Categories: Marketing da Carne

Churrasqueiros “duelam” e servem carnes até em casquinha de sorvete

Enquanto o público estiver se preparando “mentalmente” para a primeira Competição de Churrasco Defumado que Mato Grosso já viu, os churrasqueiros dão início a um turno puxado: eles começam a preparar e assar a carne, às 22h da sexta-feira (14), véspera do evento.

Uma realização da Pitmasters Brasil com o mestre churrasqueiro e produtor cultural, Manollo BBQ, a competição será sediada na fábrica da Cervejaria Louvada, em Cuiabá. Um júri com 12 especialistas do Brasil, Estados Unidos e Austrália fará degustação às cegas para identificar os melhores de cada categoria.

Mas ao público, além de observar a movimentação frenética dos competidores, caberá também a deliciosa tarefa de experimentar lanches preparados a partir dos assados. As carnes vão rechear sanduíches com pão sírio, pão de hambúrguer e veja só, até mesmo casquinhas de sorvete. Segundo Manollo, uma invenção “importada” do Pará.

“Estávamos em um evento quando acabou o pão. Neste mesmo momento, um senhor passava com carrinho de picolés e sorvete. Ele comprou todas as casquinhas e as recheou com a carne. E não é que deu certo?”, se diverte.

Além de comer lanches defumados preparados por alguns dos melhores churrasqueiros do Centro Oeste – que vêm do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Goiás, além de importantes polos mato-grossenses – e tomar chopp louvada das 15h às 22h, quem for ao evento terá ainda show de rock com a banda Rhox e sets musicais preparados especialmente para a ocasião, pelo DJ Augusto Werner.

Para adquirir o ingresso, basta chegar. Será cobrado o valor de R$ 10 a entrada. Crianças e adolescentes de até 13 anos não pagam.

A competição

O mestre churrasqueiro Manollo BBQ explica que haverá quatro categorias. Participam equipes de até seis pessoas, contando com o capitão. Eles vão preparar os assados em uma área de 5m x 5m, reservada especialmente para eles, no pátio da fábrica de cerveja.

“E eles começam cedo, afinal, para preparar um bom churrasco defumado, aos moldes da cultura americana, é preciso tempo. Em alguns casos, leva-se até 24 horas para preparar um assado destes”, explica o especialista, que é instrutor certificado da Pitmaster.

Ao todo, 12 equipes já confirmaram participação. Concorrem nas categorias Peito Bovino (brisket), Sobrepaleta (pulled porks), Costela Suína (pork ribs) e Sobrecoxa Desossada (chicken).

“Três itens serão levados em consideração na avaliação dos jurados: apresentação da carne; textura – o ideal é que fique a marca dos dentes e vá direto para a boca, pois não pode desmanchar, nem ser dura. A pessoa não pode brigar com a carne”. Outro item avaliado, segundo Manollo, é o sabor.

“E é neste que temos o maior peso da avaliação. Cada um tem sua poção mágica, não é mesmo? Boa parte usa sal e pimenta, mas tem que utilize açúcar, condimentos… Cada um trabalha sua técnica e isso será levado em consideração”, explica.

Os competidores que se saírem bem em todas as categorias e sagrarem-se vencedores seguem para etapa nacional, que será realizada no dia 30 de novembro, em São Paulo. Vice e campeão vão para Houston, no Texas (EUA), e logo partem para a segunda etapa, na Austrália.

A competição que no Centro Oeste tem Manollo como organizador, e é chancelada pela Pitmaster Brasil, já foi realizada na regional Norte e na regional Sudeste, em Minas Gerais, sendo que faltam ainda mais duas: uma em São Paulo e uma no Rio de Janeiro.

“Apresentamos o projeto para a direção da Louvada e fomos prontamente atendidos. A Louvada se preocupa com a movimentação do mercado e se engaja em todos os projetos que trazem valor agregado. Afinal, churrasco e cerveja têm tudo a ver”.

Acompanhamentos fazem a diferença

Há cinco anos, o cuiabano Marco Paolo Picone Júnior, o Manollo, mora em Sinop ao lado da mulher, Janaína Campos Picone, e mais dois filhos, Pedro e José. O terceiro, João, conclui a faculdade de Direito em Cuiabá. “Me divido entre minha corretora de seguros e a arte do churrasco. Viajo bastante e sempre bate aquela saudade da ‘dona da minha pensão’”, se diverte.

Fora do Estado ou no exterior, ele se capacita e realiza treinamentos. “Festivais de carne ocorrem no Brasil todo, todo fim de semana. E os realities do gênero também ajudam a fomentar esse movimento de valorização da carne e do preparo ideal”.

Segundo ele, cada região do Brasil tem seu jeito de prepara-las, mas ao avaliar o mato-grossense, ele ressalta que são beneficiados pela territorialidade favorável à criação do gado: a carne mato-grossense é, certamente, a mais saborosa. “Tem textura macia e é suculenta. O sabor é muito mais acentuado”.

“E não tem erro: basta a brasa e o sal. O que mais vem conquistando os entusiastas são mesmo os acompanhamentos. E nada de arroz e vinagrete. Quando preparo um corte como o bife do ancho, por exemplo, que é o filé da costela sem osso, gosto de assar ao lado já uma abóbora cabotiã. Daí eu já abro, tiro as sementes, os fiapos e faço um purê ali mesmo. Da casca dela sai o aroma e um óleo que ajuda na textura do purê. Joga um azeite e orégano e está tudo certo”.

Muita gente vai de coalhada seca para acompanhar, um molho de chimichurri à base de salsinha, limão rosa, limão siciliano… “O importante é sair da zona de conforto. Também gosto de assar o pão junto. E todo mundo se reúne em volta do fogo e da carne. Costumo dizer que o fogo e o churrasco une até inimigo”, se diverte.

Fonte: O Livre.

This post was published on 10 de junho de 2019

Share
Published by
Equipe BeefPoint
Tags: churrasco

Recent Posts

Empresas que vendem carne bovina direto ao consumidor vê aumento da demanda em meio à pandemia nos EUA

A D&D Cattle Co., em Herman, Nebraska, comercializa carne bovina criada em rancho direto para… Read More

26 de maio de 2020

Uruguai: INAC lançará aplicativo que permite comprar carne e receber em casa

O Instituto Nacional da Carne (INAC) do Uruguai está trabalhando no design e na execução… Read More

26 de maio de 2020

O tal do hedge: os casos de Minerva e Suzano

Quando se tornou CFO da Minerva Foods em 2009, Edison Ticle trazia 15 anos de… Read More

26 de maio de 2020

No Brasil,maioria das fortunas nasceu de negócio familiar

Na lista dos mais ricos do Brasil, a maioria das fortunas foi criada a partir… Read More

26 de maio de 2020

Importação chinesa de carne suína bate recorde

As importações chinesas de carne suína bateram novo recorde em abril. O país asiático, que… Read More

26 de maio de 2020

Planta da Minerva em Goiás é habilitada a exportar carne bovina à Tailândia

A Minerva Foods, líder nas exportações de carne bovina na América do Sul, informou, em… Read More

26 de maio de 2020