Produção de silagem através da mistura de diferentes plantas forrageiras
15 de agosto de 2003
Frigoríficos do RS podem ter sigilo bancário quebrado
19 de agosto de 2003

Cidade catarinense registra foco de raiva bovina

Um foco de raiva bovina está preocupando os produtores do município de São Pedro da Alcântara, na Grande Florianópolis (SC). Até sexta-feira (15), três animais morreram e outros três estavam infectados. Para evitar o alastramento da doença, os animais estão sendo vacinados, e os morcegos, transmissores da doença, caçados.

Todos os casos foram registrados numa mesma propriedade, onde o responsável não havia feito a vacinação anual de rotina. O problema foi identificado no dia 4 de agosto, quando um dos animais começou a apresentar dificuldade de locomoção. No dia 13, a doença foi confirmada depois de testes em laboratório.

O caso está sendo acompanhado de perto pela Companhia Integrada para o Desenvolvimento Agropecuário de Santa Catarina (Cidasc). O coordenador Regional de Pecuária de São José, Clóvis Barbosa, disse que não há notícias de casos em propriedades vizinhas.

Para evitar a contaminação de outros animais, técnicos da Cidasc estão visitando as fazendas vizinhas para alertar sobre a importância da vacinação.

No município de São Pedro de Alcântara será vacinado todo o rebanho, estimado em duas mil cabeças de gado. A área de cobertura, no entanto, vai abranger ainda os municípios de Angelina e Biguaçu, que ficam numa área de até três quilômetros de distância do foco. Ao todo, serão imunizados cinco mil animais.

Paralelamente ao trabalho de imunização, a Cidasc está fazendo a captura dos morcegos hematófagos, os transmissores da doença. Foram armadas redes na propriedade afetada e hoje será feita uma busca numa caverna próxima ao local.

Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress