram que gostam de comer superalimentos que servem a propósitos funcionais específicos. Seja em busca de um poderoso aumento de proteína ou de uma dose saudável de antioxidantes, os consumidores estão estabelecendo altas expectativas de ingredientes.

Preocupações Éticas: Os consumidores estão procurando deixar uma pegada de carbono baixa. Esforços que resultam em embalagens reduzidas, assim como o fornecimento de ingredientes éticos, ajudam a aliviar suas preocupações com alimentos éticos. O estudo descobriu que 83 por cento dos consumidores desejam que os restaurantes usem práticas mais ecológicas, e 66 por cento disseram que se preocupam em consumir proteína que seja produzida de forma sustentável.

Além das restrições dietéticas: Em vez de seguir dietas regimentadas, os consumidores estão limitando certos ingredientes em seus pratos. O estudo mostrou que 76 por cento disseram que evitam pedir itens do menu com certos ingredientes. Sessenta e seis por cento disseram que comer alimentos em que se sentem bem é mais importante do que observar seu peso.

Saudável sem comprometer o sabor: as expectativas de alimentos prontos para consumo com ingredientes melhores agora são a norma. Lojas de varejo estão experimentando um renascimento de alimentos congelados à medida que opções mais saudáveis e saborosas oferecem alternativas atraentes para kits de refeição caros. No entanto, os consumidores não gostam de se comprometer quando se trata do sabor; apenas 25% estavam dispostos a comprometer o sabor se estivessem comendo algo saudável.

A busca por sabores do mundo: os consumidores estão expandindo seus apetites com uma exploração mais profunda dos perfis de sabor latino-americanos, asiáticos e mediterrâneos do Equador, Peru, Brasil, Coreia, Filipinas e Marrocos. Ingredientes antes considerados exóticos estão agora sendo vendidos em formatos secos e pastosos, ideais para cozinhas de alto volume.

“Os consumidores de hoje têm expectativas crescentes de que a indústria alimentícia continuará a alimentar seus desejos por escolhas alimentares saudáveis, acessíveis e deliciosas sob demanda”, disse Sharon Olson, diretora executiva do Culinary Visions Panel.

Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

This post was published on 6 de julho de 2018

Share
Published by
Equipe BeefPoint

Recent Posts

Preço do Novilho do Mercosul segue perdendo força

O Novilho Mercosul voltou a cair nesta semana. O índice apurado pela Faxcarne apontou queda… Read More

25 de setembro de 2020

Equipamentos 3D são capazes de imprimir de um tudo — agora, até carnes

Em 1984, um estudante de engenharia perguntou ao americano Chuck Hull, inventor da impressora 3D,… Read More

25 de setembro de 2020

Certificação da Carne Hereford colhe resultados positivos em Santa Catarina

Assinado no final de 2019, o contrato entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford… Read More

25 de setembro de 2020

BNDES volta a pedir ação por danos à JBS

Amparada por decisão favorável em tribunal arbitral, a BNDESPar, braço de participações acionárias do Banco… Read More

25 de setembro de 2020

Primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa já imunizou 166 milhões de animais

Os dados parciais da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa em 2020 mostraram… Read More

25 de setembro de 2020

Pecuária orgânica é oportunidade pós-pandemia

Atividade ainda incipiente no País, a pecuária orgânica é viável e representa uma oportunidade de… Read More

25 de setembro de 2020