Mercado Físico da Vaca – 25/08/09
25 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 26/08/09
27 de agosto de 2009

Ciclo de Estudos para Capacitação em Produção Intensiva de Bovinos – Cuiabá, MT

Descrição e período:

Módulo I: Pastagens e Forragens suplementares – 23 de Outubro de 2009 a Setembro de 2010
Módulo II: Nutrição e Produção de ruminantes – Outubro de 2010 a Setembro de 2011

Carga horária: 320 h (divididas em dois módulos de 160 horas).

Aulas e local: Nas sextas-feiras, das 13 às 17 h e das 19 às 23 h e aos sábados, das 8 às 12 h e das 14 às 18 h, um final de semana por mês. Serão 20 encontros no Hotel DELCAS, em Cuiabá – MT.
Promoção: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – Universidade de São Paulo

Apoio: Centro de Treinamento de Recursos Humanos do Departamento de Zootecnia,
Nutripura – Nutrição Animal & Pastagens e DOW Agroscience

Professores: O Ciclo de Estudos terá a participação de professores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, com apoio de especialistas de outras instituições públicas e privadas.

Programa

Módulo I – Pastagens e Forragens Suplementares

Terminologia e conceitos básicos em pastagens. Controle de plantas daninhas e pragas. Introdução a fertilidade do solo. Calagem e adubação de pastagens. Estabelecimento e recuperação de pastagens. Adubação nitrogenada e reciclagem de nutrientes em pastagens. Fatores indicativos para o manejo de pastagens: reservas nutritivas, ponto de crescimento, estrutura do relvado, índice de área foliar, etc. Perfilhamento em plantas forrageiras. Conceitos aplicados sobre o manejo das pastagens. O complexo planta-animal em pastagens. Produção de bovinos de corte em pastagem de sequeiro e irrigado. Uso de suplementação para bovinos em pastagens. Sistema Agricultura-Pecuária. Produção de bovinos leiteiros em pastagens. Avaliação qualitativa de forragens. Ensilagem: Perfil de fermentação. Aditivos para conservação de forragens. Produção e uso de cana-de-açúcar. Produção e utilização de silagem de milho, sorgo, girassol, milheto e gramíneas tropicais. Fenação. Resíduos fibrosos. Padronização dos componentes do custo de produção de volumosos. Definição e avaliação de sistemas de produção. Conceitos básicos de planejamento técnico-econômico da exploração de bovinos. Elaboração de projetos agropecuários.

Módulo II – Nutrição e Produção de Ruminantes

Anatomia do trato gastrointestinal. Aspectos fisiológicos da digestão. Análises Bromatológicas. Microbiologia e fermentação ruminal. Cinética ruminal. Consumo. Metabolismo energético. Metabolismo de carboidratos estruturais. Metabolismo de carboidratos não estruturais. Metabolismo pós-absortivo. Processamento de grãos de cereais. Metabolismo protéico. Adequação de dietas de proteínas. Adequação da dieta de aminoácidos. Sistemas protéicos. Metabolismo de lipídios. Fontes suplementares de lipídios. Minerais e vitaminas. Distúrbios metabólicos. Aditivos. Manejo nutricional de vacas no pré-parto. Manejo nutricional de vacas em lactação. Criação de bezerras e novilhas. Avaliação de sistemas de produção. Fisiologia da reprodução. Manejo reprodutivo. Interações entre nutrição e reprodução. Fatores que afetam os índices reprodutivos. Sistemas de criação de bovinos de corte. Cruzamento industrial. Terminação de bovinos em confinamento e a pasto. Suplementação de bovinos a pasto. Mineralização de bovinos. Formulação de rações para bovinos leiteiros e de corte.

Inscrições

As 70 vagas serão preenchidas pela ordem de pagamento da taxa de inscrição. As inscrições se encerram no dia 16 de outubro de 2009. Turma mínima de 40 pessoas.

Para inscrição clique aqui.

Valor: matrícula de R$ 450,00 mais 19 parcelas de R$ 450,00.

Emissão de certificado: os certificados serão emitidos pela FEALQ e entregues aos participantes mediante 80%.

Para saber sobre os outros cursos oferecidos pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – Universidade de São Paulo clique aqui.

Para mais informações sobre o Ciclo de Estudos para Capacitação em Produção Intensiva de Bovinos entre em contato através do formulário abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress